sábado, 26 de maio de 2018

FÁBULA: O CACHORRO E O PATO - YRIS NATÁLIA DA SILVA BARROS - COM GABARITO

Fábula: O cachorro e o pato


         Numa fazenda muito distante da cidade, moravam vários animais, dentre eles o cachorro e pato, mas esses dois nunca se deram bem.
        Um dia, o cão resolveu ir embora sem avisar a ninguém. No caminho, ele começou a falar sozinho:
         -- Eu só vou embora, por causa do pato.
         Ao amanhecer o dia, o pato não encontrou o cachorro, então começou a dizer:
         -- Onde está aquele cachorro chato???
         Aconteceu que, o cão começou a sentir falta do pato e o pato dele, assim o cão, com muita saudade, resolveu voltar.

        MORAL: É preciso perceber a importância que têm aqueles que convivem com a gente.

                                                            Yris Natália da Silva Barros

Entendendo a fábula:
01 – Qual é o título do texto?
      O cachorro e o pato.

02 – Onde moravam o cachorro e o pato? Como era o relacionamento entre os dois?
      Moravam numa fazenda. Eles nunca se deram bem.

03 – Por que o cachorro foi embora da fazenda? Justifique comparte do texto.
      “-- Eu só vou embora, por causa do pato.”

04 – O pata não encontrou o cachorro no outro dia e ficou preocupado, o que ele disse?
      “-- Onde está aquele cachorro chato???”

05 – Por que o cachorro voltou para a fazenda?
      Porque sentiu falta do pato.

06 – Você concorda com a moral da história?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Quem é o autor do texto?
      Yris Natália da Silva Barros.






LENDA: DO GUARANÁ - GRANDE ENCICLÓPEDIA LAROUSSE CULTURAL - COM GABARITO

Lenda: Do guaraná

       Em uma aldeia dos índios Maués havia um casal, com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Era muito querido por todos de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe guerreiro.
          Isto fez com que Jurupari, o Deus do mal, sentisse muita inveja do menino. Por isso resolveu matá-lo. Então Jurupari transformou-se numa enorme serpente e, enquanto o indiozinho estava distraído, colhendo frutinhas na floresta, ela atacou e matou a pobre criança.
          Seus pais, que de nada desconfiavam, esperaram em vão pela volta do indiozinho, até que o Sol foi embora. Veio a noite e a Lua começou a brilhar no céu iluminando toda a floresta. Seus pais já estavam desesperados com a demora do menino. Então toda a tribo se reuniu para procurá-lo.
          Quando o encontraram morto na floresta, uma grande tristeza tomou conta da tribo. Ninguém conseguia conter as lágrimas. Neste exato momento uma grande tempestade caiu sobre a floresta e um raio veio atingir bem de perto do corpo do menino.
Todos ficaram muito assustados. A índia-mãe disse: “- É Tupã que se compadece de nós. Quer que enterremos os olhos de meu filho, para que nasça uma fruteira, que será nossa felicidade”.
       Assim foi feito. Os índios plantaram os olhinhos da criança imediatamente, conforme o desejo de Tupã, o rei do trovão.
          Alguns dias se passaram e no local nasceu uma plantinha que os índios ainda não conheciam. Era o guaranazeiro. É por isso que os frutos do guaraná são sementes negras rodeadas por uma película branca, muito semelhante a um olho humano.
          Agora, diz aí, quem não gosta de guaraná?

Fonte: Grande Enciclopédia Larousse Cultural –
São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1988.
Entendendo a lenda:

01 – Leia o trecho: “Em uma aldeia dos índios Maués havia um casal, com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Era muito querido por todos de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe guerreiro”. Por este trecho podemos afirmar que o texto é uma:
( ) notícia de jornal.
( ) propaganda.
(X) lenda.

02 – Na frase “Isto fez com que Jurupari, O Deus do mal, sentisse inveja do menino”, a palavra grifada faz referência a:
(X) ao fato do indiozinho ser muito querido.
( ) aos pais do indiozinho.
( ) À enorme serpente.

03 – No trecho “... enquanto o indiozinho estava distraído, colhendo frutinhas na floresta, ela atacou e matou a pobre criança”, as palavras grifadas dão ideia de que o índio:
(X) era indefeso.
( ) estava perdido na floresta.
( ) era medroso.

04 – Da saída do indiozinho até o momento em que a família o encontra, passaram-se:
( ) dois dias.
(X) algumas horas.
( ) uma semana.

05 – Leia o trecho “Isto fez com que Jurupari, o Deus do mal, sentisse muita inveja...” Marque a frase em que a vírgula é utilizada da mesma maneira.
( ) ... com um único filho, muito bom, alegre e saudável.
( ) Agora, diz aí, quem não gosto de guaraná?
(X) Brasil, país do futebol, é também o país do guaraná.

06 – De acordo com o texto, a frase que explica como o guaraná nasceu é:
(  ) “Diz a lenda que o guaraná nasceu de uma paixão”.
(X) “Os índios plantaram os olhinhos da criança e dias depois nasceu uma planta: o guaranazeiro”.
(  ) “ Nascia na Fazenda Santa Helena o laboratório para produção do guaraná”.

07 – No trecho “... É Tupã que se compadece de nós. Quer que enterremos os olhos de meu filho, para que nasça uma fruteira, que será nossa felicidade”, as aspas são utilizadas para:
( ) Marcar a oração dos índios.
( ) destacar a fala de Tupã.
(X) marcar a fala da mãe do indiozinho.

08 – No trecho “... ela atacou e matou a pobre criança”, a expressão grifada significa que o índio:
( ) não tem o necessário para viver.
( ) é um mendigo.
(X) inspira compaixão.

09 – A frase “Agora diz aí, quem não gosta de guaraná”, é um jeito popular do adolescente falar. Se fosse escrita para pessoas idosas ficaria:
(X) A maioria das pessoas gostam de guaraná, não é?
( ) Só bobo não se liga em guaraná!
( ) Galera, quem não gosta de guaraná?

10 – Os frutos do guaraná são parecidos com os olhos humanos porque são:
( ) frutos mágicos de Deus Tupã.
(X) sementes negras rodeadas por uma película branca.
( ) os olhinhos da criança da tribo Maués.

11 – Pesquisar:  Origem / Propriedades medicinais do guaraná.
      Resposta pessoal do aluno.

12 – Fazer um cartaz com os dados mais relevantes da pesquisa.
      Resposta pessoal do aluno.







           



CONTO: OS BILHETINHOS DE MARCELA - GRAÇA BATITUCI - COM GABARITO

Conto: Os bilhetinhos de Marcela


     Meu nome é Marcela. Sou morena, sou alegre, meus cabelos são castanhos e cacheados.
      Tenho no meu quarto um baú cheio de “novidades”. Tudo aquilo de que gosto coloco ali dentro. Tenho várias bolsinhas, batons, brilhos para os lábios, fotos de artistas de cinema e televisão, canetinhas, adesivos, borrachinhas com cheirinhos variados, enfim tudo, o que eu ganho dos meus colegas e primos.
    Outro dia, o Sandro me deu uma porção de miniaturas de bonecas. Só que havia uma que estava com uma das pernas quebradas; mas eu a guardei assim mesmo. É para completar a coleção de doze.
      Às vezes, me fecho em meu quarto e jogo tudo no chão. É tão bom ficar olhando aquelas bugigangas que fico um bom tempo lá. Vou me lembrando de cada pessoa que me presenteou com cada objeto.
    Outro dia fiquei feliz, pois achei a minha lapiseira com borrachinha colorida na ponta. Foi presente da Roberta, no ano passado. Ela me deu juntamente com um cartãozinho, que guardo até hoje:
        “Cela” – Com amor de sua sempre amiga Roberta.
      Lembro-me sempre dela com muito carinho. Éramos amigas inseparáveis. Pena que o pai dela foi transferido da firma em que trabalhava e a família teve de se mudar para o litoral. Nós estamos sempre nos comunicando por carta ou telefone.
       Ainda tenho lá no baú vários outros cartõezinhos escritos pelas minhas colegas e papéis de carta que coleciono.
       A Janine e a Sula são minhas colegas de sala deste ano. Elas são legais! Sempre estão aqui em casa, fazendo algum trabalho em grupo comigo. Às vezes a gente vai ao shopping com a mãe da Sula. Lá tomamos sorvete ou fazemos algum lanche. É tão bom ter amigos!
Graça Batituci

Entendendo o conto:

01 – Qual é o título do texto?
      O título do texto é “Os bilhetinhos de Marcela”.

02 – Quem é o autor?
      A autora é Graça Batituci.

03 – Qual é o tema do texto?
      O texto fala sobre as lembranças de Marcela.

04 – Quantos parágrafos há no texto?
      O texto tem 9 parágrafos.

05 – Quem é o narrador da história?
      A narradora da história é a Marcela.

06 – O que Marcela guarda em seu baú?
      Ela guarda tudo que gosta no baú, bolsinhas, batons, brilhos, fotos de artistas, canetinhas, borrachinhas, e bilhetinhos.

07 – Cite algumas características físicas de Marcela.
      Ela é morena, tem cabelos castanhos e cacheados.

08 – O que a leva a tirar as coisas do baú?
      Ela tira as coisas do baú para olhar e se lembrar das pessoas que deram os objetos a ela.

09 – Encontre no texto o que se pede:
Dois adjetivos: morena e alegre.
Dois pronomes: Meu e eu.
Dois substantivos próprios: Marcela e Sandro.
Dois verbos no passado: deu e guardei.


TEXTO: POLUIÇÃO DO SOLO - ARGEL BRANCO - COM GABARITO

Texto: Poluição do solo

        Assim como existe a poluição do ar, pelos resíduos gasosos e partículas lançados pelas chaminés e escapamentos de veículos, e a poluição da água, pelo lançamento de resíduos líquidos das casas e das indústrias, também existe a poluição do solo. Ela é causada pelo lançamento de resíduos sólidos ao solo, mais uma vez vindos das casas e das fábricas. Resíduos sólidos são o que normalmente costumamos chamar de lixo das cidades.
        Uma cidade de 1 milhão de habitantes necessita recolher e transportar cerca de cem caminhões de lixo diariamente! Isso, sem contar o lixo produzido pelas indústrias.
        Mas esse ainda não é o maior problema. A grande dificuldade está em onde colocar todo esse lixo.
        Em geral, o lixo de uma cidade é enterrado em aterros sanitários, ou é queimado em incineradores, ou transformado em adubo nas fábricas de composto. Só que em muitas cidades nada disso é feito. O lixo é simplesmente jogado em terrenos baldios nos arredores da cidade, onde servem de ambiente à proliferação de moscas, baratas, ratos e urubus! E, como se não bastasse, o lixo, ao decompor-se, produz um líquido chamado chorume, que se infiltra nos solos causando sua intoxicação, podendo torná-los estéreis, além de poluir as águas dos poços e lençóis subterrâneos.

Argel Branco. Ecologia da Cidade. São Paulo: Moderna, 1991.

Entendendo o texto:
01 – Defina as causas das seguintes poluições:
a) poluição do ar:
      A poluição do ar é causada “pelos resíduos gasosos e partículas lançados pelas chaminés e escapamentos de veículos”.

b) poluição da água:
      A poluição da água é causada “pelo lançamento de resíduos líquidos das casas e das indústrias”.

c) poluição do solo:
      A poluição do solo é causada “pelo lançamento de resíduos sólidos ao solo, vindos das casas e das fábricas.”

02 – O que são os resíduos sólidos?
      Os resíduos sólidos são aqueles conhecidos como “lixo das cidades”.

03 – De acordo com o autor do texto, o problema está no fato de que em várias cidades o lixo é:
a) “enterrado em aterros sanitários”.
b) “é queimado em incineradores”.
c) “transformado em adubo nas fábricas de composto”.
d) “jogado em terrenos baldios nos arredores da cidade”.
04 – No segundo parágrafo do texto, o emprego do ponto de exclamação enfatiza o sentimento de:
a) raiva
b) espanto
c) incompreensão
d) medo
 05 – No trecho “[…] causando sua intoxicação, podendo torná-los estéreis […]”, os pronomes sublinhados substituem, considerando-se o contexto:
a) os aterros sanitários
b) os terrenos baldios nos arredores da cidade
c) os solos
d) os poços e lenções subterrâneos

06 – Na passagem “Mas esse ainda não é o maior problema.”, o termo grifado estabelece uma relação de:
a) adição
b) explicação
c) conclusão
d) oposição

07 – O texto tem fins:
a) didáticos
b) jornalísticos
c) publicitários
d) científicos.


TEXTO: REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA - VÁRIOS AUTORES - COM GABARITO

Texto: Regras básicas da Cidadania


      Ser Solidário: Solidariedade é um laço que nos vincula a outros indivíduos. Hoje, é uma palavra de ordem para a harmonia social. Fazer o bem aos semelhantes e ajudá-los, mostrar compreensão, honestidade e preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter. Uma das ferramentas mais sólidas para construirmos uma sociedade mais justa.

      Ter Respeito: Seja no trânsito, na escola, no trabalho, na rua ou dentro do ônibus. Respeitar as outras pessoas é princípio básico para também ser respeitado. Não se esqueça: a liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade da outra.

      Ser Sincero: Quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros em tudo o que fazemos: em nossas palavras, em nossas ações e em nossos pensamentos. Não deixe espaço para a hipocrisia, para a mentira, para a falsidade e para a traição. Sendo sinceros, ganhamos lealdade, confiança e, mais facilmente, a amizade das outras pessoas.

      Dizer sempre a Verdade: Dizendo a verdade, ganha-se confiança dos outros. Com a confiança, ganha-se a amizade. A harmonia e o progresso social dependem, e muito, dessa qualidade.

      Cooperar: Participar é sempre fundamental.  A cooperação mútua entre as pessoas de bons valores constrói caminhos de esperança para toda a sociedade.

      Não agredir seu semelhante: Seja por palavras, seja fisicamente. Violência sempre gera mais violência. Devemos sempre dizer não a qualquer tipo de violência ou agressão.

      Ter bondade, educação e responsabilidade: Ser educado e procurar sempre fazer o bem são duas virtudes de maior prestígio dentro da sociedade. Os bons exemplos são sempre seguidos, por isso quem bondade dá, com bondade será retribuído. Devemos ser também responsáveis, assumindo sempre tudo aquilo que fazemos. Ter liberdade é saber arcar com todas as nossas obrigações e com todas as nossas responsabilidades.

      Perdoar: Ao permanecermos ressentidos com alguém, nunca teremos o repouso devido para o corpo e para a alma. O rancor não leva a lugar algum, apenas serve para criar mais problemas.

      Dialogar: Muitos problemas, brigas, discussões e incompreensões poderiam ser facilmente resolvidos se existisse diálogo entre as pessoas envolvidas. Procure sempre conversar, trocar ideias, experiências, buscar explicações e, antes de tudo, aprenda a conhecer a outras pessoas.

      Agir conforme a consciência e de acordo com os valores éticos e morais: Não estamos sozinhos no mundo, e tudo aquilo que não queremos para nós também não devemos fazer às outras pessoas. Aprender a conviver é essencial para melhor saborear a nossa vida.

Vários Autores. Passo a passo: no caminho do saber:
São Paulo: DCL, 2001. p. 480-481.

Entendendo o texto:
01 – De acordo com o texto, quais são as regras básicas para a cidadania?
      Ser solidário, ter respeito, ser sincero, dizer sempre a verdade, agir conforme a consciência e de acordo com os valores éticos e morais, cooperar, não agredir um semelhante, ter bondade, educação e responsabilidade, perdoar e dialogar.

02 – Qual é o significado da palavra cidadania? Cite exemplos de cidadania e comente como devemos exercê-la?
      A cidadania é um conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade. São exemplos de atos de cidadania: votar, defender os direitos do consumidor, preservar o meio ambiente. Exercer a cidadania é buscar uma sociedade melhor a fim de que haja justiça, solidariedade e liberdade.

03 – De acordo com o texto, quais são as vantagens para quem sempre diz a verdade?
      Quem sempre diz a verdade além de ganhar a confiança das pessoas, ganha amizades e contribui para a harmonia e o progresso social.

04 – Leia: “Agir conforme a consciência e de acordo com os valores éticos e morais.” Qual é o significado dos termos destacados?
      “Ética” significa “modo de ser” ou “caráter”, ou seja, é uma reflexão sobre a moral. “Moral” significa “relativo aos costumes”. No entanto, apesar de serem palavras distintas ambas são responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter e suas virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

05 – Volte ao texto e analise as regras básicas para a cidadania. Quais fazem parte da sua prática diária? E quais você não costuma praticar?
      Resposta Pessoal do aluno.

06 – Qual regra básica para a cidadania você julga ser a mais importante para o convívio em sociedade? Por quê?
      Resposta Pessoal do aluno.

CRÔNICA: A MENINA CORAJOSA - CRISTINA MACEDO TOMAZ - COM GABARITO

CRÔNICA: A menina corajosa


    Esta história aconteceu com a minha bisavó paterna, e foi contada pela filha dela, que é minha avó. Quando criança, minha bisavó morava num sítio. Seu pai sustentava a família na roça. Todos os dias, ela ia levar comida para o pai no roçado, um lugar longe de casa. Sua cachorrinha sempre ia com ela.
    Um dia, quando levava a marmita para o pai, andando bem tranquila pela trilheira, num lugar onde a mata era fechada, viu que a cachorrinha começou a choramingar e a se enrolar nas próprias pernas. A menina percebeu que alguma coisa estranha estava acontecendo. Olhou para os lados e viu uma onça bem grande, com o bote armado, a ponto de pular do capinzeiro em cima dela. No que viu a onça, a menina ficou encarando a danada. Pouco a pouco, sempre olhando para o bicho, ela foi se afastando para trás sem se virar. Quando pegou uma boa distância, a menina correu em disparada até se sentir segura.
    Quando chegou em casa, estava sem voz. Depois de muito tempo é que conseguiu falar. Os homens da fazenda pegaram as armas e foram procurar a onça. Mas não a encontraram. Minha bisavó foi muito corajosa, porque, na hora em que ela viu a onça, conseguiu lembrar do que o povo dizia: “Onça não ataca de frente, porque tem medo do rosto da pessoa. Quem quiser se ver livre dela, basta encarar a danada e não lhe dar as costas.”

TOMAZ, Cristina Macedo. “De boca em boca”.
São Paulo: Salesiana, 2002.

Entendendo o texto:

01 – A finalidade do texto é:
a) refletir sobre um fato do cotidiano.
b) relatar uma experiência na mata fechada.
c) alertar quanto aos perigos da mata.
d) expor uma opinião acerca de um ato de coragem.

02 – Identifique o fato que levou a menina a perceber que algo estranho estava acontecendo na mata:
      A menina percebeu que a sua cachorrinha “começou a choramingar e a se enrolar nas próprias pernas”.

03 – Registra-se o clímax da história no trecho:
a) “[...] andando bem tranquila pela trilheira, num lugar onde a mata era fechada [...]”
b) “[...] viu que a cachorrinha começou a choramingar e a se enrolar nas próprias pernas.”
c) “[...] viu uma onça ... com o bote armado, a ponto de pular do capinzeiro em cima dela.”
d) “Os homens da fazenda pegaram as armas e foram procurar a onça.”

04 – Qual foi a atitude da menina diante da situação problemática?
      A menina ficou encarando a onça e foi se afastando sem olhar para trás. Quando atingiu uma certa distância, correu em disparada até um ponto seguro.

05 – Por que a menina tomou a atitude identificada na questão anterior?
      A menina tomou a atitude, identificada na questão anterior, porque se lembrou da sabedoria popular sobre o que a pessoa deve fazer quando se deparar com uma onça: encarar o felino e não dar as costas a ele.

06 – Transcreva a parte do texto em que o narrador expõe a sua opinião sobre a história contada:
      “Minha bisavó foi muito corajosa, porque, na hora em que ela viu a onça, conseguiu lembrar do que o povo dizia [...]”

07 – Em todas as alternativas, o termo em destaque refere-se à protagonista da história, exceto em:
a) “Seu pai sustentava a família na roça.”
b) “Todos os dias, ela ia levar comida para o pai no roçado [...]”
c) “[...] ela foi se afastando para trás sem se virar.”
d) “Mas não a encontraram.”

08 – Na passagem “Seu pai sustentava a família na roça.”, o verbo sublinhado aponta para um fato:
a) contínuo no passado.
b) hipoteticamente ocorrido.
c) concluído totalmente.
d) situado em um passado longínquo.

09 – Justifique o emprego das aspas ao final do texto:
      As aspas foram utilizadas para sinalizar a fala de autoria popular, diferenciando-a daquilo que foi dito pela autora do texto.

quinta-feira, 24 de maio de 2018

RELAÇÃO DOS FILMES PUBLICADOS NO BLOG - COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


RELAÇÃO DOS FILMES PUBLICADOS – COM INTERPRETAÇÃO E GABARITO


FILMES
01 – Doze anos de escravidão
02 – Quase Deuses
03 – O presente
04 – Verônica
05 – O menino maluquinho
06 – Percy Jackson e o Ladrão de Raios
07 – Memórias Póstumas de Brás Cubas
08 – Shrek 2
09 – Charlie Chaplin – Tempos Modernos
10 – O Primo Basílio
11 – Macunaíma
12 – A Odisseia
13 – Treino para a vida
14 – O ano em que meus pais saíram de férias
15 – Corrente do Bem
16 – Como estrelas na terra
17 – Olga
18 – Quanto vale ou é por quilo?
19 – Mulher Maravilha
20 – O Bom Gigante Amigo
21 – A Bailarina
22 – Zootopia
23 – As Crônicas de Nárnia
24 – Malévola
25 – Uma Lição de vida
26 – Cinderela
27 – O Poderoso Chefinho
28 – Kirikou e a Feiticeira
29 – Escritores da Liberdade
30 – Vem Dançar
31 – O touro Ferdinando
32 – Memórias do Cárcere
33 – Mentes Perigosas
34 – Desmundo
35 – Bullying Virtual
36 – Sociedade dos Poetas Mortos
37 – O nome da Rosa
38 – Mogli – O menino Lobo
39 – Minha mãe é uma peça
40 – Rio
41 – A menina que roubava livros
42 – A família do futuro
43 – Um ato de Liberdade
44 -  O som do coração
45 -  Um sonho possível 
46 -  Arthur e os Minimoys
47 - Arthur e a Vingança de Maltazard
48 - Germinal
49 - O Código da Vinci.
50 - Caramuru - A invenção do Brasil
51 - Gênio Indomável
52 - A Moreninha
53 - Crazy People - Muitos loucos
54 - Um estranho no ninho
55 - A Guerra do Fogo
56 - O Crime do Padre Amaro
57 - Guerra de Canudos
58 - Vidas Secas
59 - Freud, Além da Alma
60 - Central do Brasil
61 - O Carteiro e o Poeta
62 - Iracema
63 - O Pagador de Promessas
64 - Narradores de Javé
65 - O Enigma de Kaspar Hauser
66 - Ó Pai ó
67 - Lixo Extraordinário
68 - Maria Antonieta
69 - Meia Noite em Paris
70 - Frida
71 - O Show de Truman
72 - O Pesadelo de Darwin
73 - Gladiador
74 - Uma Odisseia no Espaço
75 - O Grande Ditador
76 - O Caçador de Pipas
77 - Morte e Vida Severina
78 - Grande Sertões, Veredas
79 - Dom
80 - A Missão
81 - Eles Não Usam Black-Tie
82 - Tapete Vermelho
83 - Zuzu Angel
84 - Lisbela e o Prisioneiro
85 - Morte ao Rei
86 - Os Miseráveis
87 - Carlota Joaquina
88 - O Patriota
89 - Jornada nas Estrelas
90 - O Silêncio dos Inocentes
91 - Xingu
92 - O Homem Formiga e a Vespa
93 - O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel
94 - Um Amor para Recordar
95 - O Loráx: (Em busca de Trúfula Perdida)
96 - A Era do Gelo
97 - A Fantástica Fábrica de Chocolate
98 - Rei Arthur
99 - Titanic
100 - A Hospedeira
101 - Batman - O Cavaleiro das Trevas
102 - Descendentes
103 - UP - altas aventuras
104 - A Era do Gelo 2
105 - Avatar
106 - O Dia Depois de Amanhã
107 - A Era do Gelo 4
108 - Wall - E
109 - Procurando Nemo
110 - Os Smurfs
111 - Peter Pan
112 - Meu Pé de Laranja Lima
113 - A Última Música
114 - Como Treinar o seu Dragão
115 - Alice no País das Maravilhas
116 - Como Treinar o seu Dragão II
117 - Viagem ao Centro da Terra
118 - A Menina e o Porquinho
119 - Gonzaga de Pai pra Filho
120 - E seu nome é Jonas
121 - Pequena Miss Sushine
120 - Extraordinário
121 - O Diabo Veste Prada
122 - O Auto da Compadecida
123 - A Viagem de Chihiro
124 - Sombras da Noite
125 - Jogador nº 1
126 - A Vida é Bela
127 - Tainá uma Aventura na Amazônia
128 - O Palhaço
129 - Diário de uma Paixão
130 - Vida Maria
131 - Moscou contra 007
132 - O Menino de Pijama Listrado
133 - Spartacus
134 - Intocáveis
135 - Os Estagiários
136 - X-Man - Dias de um Futuro Esquecido
137 - Karatê Kid 2
138 - Corajosos
139 - O Pescador de Ilusões
140 - Terra
141 - O Circo
142 - Divã
143 - Dr. Fantástico
144 - Aparecida - O Milagre
145 - A Rosa Púrpura do Cairo
146 - Kenoma
147 - O Homem Bicentenário
148 - Vento da Liberdade
149 - Meu Tio da América
150 - A escolha de Sofia
151 - Shakespeare Apaixonado
152 - Abril Despedaçado
153 - O Tempo e o Vento
154 - O Pianista
155 - Não Se Preocupe Nada Vai Dar Certo
156 - As bruxas de Salém
157 - Desafiando Gigantes
158 - Eternamente Pagú
159 - Tropa de Elite
160 - A Cor Púrpura
161 - O Cão e a Raposa
162 - O Labirinto de Fauno
163 - Emoji