domingo, 23 de julho de 2017

POESIA : IMPORTÂNCIA DA ESCOVA - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

POESIA: IMPORTÂNCIA DA ESCOVA
                 Carlos Drummond de Andrade

Gente grande não sai à rua,
Menino não sai à rua
Sem escovar bem a roupa.
Ninguém fora se escandalize
Descobrindo farrapo vil
Em nossa calça ou paletó.

Questão de honra, de brasão.
Ninguém sussure:
A família está decadente?
A escova perdeu os pelos?
A fortuna do Coronel
Não dá pra comprar escova?

Toda invisível poeirinha
Ameaça-nos a reputação.
Por isso a mãe, sábia, serena,
Sabendo que sempre esqueço
Ou mesmo escondo, impaciente,
Esse objeto sem fascínio,
Me inspeciona, me declara
Mal preparado para o encontro
Com o olho crítico da cidade.
E firme, religiosamente,
Vai-me passando, repassando
Nos ombros, nas costas, no peito, nas pernas,
Na alma talvez (bem que precisava)
A escova purificadora.

               ANDRADE, Carlos Drummond de. Esquecer para lembrar:
          Boitempo III. 2. ed. Rio de Janeiro, José Olympio, 1980. p. 36.

1 – O poema nos conta alguns fatos a partir do ponto de vista de um “eu” que pode ser detectado nas terminações verbais (esqueço, escondo) e no pronome me. Como é esse “eu” que narra os fatos?
     O “eu lírico” é um garoto de família tradicional que olha ironicamente para as convenções sociais que o cercam.

2 – Como você interpreta a expressão “o encontro com o olho crítico da cidade” (terceira estrofe)?
     Essa expressão se refere às relações do grupo social com os seus próprios padrões culturais, exigidos de cada um de seus membros.

3 – “A comunicação foi o canal pelo qual os padrões de vida de sua cultura foram-lhe transmitidos, pelo qual aprendeu a ser ‘membro’ de sua sociedade...” Relacione essa afirmação com a situação apresentada em “Importância da escova”.
     O texto mostra uma experiência de aquisição cultural por meio do cotidiano comunicativo, Lapidarmente, Drummond nos mostra como a sociedade age sobre seus membros, impondo-lhes padrões de comportamento.

4 – A ironia consiste em empregar palavras ou expressões de tal forma que seu significado acabe se invertendo, criando humor ou sarcasmo. Isso ocorre, por exemplo, quando se parece dar muita importância a coisas que têm pouca. Releia cuidadosamente o poema e aponte passagens em que se pode notar um tom irônico.
     São várias as passagens que o aluno pode apontar; pode-se afirmar que praticamente toda a adjetivação do texto é altamente irônica: farrapo vil, invisível poeirinha, mãe sábia, serena, escova purificadora. Além disso, podem ser apontadas expressões como: escandalize, questão de honra, ninguém sussurre, a escova perdeu os pelos? Ameaça-nos a reputação e outras.

5 – A escova é, segundo o texto, “um objeto sem fascínio”. Como você denominaria:
a)   A calça?
b)   A chave?
c)   A garrafa?
d)   A mesa?
e)   A cadeira?
Resposta pessoal do aluno.


MÚSICA(ATIVIDADES): MEU CARO AMIGO- CHICO BUARQUE - ANÁLISE - COM GABARITO


Meu caro Amigo foi antes de tudo uma espécie de desabafo de Chico e Francis Hime – instrumentista brasileiro renomado a quem também é creditada a autoria do clássico. Escrita, seguindo a linha da sutileza para burlar os olhos atentos dos generais, a canção trata-se de uma carta- canção em homenagem ao já falecido dramaturgo Augusto Boal, que vivia no exílio em Lisboa. Faz parte do disco de título quase igual “Meus caros amigos”. A seguir, a controvertida letra:

MEU CARO AMIGO

Meu caro amigo me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita
Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock’n’roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui ‘tá preta
Muita mutreta pra levar a situação

Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça
E a gente vai tomando, que, também, sem a cachaça
Ninguém segura esse rojão.

Meu caro amigo eu não pretendo provocar
Nem atiçar suas saudades
Mas acontece que não posso me furtar
A lhe contar as novidades
Aqui na terra ‘tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock’n’roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui ‘tá preta
É pirueta pra cavar o ganha-pão
Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro
E a gente vai fumando, que, também, sem um cigarro
Ninguém segura esse rojão.

Meu caro amigo eu quis até telefonar
Mas a tarifa não tem graça
Eu ando aflito pra fazer você ficar
A par de tudo que se passa
Aqui na terra ‘tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock’n’roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui ‘tá preta
Muita careta pra engolir a transação
E a gente ‘tá engolindo cada sapo no caminho
E a gente vai se amando, que, também, sem um carinho
Ninguém segura esse rojão.

Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever
Mas o correio andou arisco
Se me permitem vou tentar lhe remeter
Notícias frescas nesse disco
Aqui na terra ‘tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock’n’roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui ‘tá preta
A Marieta manda um beijo para os seus
Um beijo na família, na Cecília e nas crianças
O Francis aproveita pra também mandar lembranças
A todo pessoal
Adeus.
                                         Hime, Francis & Buarque, Chico. In: Buarque, Chico.
                                  Meus caros amigos, LP Philips 6349 189, 1976. L. B, f. 5.

1 – A leitura atenta do texto e a observação de seus inúmeros detalhes permite-nos descobrir muita coisa sobre o emissor da mensagem. Caracterize-o a partir do que o texto nos fornece.
     O emissor da mensagem trabalha em linguagem coloquial, retratando uma situação opressiva e difícil, à qual sobrevive com sacrifício. É curioso notar como Chico Buarque se refere a sua esposa (Marieta) e a seu parceiro (Francis), na letra.

2 – O modo como o emissor se dirige ao receptor demonstra que tipo de relação eles mantêm? Explique.
     O tom coloquial da mensagem permite identificar uma relação de certa intimidade entre o emissor e o seu “caro amigo”.

3 – Há um verso no texto capaz de resumir toda a mensagem transmitida. Aponte-o.
     “Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui ‘tá preta”.

4 – O referente da mensagem transmitida no texto é um objeto ou uma situação?
     Uma situação difícil e opressiva.

5 – Ao longo do texto, o emissor faz referência a vários canais de comunicação. Quais são eles?
     A fita – que seguirá por meio de um portador –, o telefone, o correio e o disco.

6 – A canção foi escrita numa linguagem descontraída, bastante coloquial. Aponte exemplos de palavras e expressões que confirmem essa afirmação.
     O aluno pode apontar diversas palavras e expressões para ratificar a afirmação: “’tão jogando futebol”; “tem muito  samba”; “a coisa aqui ‘ preta”; “mutreta”; “pra”; “a gente” e muitas outras.

7 – Imagine que você é o emissor e o diretor de seu colégio, o receptor. Como você transmitiria a mensagem contida nos versos:
“Muita mutreta pra levar a situação
Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça?”
     O aluno deve reelaborar a mensagem, tornando-a adequada a uma situação formal.

8 – O emissor agora é seu professor e o receptor é você. Como seria transmitida a mensagem contida em:
“É pirueta pra cavar o ganha-pão
Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro?”
     O aluno deve reelaborar a mensagem, adaptando-a ao tipo de relação que mantém com o professor.

9 – A mensagem contida nos versos
“Muita careta pra engolir a transação
E a gente ‘tá engolindo cada sapo no caminho”
Vai ser transmitida em rede nacional de rádio e televisão num discurso proferido pelo Presidente da República. Como você a redigiria?
     O aluno deve reelaborar a mensagem, tornando-a altamente formal.

10 – Aponte a passagem do texto em que o emissor sugere que pode ter problemas para enviar sua mensagem. Que tipo de problemas você acredita que ele teria de enfrentar?
     “Se me permitem...”. Verificar o aluno tem conhecimento da existência da censura em algumas fases da história do Brasil.

11 – A canção “Meu caro amigo” foi gravada em 1976. Ela fala da situação do Brasil na época. Se você tivesse de remeter uma canção a um amigo seu que está fora do país nos dias de hoje, ela falaria de um país muito diferente? Por quê? (Sugestão: você pode procurar outras canções que falam do Brasil atual e apresenta-las a seus colegas, comentando-as com eles).
     Aproveitar a questão para observar a visão que cada aluno tem da realidade brasileira atual.


12 – O referente da mensagem transmitida no texto é um objeto ou uma situação?
      Uma situação difícil e opressiva.

13 – Ao longo do texto, o emissor faz referência a vários canais de comunicação. Quais são eles?
       A fita – que seguirá por meio de um portador –, o telefone, o correio e o disco.

14 – A canção foi escrita numa linguagem descontraída, bastante coloquial. Aponte exemplos de palavras e expressões que confirmem essa afirmação.
·        Tão jogando futebol.”
·        Tem muito samba.”
·        “A coisa aqui preta.”
·        Mutreta”.
·        Pra”.
·        A gente” e muitas outras.

15 – Aponte a passagem do texto em que o emissor sugere que pode ter problemas para enviar sua mensagem. Que tipo de problemas você acredita que ele teria de enfrentar?
      “Se me permitem...”.

16 – A canção “Meu caro amigo” foi gravada em 19776. Ela fala da situação do Brasil na época. Se você tivesse de remeter uma canção a um amigo seu que está fora do país nos dias de hoje, ela falaria de um país muito diferente? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno. Aproveitar a questão para observar a visão que cada aluno tem da realidade brasileira atual.
  
ANÁLISE
Depois de anunciar que precisa contar ao destinatário “as novidades”, o autor lança os versos:
“Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n' roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol”.
Ora, o futebol, a predominância no Brasil de estilos como o samba e as (óbvias) variações climáticas não são exatamente novidades que mereçam ser destacadas em uma carta para um amigo distante.
Com uso da ironia, a mensagem passada é de que nada mudou no país desde a saída do exilado e que realmente “a coisa aqui tá preta”, como sugere um dos versos seguintes. Para “segurar esse rojão”, o eu-lírico (a voz que fala na letra) acaba buscando refúgio em meios de prazer momentâneo, como a “cachaça”, o “cigarro” e o “carinho”. Nesse contexto, a palavra “choro”, tida inicialmente como um estilo musical, assume outro sentido – representa a tristeza em relação à situação do país. E essa tristeza aparece disfarçada por uma suposta alegria, entremeada de “samba” e de “rock’n’roll”.
Além disso, quando ele se refere a seu lugar de origem como “Aqui na terra”, torna-se inevitável pensar em um “lá”, o local onde o destinatário da mensagem se encontra. Este lugar poderia ser um “céu” (em oposição a “terra”, com letra minúscula), reforçando a ideia de que a vida política e social do Brasil da época nem de longe lembrava a imagem idealizada de paraíso. Ou até mesmo o “espaço” (em oposição a “Terra”, planeta, com letra maiúscula), reforçando a ideia de que o amigo foi obrigado a sair do país, sumiu, ou, na linguagem informal, “foi pro espaço”.
Finalmente, na ultima estrofe, Chico Buarque cita nomes de pessoas reais: Marieta, sua esposa na época, Francis, o coautor da música, Cecília, a mulher de seu amigo. Consideramos, assim, um ato ilocutório representativo, sendo relacionado com a noção de verdade. É o discurso falando de si próprio, passando a ideia da realidade dentro de uma ficção, pois toda narrativa é ficcional porque supõe influências de quem narra.
Curioso é perceber que o artista, ao escolher a canção “Meu caro amigo” para dar nome ao disco, colocou-a no plural. Ou seja, apesar de a ideia original da canção ser mandar notícias a um determinado exilado, ela sai ainda mais do plano particular quando o álbum é batizado de “Meus caros amigos”. Isso porque havia mais “amigos” (exilados ou não) como Augusto Boal, vítimas da Ditadura. Assim, o próprio título do álbum reforça o caráter crítico que permeia não apenas esta, mas diversas de suas canções

sábado, 22 de julho de 2017

FILME(ATIVIDADES): VERÔNICA - SINOPSE - INTERPRETAÇÃO COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): VERÔNICA


        Andreia Beltrão faz o papel de Verônica, uma professora de escola pública que, igual a muitas de sua profissão, ganha pouco, sonha em acertar na loteria, enfrenta uma sala de aula lotada de crianças barulhentas e, apesar disso tudo, procura fazer o melhor que pode em seu trabalho. Mora sozinha num quartinho apertado, tem uma mãe doente e enfrenta um processo de separação. Uma vida nada fácil, porém bem previsível, até que um dia um simples favor que ela presta a uma colega de trabalho irá mudar sua rotina para sempre. Ela não imaginava que deixar um de seus alunos na casa dele iria causar tanto rebuliço. A partir desse dia, ela precisaria se esconder dos traficantes para salvar o garotinho que ficará repentinamente órfão e não tinha para onde ir.
        O filme traz cenas de bastante tensão como quando Verônica corre com o garoto para tentar se esconder dos bandidos. Traz também momentos de muita ternura, como quando ela decide adotar o menino. O envolvimento dos policiais com o tráfico é a realidade retratada no filme, que também se preocupou em mostrar que ainda existem policiais isentos de corrupção. O filme, no todo, é agradável de se vê não só pela correria de Verônica sob estampidos de tiros, como pelo perfil de mulher estampado, corajosa, guerreira, cheia de caráter e pela tocante mudança nos corações dos personagens (Verônica e seu aluno), que constroem uma sólida relação de afeto em meio ao drama que vivenciam.

Exemplo de atividades sobre o filme Verônica.
I – Organização do roteiro.
     01 – Relacione às cenas à devida organização dos fatos:
(1)  Situação inicial de ausências de conflito.
(2)  Cria-se uma expectativa para os personagens.
(3)  Quebra da expectativa.
(4)  Explode o conflito.
(5)  Busca a solução do conflito.
(6)  Clímax (auge da tensão).
(7)  Solução do conflito.

VERÔNICA:
( 4 ) Foge dos traficantes.
( 1 ) Dá aulas e reclama da vida.
( 6 ) Enfrenta seus adversários face a face.
( 5 ) Procura a ajuda de pessoas como o ex-marido, Celma, uma amiga de escola.
( 7 ) Consegue fugir para fora da cidade com a criança com a ajuda do ex-marido.
( 3 ) Ao tentar deixar o garoto em casa, descobre que os pais dele foram assassinados.
( 2 ) Leandro ganha um pen drive, seus pais são mortos e ninguém aparece para busca-lo na escola.

II – Compreensão do filme:
     02 – Como Verônica é caracterizada?
             Uma professora de escola pública, ganha pouco e sonha em acertar na loteria.

     03 – Que objetivo funciona como o fio condutor da história?
             Pen-drive.

     04 – O filme é composto de vários picos de tensão. Cite três momentos desses.
             1° - Quando Verônica vai levar o menino em casa e descobre que os pais foram assassinados.
             2° - Quando os policiais vão na escola e Verônica diz que não sabe de Leandro, e ele estava no banheiro.
             3° - No final, quando o policial amigo do ex-marido vai atirar nela, e o ex-marido atira primeiro nele, a salvando.

     05 – O encadeamento de ações acarreta transformações nos personagens. Que mudança ocorreu nos planos de vida da Verônica?
             De uma vida pacata de professora, para uma fugitiva da polícia corrupta e dos traficantes.

III – Interpretação dos dados do filme:

     06 – O pai de Leandro previa ser morto? Quais as causas da morte no tráfico de drogas? E como combater o tráfico?
          As causas são dívidas com traficantes, confronto pelo controle de pontos de drogas, por desacerto entre criminosos, e em alguns casos quando descobre um X-9 (informante) entre eles, que foi o caso do pai de Leandro.
          Apesar de vigorosas tentativas realizadas pela polícia e justiça das mais diversas nações, o mal continua a alastrar-se. Enquanto parte da sociedade estiver voltada ao consumo de entorpecentes, os cartéis encontrarão uma forma de levar a droga até eles – custe o que custar. Só podemos banir a droga se o consumidor, o próprio indivíduo se desinteressar por ela.

      07 – O filme denuncia muitas questões sociais. Cite algumas dessas questões.
          Denuncia – violência nas favelas próxima a escola; corrupção de policiais; tráfico de drogas; entre outros.

      08 – A escolha do local nunca é por acaso. Por que a história se passa no Rio de Janeiro?
          Por ser um local com o maior número de favela e conflito entre polícia e traficantes.

IV – Intertextualidade:
      09 – O que chama a atenção no filme é seu poder de verossimilhança (de parecer possível a história acontecer). Nesse aspecto, diferencia-se do romantismo, no qual tudo é idealizado. No entanto, Verônica tem algo em comum com as heroínas românticas? O que?
          Sim, pois tem perfil feminino, como as mulheres fantásticas do romantismo que, ao mesmo tempo são delicadas e fortes, submissas e sedutoras. São mulheres que, mesmo sob um olhar romântico, em uma época onde não se cogitava que a mulher tivesse o poder de decisão, apresentam outra postura, não são submissas ao sistema da sociedade vigente.

V – Produção textual:
      10 – Escolha uma cena do filme e descreva-a de forma envolvente.
          Resposta pessoal.

     

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: A MENINA E O CACHORRO- PARA AS SÉRIES INICIAIS - COM GABARITO

TEXTO: A MENINA E O CACHORRO

     Amanda é uma menina muito feliz. Ela tem um cachorro chamado Bobi.
     A Amanda jogou um pedaço de pau para o Bobi e falou:
     --- Vai pegar!
     O cachorro foi pegar o pau, mas demorou a voltar. A menina pensou!
     --- Onde será que está o meu cachorro?
     O cachorro latiu e veio correndo com um sapato na boca.
     Amanda riu muito do Bobi.

Interpretação:
1 – Escreva:
a)     O título do texto?
A menina e o cachorro.

b)    O nome do cachorro?
Bobi.

c)     O nome da menina?
Amanda.

2 – Amanda é:
     (   )  uma menina muito triste.
     ( X ) uma menina muito feliz.
     (   )  uma menina infeliz.

3 – O que a Amanda jogou para o Bobi?
     Um pedaço de pau.

4 – O que ela falou?
     Vai pegar!

5 – O que Amanda pensou quando procurava o seu cachorro?
     “Onde será que está o meu cachorro?”.

5 – Como o Bobi voltou?
     Voltou com um sapato na boca.


INTERJEIÇÃO - CONCEITO E ATIVIDADES COM GABARITO


INTERJEIÇÃO

Conceito: É a palavra que procura expressar, de modo vivo, um sentimento. Como surpresa, alegria, aplauso, emoções.
Ex.: Puxa! Isso é que foi jogo! (Satisfação)
      Caramba! É verdade que isto é para mim? (Surpresa).

Classificação da interjeição:
        As interjeições classificam-se segundo as emoções ou sentimentos que exprimem:

Aclamação: Viva!
Advertência: Alerta! Atenção! Calma! Cuidado! Devagar! Fogo! Olha!
                       Sentido!
Agradecimento: Grato! obrigado!
Afugentamento: Arreda! Fora! Passa! Rua! Sai!
Alegria: Ah! Eh! Oh! Oba! Eta! Aleluia! Viva!
Alivio: Ah! Arre! Uf! Ufa!
Animação: Avante! Coragem! Força! Vamos! Eita!
Apelo, chamamento, pedido: Alô! Hei! Psiu! Socorro! Ô! Ô!
Aplauso: Apoiado! Bravo! Bis! Parabéns! Isso! Ótimo!
Aversão: Xi! Ih! Credo!
Cessação: Basta! Chega!
Concordância: Claro! Ótimo! Sim!
Desapontamento: Uai! UÉ! Ah!
Desejo: Oxalá! Pudera! Tomara!
Dor: Ah! Oh! Ai! Ui!
Espanto: Puxa! Nossa!
Impaciência: Hum! Puxa!
Pena: Oh! Coitado!
Reprovação: Francamente! Ora!
Satisfação: Boa! Oba! Opa!
Saudação: Ave! Olá! Oi! Salve! Adeus! Viva!
Silêncio: Psiu, Pst! Silêncio!
Terror, medo: Uh! Ui! Credo! Cruzes!

Atividades:
1 – Identifique as interjeições e as locuções interjetivas das frases.
a)     Xi! meu dinheiro acabou...
b)    Bom dia, rapazes!
c)     Cuidado! Você pode se machucar!
d)    Adeus, crianças!
e)     Ai! é meu pé que está embaixo!
f)      Meu Deus! Que miséria!
g)     Ai de mim, se não fizer a lição!

2 – Elabore cinco frases utilizando interjeições ou locuções interjetivas.
     Resposta pessoal.

3 – Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem.
a)     Obrigada, é muita gentileza de sua parte.
Agradecimento.

b)    Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!
Alívio.

c)     Ah! Você aqui a esta hora!
Espanto, admiração.

d)    Puxa! Pensei que não viesse mais.
Impaciência.

e)     Calma, que tudo acabará bem.
Advertência.

f)      Ora! Não foi assim que eu expliquei a questão.
Reprovação.

g)     Ih, que bagunça está aqui!
Aversão.

h)    Olá! Que bom revê-lo!
Alegria.

i)       Nossa, que lugar lindo!!!
Admiração.

j)       Puxa! Você é realmente um artista.
Admiração.

k)     Oba! A festa vai começar!
Alegria.

l)       Oxalá os preços fiquem realmente estabelecidos!
Desejo.

m)  Psiu! As crianças estão dormindo.
Silêncio.

n)    Credo, que coisa horrível!
Terror, medo.

4 – Complete com Oh! ou Ó.
a)     ( Ó ) céus, ninguém me entende?
b)    ( Oh! ) voltastes!
c)     ( Oh! ) quantos presentes!
d)    ( Ó ) menino, andar aí é perigoso.
e)     ( Ó ) meu Deus! por que tanta injustiça?
       
EXERCÍCIOS:
1 – Identifique as interjeições:
a)     Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b)    Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c)     Temos a família reunida de novo. Viva!
d)    Você vai conseguir. Força!

2 – Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
 Alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração.
a)     Caramba! Como ela samba!
Admiração.

b)    Cuidado! Trecho sem acostamento!
Advertência.

c)     Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
Desejo.

d)    Olá! Como passou a noite?
Saudação.

e)     Oba, as férias estão aí.
Alegria.

f)      Xi! Esse cara aqui de novo.
Aborrecimento.

3 – Faça como o exercício anterior.
Espanto – aplauso – preocupação- animação – pena.

a)     Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura.
Aplauso.

b)    Coragem, breve chegaremos!
Animação.

c)     Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho.
Pena.

d)    Epa, que barulho é esse aí na porta?
Preocupação.

e)     Céus, como mentem nossos políticos.
Espanto.

4 – Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro:
      Alô – socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado.
a)     Oxalá! Não chova amanhã.
b)    Cuidado! Escola!
c)     Alô?! Quem está falando?
d)    Socorro! Preciso de ajuda!
e)     Passa! Seu vira-lata sem dono!
f)      Ufa! Acabei a tarefa!

5 – Reescreva os trechos substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja o exemplo:
     Já são oito horas – disse a mãe admirada.
     Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

a)     Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.
Silêncio - Preciso explicar esse assunto.

b)    Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.
Oba, consegui ser aprovado – gritou o menino.

c)     Agora vamos ter a nossa casa- falou o pai, com alívio.
Ufa, agora vamos ter a nossa casa – falou o pai.

d)    Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência.
Cuidado, não faça perguntas indiscretas – disse a mãe.

e)    O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.
Cruzes, o cachorro quase me mordeu – disse a menina.

6 – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
“______ que nada tenha acontecido com Maurício.” “________! Com quem eu estou falando?” “_______, você fala demais!”
a)     Oxalá, hum, irra.
b)    Tchau, que pena, claro.
c)     Hum, claro, ué.
d)    Queira Deus, alô, bico calado.

7 – “Nossa Senhora! Como você pode fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a)     Espanto.
b)    Saudação.
c)     Satisfação
d)    Desejo.

 8 – Assinale a oração que expressa pena:
     a) Chega! Não aguento mais!
     b) Quem me dera ganhar uma herança!
     c) Pobre coitado! Nem casa tem.
     d) Bravo! Cante mais uma vez.