domingo, 13 de maio de 2018

NOTÍCIA: VIZINHOS AJUDAM MORADORES QUE PERDERAM TUDO EM FAVELA - FERNANDA SIMAS- COM GABARITO

NOTÍCIA: VIZINHOS AJUDAM MORADORES QUE PERDERAM  TUDO EM FAVELA

      Incêndio na favela Moinho, centro de São Paulo, deixou 300 famílias sem casas; vizinhos e missionários levaram alimentos e roupas.
          Algumas horas depois de os bombeiros controlarem o incêndio na favela Moinho, nesta quinta-feira, moradores se reuniram em um campinho de futebol da comunidade e passaram a oferecer ajuda aos que tinham perdido tudo. Eles levaram alimentos e roupas para quem precisava. A cabeleireira Julia Mendes Rodrigues, que não teve o barraco atingido pelo fogo, pensava em como colocar outra cama na sua casa para abrigar quem precisasse.
          “Quero que eles se levantem de novo e vou ajudar. Conheci um senhor que está só com a roupa do corpo e já disse que ele pode ficar lá em casa”, contou. No seu barraco, recém-comprado, a cozinha e o banheiro ficam na parte de baixo e, subindo as escadas, o quarto é dividido com uma gata branca.
           A solidariedade também veio de missionários que distribuíram a comida – um prato de macarrão, arroz e feijão – aos moradores e explicaram como deve ser eito o cadastramento de cada família para que elas não fiquem sem ter onde morar. “As pessoas aqui vivem em uma situação desumana. E essa tragédia talvez seja um alerta para mostrar que elas precisam de um lugar digno para morar”, disse Ana Beatriz Hauptmann, missionária da Aliança de Misericórdia. [...]
INCÊNDIO
          Durante o incêndio na favela Moinho, na região de Campos Elísios, centro de São Paulo, cerca de 300 famílias tiveram suas casas incendiadas. Segundo a Prefeitura de São Paulo, algumas delas decidiram se mudar para as casas de parentes e amigos e outras foram alojadas no Clube Raul Tabajara, da Secretaria de Esportes.
          Segundos os moradores, o incêndio começou no prédio ocupado que faz parte da favela e onde moravam cerca de 600 famílias. Em toda a comunidade, estima-se que vivam três mil pessoas.
          De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma pessoa foi encontrada morta e três ficaram levemente feridas, com escoriações e poucas queimaduras. O edifício que pegou fogo corre o risco de cair e, por isso, áreas próximas foram isoladas pela Defesa Civil.
          A circulação de trens está suspensa em duas linhas: 7 – Rubi entre as estações Luz e Barra Funda e na 8 – Diamante entre as estações Barra Funda e Júlio Prestes. A companhia Paulista de trens Metropolitanos (CPTM) informou que não há precisão para os trens voltarem a circular.

          SIMAS, Fernanda. Vizinhos ajudam moradores que perderam tudo em favela. Portal Último Segundo. 22 dez. 2011. 

Entendendo o texto:
01 – Sobre o texto, responda.
     a) De que trata esse texto?
      Da ajuda e solidariedade prestadas pela comunidade da favela do Moinho, em São Paulo (SP), às vítimas de um incêndio.

     b) Quem é seu autor e qual é sua profissão?
      Fernanda Simas; infere-se que seja jornalista.

     c) Como é seu título?
      “Vizinhos ajudam moradores que perderam tudo em favela”.

     d) Quando ele foi escrito e onde foi publicado?
      Em 22/12/2011. No portal de notícias IG.

     e) Com que objetivo ele foi escrito?
      Informar aos leitores a ajuda e a solidariedade prestadas às vítimas de um incêndio.

02 – Escreva um parágrafo introdutório para um possível resumo desse texto.
      Aceite diferentes respostas, desde que contenham as informações necessárias para esse tipo de parágrafo. Sugestão: no texto “Vizinhos ajudam moradores que perderam tudo em favela”, publicado em 22 de dezembro de 2011 pelo Portal iG, a jornalista Fernanda Simas relata a solidariedade prestada às vítimas de um incêndio em uma favela, a fim de explicitar ao leitor a importância de atitudes como esta.

03 – Localize, neste trecho, um elemento coesivo e indique sua função.
      O edifício que pegou fogo corre o risco de cair e, por isso, áreas próximas foram isoladas pela Defesa Civil.
      Explicação.


Um comentário: