terça-feira, 15 de maio de 2018

SERMÃO VIGÉSIMO SÉTIMO - PADRE ANTÔNIO VIEIRA - COM GABARITO

 SERMÃO VIGÉSIMO SÉTIMO,
  
      Com o Santíssimo Sacramento exposto

                                                       (Da série Maria, Rosa Mística).

          Uma das grandes cousas que se veem hoje no mundo, e nós pelo costume de cada dia não admiramos, é a transmigração imensa de gentes e nações etíopes, que da África continuamente estão passando a esta América. [...] Os outros nascem para viver, estes para servir; nas outras terras do que eram os homens e do que fiam e tecem as mulheres, se fazem os comércios; naquela o que geram o pais e o que criam a seus peitos as mãos, é o que se vende e se compra. Oh, trato desumano, em que a mercancia são homens! Oh mercancia diabólica, em que os interesses se tiram da almas alheias, e os riscos são das próprias! [...]
         Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome; os senhores nadando em ouro, e os escravos carregados de ferro; [...]
          Estas são as considerações que faço, e era bem que fizessem todos, sobre os juízos ocultos desta tão notável transmigração e seus feitos. Não há escravo no Brasil [...] que não seja matéria para mim de uma profunda meditação. [...] não posso entender que Deus que criou estes homens tanto à sua imagem e semelhança como os demais, os predestinasse para dois infernos, um nesta vida, outro na outra. Mas quando os vejo tão devotos e festivais diante dos altares da Senhora do Rosário, todos irmãos entre si, como filhos da mesma Senhora, já me persuado sem dúvida que o cativeiro da primeira transmigração é ordenado por sua misericórdia para a liberdade da segunda [...].
          [...] neste mesmo estado da primeira transmigração, que a do cativeiro temporal, vos estão Deus e sua Santíssima Mãe dispondo e preparando para a segunda transmigração, que é a da liberdade eterna.
          [...] Isso é o que vos hei de pregar hoje par vossa consolação [...] vos peço me ajudeis a alcançar com que vos possa persuadir a verdade dela.

                   VIEIRA, Padre Antônio. Obras escolhidas. v. XI, Sermões (II).
                                                             Lisboa: Livraria Sá Costa, 1954, p. 47-50.

Entendendo o texto:
01 – A quem se destina o sermão pregado por Vieira?
     Aos negros.
02 – No período colonial, os negros eram considerados objetos, intelectualmente inferiores, e não podiam frequentar a igreja ao mesmo tempo eu os senhores. Considerando essas afirmações, como você explicaria o objetivo de Vieira para compor esse sermão?
     Resposta pessoal.

03 – De acordo com os trechos lidos, qual foi a “primeira transmigração” mencionada? E qual seria a “segunda transmigração”?
     A primeira foi o deslocamento dos negros da África para o Brasil;
     A segunda a passagem da vida para a morte.

04 – Em dois trechos, foi empregado o verbo “persuadir” (convencer). Localize-o e indique: quem deveria ser persuadido? De quê?
     “Já me persuado”; “com que vos possa persuadir a verdade dela”. Os negros deveriam ser convencidos de que seu cativeiro era parte do plano divino para salvação de suas almas.

05 – Fica claro que Vieira opõe –se aos abusos cometidos contra os negros, mas não se manifesta contra a escravidão em si. Que trecho confirma que o Padre vê, mesmo na escravização, um bom propósito de Deus? Destaque-o no texto.
     O cativeiro da primeira transmigração é ordenado por sua misericórdia (da Senhora do Rosário e de Deus) para a liberdade da segunda.

3 comentários: