quinta-feira, 17 de maio de 2018

LENDA: O LOBISOMEM - SAMIR MESERANI - COM GABARITO

LENDA: O Lobisomem
                Samir Meserani

        Dentro de nós, há um mundo a ser "explorado", libertado: o mundo da imaginação. Ele serve de morada para toda espécie de seres. O texto que você lerá fala de um deles.

 O LOBISOMEM

        O lobisomem é um ser fantástico e assustador que, como o nome indica, é meio lobo, meio homem. Durante os dias de semana, é um homem comum, magro, alto, de pele macilenta, com um olhar melancólico. Normalmente, é afável e calmo, mas de uma hora para outra pode tornar-se irritadiço. De vez em quando, dá longos suspiros, como se fossem uivos silenciosos. E, às sextas-feiras, precisamente à meia noite, esse homem se transforma. Adquire característica de lobo: as orelhas crescem, surgem pelos espessos no rosto e no corpo, a boca se escancara mostrando dentes afiados. As mãos mais parecem patas ou garras. Torna-se, então, perigoso para os outros animais, sobretudo para o homem. 
      É difícil saber de onde o lobisomem é originário. O maior estudioso dos seres fantásticos do Brasil, o folclorista Câmara Cascudo, afirma que se trata de um bicho universal, encontrável em todos os países. E, em cada um, ele recebe um nome diferente: licantropo (na Grécia), versiopélio (em Roma), volkdlack (nos países eslavos), obototen (na Rússia), hamramr (nos países nórdicos), loup-garou (na França) ... Os nossos caboclos dizem "lobisome" e têm muito medo dele. 
     Sexta-feira, da meia-noite às duas da manhã, o lobisomem sai numa corrida barulhenta e atropelada para percorrer ou sete cemitérios, ou sete outeiros, ou sete encruzilhadas, ou sete vilas. Nas vilas, sítios e fazendas por onde passa, os moradores rezam e atiçam os cães para persegui-lo, para afugentá-lo. Perto das casas, plantam arruda e alecrim. Percorridos os sete lugares, ele retorna ao local de partida – onde há uma umburana, árvore frondosa na qual esconde sua roupa – e volta à forma humana. 

Samir Meserani. Os incríveis seres fantásticos. São Paulo, FTD, 1993.

 Vocabulário: • macilenta: pálida
                        outeiros: colinas 

Entendendo o texto:
01 – O lobisomem é meio lobo, meio homem. 
        O vocábulo meio pode desempenhar diferentes classes gramaticais. Assinale a opção cujo vocábulo grifado é um substantivo:
       A – ( ) O lobisomem tornou-se meio assustador.
       B – ( ) Meio quilômetro à frente, a fera voltou à forma humana.
       C – (X) Os fazendeiros encontraram um meio de afugentar o lobisomem.
       D – ( ) A transformação nunca ocorre quando é meio-dia.
       E – ( ) Quando vir um homem meio estranho, poder ser um lobisomem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário