quarta-feira, 16 de maio de 2018

TEXTO: O FUTEBOL NO BRASIL - MARIA ANGELA BORGES SALVADORI - COM GABARITO


O FUTEBOL NO BRASIL

     “O futebol chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelos ingleses. Daí seu nome football, ou seja, bola nos pés. [...] O aparecimento do futebol no Brasil está diretamente ligado ao nome de Charles Miller, que, em 1894, depois de fazer vários cursos na Inglaterra voltou ao Brasil trazendo duas bolas de couro, chuteiras e uniformes completos. Charles Miller organizou os primeiros jogos em São Paulo, com times formados, quase sempre, por jovens de famílias ricas, que, além de estudarem no exterior, podiam comprar o material necessário ao jogo.
        [...]
        Os clubes de futebol começaram a ser formados no século XIX. [...] Em 1900, eram criados o Sport Club Rio Grande e a Associação Atlética Ponte Preta, respectivamente em Porto Alegre e Campinas. Em 1902, foi fundado o Fluminense Futebol Clube, no Rio de Janeiro. Pouco mais tarde, alguns times, tais como Corinthians, em São Paulo, o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, e o Internacional, no Rio Grande do sul, começaram a arrastar multidões para os estádios. [...]
        Embora o número de times de futebol crescesse em todo o país, a prática futebolística não se democratizara na mesma velocidade e o preconceito em relação aos jogadores pobres e negros continuava. O próprio presidente Epitácio Pessoa, em 1921, proibiu jogadores negros de participarem do selecionado nacional; os “cidadãos de cor”, como dizia o presidente, não deveriam fazer parte dos campeonatos oficiais. [...]
        Também para evitar a presença de jogadores pobres e negros, as ligas esportivas, controladas por grandes indústrias, lutavam contra a profissionalização do futebol. Se o jogador passasse a ser um profissional do esporte, receberia um salário para jogar, o que possibilitaria aos pobres e negros se dedicarem ao futebol. [...]
        Essa questão gerou frequentes discussões até mesmo na imprensa [...].
        Ao mesmo tempo em que corria discussão entre os que defendiam o futebol amador (branco e elitista) e o profissional (que facilitaria a presença de homens pobres, brancos ou negros), a luta contra o preconceito também ia se desenvolvendo através dos pés de alguns jogadores, homens que, jogando magnificamente, se tornaram, alguns anos mais tarde, verdadeiras lendas do futebol”.

                SALVADORI, Maria Ângela Borges. Cidades em tempos modernos.
                                         São Paulo: Atual, 1995. p. 28-30. (A vida no tempo).

Entendendo o texto:
01 – Com base no texto, o que se pode dizer sobre os primeiros tempos do futebol no Brasil?
     Pode-se dizer que, inicialmente, o futebol – introduzido no Brasil pelos ingleses – era praticado apenas por jovens de famílias ricas que tinham dinheiro para comprar o material necessário ao jogo, como uniforme e bola de couro. Aos poucos, foram se formando os clubes amadores, que arrastavam multidões para os estádios.

02 – Que relação a autora do texto estabelece entre futebol e preconceito, na época?
     A autora afirma que, apesar do aumento crescente do número de times e de praticantes de futebol, não ocorreu uma democratização desse esporte: o preconceito contra jogadores pobres e negros continuou intenso, a ponto de o próprio presidente Epitácio Pessoa proibir jogadores negros de participarem do selecionado nacional. Com o tempo, os próprios jogadores negros foram quebrando esse preconceito com o seu talento. Nos anos de 1930, por exemplo, dois dos melhores jogadores da seleção brasileira eram negros: Leônidas da Silva (o Diamante Negro) e Domingos da Guia. Depois vieram tantos outros, como Didi, Toninho Cerezo, Jairzinho, Garrincha e Pelé (estes dois últimos, verdadeiras lendas do futebol brasileiro). Em 1921, a defesa do branqueamento da população brasileira como condição para o progresso do Brasil tinha grande aceitação entre a elite brasileira. O sucesso de uma nação, segundo essa teoria, seria determinado pela raça; quanto mais branca a sua população, maior a chance de uma nação progredir. Comentar com os alunos que a teoria do branqueamento foi gestada no Brasil e não no exterior.

03 – Sabendo-se que a profissionalização do futebol ocorreu em 1933, elabore uma linha do tempo com os fatos marcantes desse esporte, desde sua introdução no Brasil.
     Em 1894: Introdução do futebol no Brasil pelo inglês Charles Miller.
     Em 1900: Fundação dos primeiros clubes de futebol.
     Em 1921: Proibição de jogadores negros na seleção nacional.
     Em 1933: Profissionalização do futebol.
     Em 1958: Primeiro título de campeão mundial conquistado pelo Brasil.
     Em 2002: Conquista do pentacampeonato mundial de futebol pelo Brasil.


Um comentário:

  1. Com a correria dos dia atuais e por ter que ensinar em várias escolas do Brasil, fica difícil para o professor trabalhar textos subjetivos com questionamentos tão extensos. Observo que Internet é carente de textos sobre assuntos que interessam ao adolescente principalmente sobre futebol. E não dá para entender que moramos em um país onde a grande população respira futebol e o professor iniciante não encontra quase nada sobre Textos e interpretação sobre esse assunto.

    ResponderExcluir