terça-feira, 15 de maio de 2018

TEXTO: O BRASIL DE "CAUSO" PENSADO - REVISTA KALUNGA - COM GABARITO


Texto: O BRASIL DE “CAUSO” PENSADO


          Um “cantado” e “contado” de 69 anos, dos quais 46 dedicados à genuína cultura brasileira. Rolando Boldrin é daqueles entrevistados com quem se pode ficar horas proseando. Sétimo filho de uma família de 12 irmãos, nasceu em São Joaquim da Barra, próximo de Ribeirão Preto (SP). Depois de viver oito anos na vizinha Guaíra, retornou à terra natal, de onde, no final da adolescência, pegou a estrada para tentar a “vida” na capital. Trabalhou de sapateiro, garçom e frentista; prestou o serviço militar e retornou à sua terra. Voltou a São Paulo, onde fez teste em várias rádios. Durante um ano e meio, trabalhou de graça; chegou a passar fome. Hoje, isso é passado, mas seus “causos” não. No rádio, na televisão (TV Cultura de São Paulo), sem acanhamento e com fôlego, vem tirando o Brasil da gaveta!

                                Revista Kalunga. São Paulo, ano XXXIII, n. 179, dez. 2005.

Entendendo o texto:
01 – Que palavras do texto buscam representar o jeito de falar do caipira?
      “Causo”, “contado”, “cantado”, “proseando”.

02 – Qual você acha que é a intenção do autor em dar ao texto o título “O Brasil de causo pensado”?
      Criar um trocadilho entre as palavras “caso” e “causo”, pois tratará da importância dos causos.

03 – Podemos observar que a maioria dos verbos utilizados no texto está no tempo passado. Por que o narrador optou por usar os verbos nesse tempo? Copie do último parágrafo a frase que confirma a sua resposta.
       Porque todas essas ações ocorreram no passado, fazem parte do passado de Rolando Boldrin. A frase que confirma a resposta é: “Hoje, isso é passado, mas seus causos não”.

04 – O texto relata acontecimentos da vida de Rolando Boldrin. Identifique uma sequência de acontecimentos e destaque a palavra que mais informa sobre cada acontecimento.
       Possibilidade: Depois de viver oito anos na vizinha Guaíra, retornou à terra natal e pegou a estrada para tentar a vida. “Viver”, “retornou” e “pegou”.

05 – O que você compreendeu da expressão “tirar o Brasil da gaveta”?
       Resposta pessoal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário