quarta-feira, 16 de maio de 2018

TEXTO LITERÁRIO: NAQUELE DIA(CAPÍTULO X - MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS) - MACHADO DE ASSIS - COM GABARITO


Texto Literário:  NAQUELE DIA (FRAGMENTO - MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS)



    NAQUELE DIA, a árvore dos Cubas brotou uma graciosa flor. Nasci; recebeu-me nos braços a Pascoela, insigne parteira minhota, que se gabava de ter aberto a porta do mundo a uma geração inteira de fidalgos. Não é impossível que meu pai lhe ouvisse tal declaração; creio, todavia, que o sentimento paterno é que o induziu a gratifica-la com duas meias dobras. Lavado e enfaixado, fui desde logo o herói de nossa casa. Cada qual prognosticava a meu respeito o que mais lhe quadrava ao sabor. Meu tio João, o antigo oficial de Infantaria, achava-me um certo olhar de Bonaparte, cousa que meu pai não pôde ouvir sem náuseas; meu tio Idefonso, então simples padre, farejava-me cônego.
       --- Cônego é o que ele há de ser e não digo mais por não parecer orgulho: mas não me admiraria nada se Deus o destinasse a um bispado... É verdade, um bispado; não é cousa impossível. Que diz você, mano Bento?
        Meu pai respondia a todos que eu seria o que Deus quisesse; e alçava-me ao ar, como se intentasse mostrar-me à cidade e ao mundo; perguntava a todos se eu me parecia com ele, se era inteligente, bonito...
        Digo essas cousas por alto, segundo as ouvi narrar anos depois; ignoro a mor parte dos pormenores daquele famoso dia. Sei que a vizinhança veio ou mandou cumprimentar o recém-nascido, e que durante as primeiras semanas muitas foram as visitas em nossa casa. Não houve cadeirinha que não trabalhasse; aventou-se muita casada e muito calção. Se não conto os mimos, os beijos, as admirações, as bênçãos, é porque, se os contasse, não acabaria mais o capítulo, e é preciso acaba-lo.
        Item, comecei a andar, não sei bem quando, mas antes do tempo. Talvez por apressar a natureza, obrigavam-me cedo a agarrar às cadeiras, pegavam-me da fralda, davam-me carrinhos de pau. – Só, só, nhonhô, só só, dizia-me a mucama. E eu, atraído pelo chocalho de lata, que minha mãe agitava diante de mim, lá ia para a frente, cai aqui, cai acolá; e andava, provavelmente mal, mas andava, e fiquei andando.

                            ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. In:
                    Obra Completa. Vol. I. Rio de Janeiro: Aguilar, 1962, p. 523-524.

Entendendo o texto:
01 – Dente os aspectos da sociedade brasileira da época, aquele que NÃO é focalizado no texto é:
     a)     A busca de prestígio.
     b)    A instituição religiosa.
     c)     Os hábitos tradicionais.
     d)    A política nacional.
     e)     A presença de escravos.

02 – Existem no texto várias passagens irônicas quanto à índole do ser humano e aos valores presentes na sociedade. A ironia não se manifesta como:
     a)     O lugar comum para se referir ao nascimento.
     b)    A pouca modéstia do protagonista-narrador.
     c)     O gosto do brilho e do poder.
     d)    O narcisismo paterno.
     e)     A postura submissa da mucama.

03 – Com relação ao texto, no que toca aos estilos de época, pode-se dizer que:
     a)     A desidealização da infância aproxima o texto do Romantismo.
     b)    O gosto de análise das relações humanas é um traço do Realismo.
     c)     As observações do mundo interior das personagens é um traço do Naturalismo.
     d)    A construção linear do enredo é um traço precursor do Modernismo.
     e)     O foco narrativo em 1ª pessoa é um traço do Realismo.











Nenhum comentário:

Postar um comentário