domingo, 13 de maio de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - WILSON FERREIRA - COM GABARITO

ARTIGO DE OPINIÃO: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
            Wilson Ferreira


    O País possui 73% da geração elétrica na hidroeletricidade, contribuindo para que 83% de sua matriz elétrica seja renovável.
     Mudanças nunca foram tão importantes como no momento atual. Chegamos aos limites naturais do planeta e precisamos cuidar, urgentemente, dos impactos gerados por nossa atividades. 
      E se há algo que aprendemos, como empresa centenária, é que as mudanças são inerentes ao nosso dia a dia. E é a nossa capacidade de nos antecipar e adaptar a elas que garante a nossa perenidade. Nesse sentido, crescer já não é suficiente. Precisamos desenvolver, crescendo de maneira responsável, para incluir bilhões de pessoas que ainda não têm acesso a itens essenciais como água, alimentos e energia, garantindo os seus direitos fundamentais e as suas liberdades individuais.
          Para lidar com esses enormes desafios e, ao mesmo tempo, aproveitar as oportunidades trazidas pela Nova Economia, precisamos compreender a complexidade das questões que vivenciamos. Complexidade pode trazer incerteza à tomada de decisão, requerendo que empresas, governo e sociedade dialoguem na busca de soluções equilibradas. Nesse sentido, somos todos corresponsáveis, atuando coordenadamente para o benefício da sociedade um todo.
          No ambiente em que operamos, o setor elétrico brasileiro, em um primeiro olhar, parece que estamos em uma zona de conforto. O país possui 73% da geração elétrica na hidroeletricidade, contribuindo para que 83% de sua matriz elétrica seja renovável. Entretanto, suprir uma demanda crescente por eletricidade – que deverá aumentar 43% até 2020 -, impulsionada pelo dinamismo da economia e por uma população que ascendeu do nível de pobreza e está ávida por bens essenciais de consumo, nos coloca grandes desafios.
          Para atender a essa realidade, a estratégia do governo brasileiro prevê continuidade da predominância da hidroeletricidade, uma fonte limpa, renovável e segura para a qual temos know-how tecnológico e uma cadeia produtiva bem estruturada. Ao desafio de garantir segurança energética, soma-se o fato de que 63% do potencial hidrelétrico brasileiro está na Amazônia, um bioma megadiverso, de valor inestimável para a humanidade.
          Nesse sentido, devemos garantir que os novos empreendimentos sejam viáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental, sendo verdadeiras alavancas de desenvolvimento e dinamização das economias locais. Para tanto, necessitamos aprimorar o sistema de planejamento energético, concessão e licenciamento, incorporando avaliações sistêmicas de custo-benefício, superando, na origem, as potencias externalidades negativas.
           Entendemos que, como empresa de energia, temos um papel central na busca pelo desenvolvimento sustentável. Compartilhamos a visão de que, para responder a desafios complexos, múltiplas medidas são necessárias. Não há solução mágica. Nesse sentido, o mundo necessita aumentar a eficiência energética de seus processos produtivos e investir em um mix energético no qual as fontes limpas e renováveis como hidráulica, eólica, biomassa e solar serão predominantes. Nós já fazemos isso e sabemos que é viável.
          Não temos todas as respostas, mas acreditamos que, dialogando e elevando o nível de conhecimento e consciência, podemos construir o mundo que desejamos e precisamos.

                                               Wilson Ferreira Jr. É presidente da CPFL Energia.

     Entendendo o texto:
     01 – Você já tinha ouvido falar em desenvolvimento sustentável? O título do texto corresponde ao que você tinha imaginado?
      Resposta pessoal.

     02 – Quem escreveu o texto? Onde ele foi publicado?
      Wilson Ferreira Jr., presidente da CPFL Energia, escreveu o texto para ser publicado no jornal Cruzeiro do Sul, da cidade de Sorocaba (SP).

     03 – Releia o texto e copie as palavras que você não conhece. Depois, consulte-as no dicionário e escreva no caderno o que cada uma significa.
      Resposta pessoal.

     04 – Quais são os pontos de vista do autor sobre desenvolvimento sustentável?
      Ele diz que devemos garantir que os novos empreendimentos sejam viáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental, sendo verdadeiras alavancas de desenvolvimento e dinamização das economias locais. Para tanto, necessitamos aprimorar o sistema de planejamento energético, concessão e licenciamento.

     05 – Releia este trecho do texto: “E se há algo que aprendemos, como empresa centenária, é que as mudanças são inerentes ao nosso dia a dia”. Como o autor do texto se coloca ao escrevê-lo? Essa forma de se posicionar influenciou sua opinião sobre a sustentabilidade? Converse sobre isso com os colegas e com o professor.
      O autor afirma que agora, mais do que nunca, as mudanças são necessárias para a saúde do planeta. Espera-se que os alunos reconheçam que, como ele é presidente de uma empresa de distribuição de energia, ele influência a opinião do leitor. Este é um bom momento para explorar as condições de produção desse texto e mostrar aos alunos que o fato de o autor ser o presidente de uma empresa influi nas ideias veiculadas no texto, traz sentidos a argumentos que precisam ser desvelados aos alunos. Peça que releiam o texto da seção “Para refletir” e discutam sobre as intenções do autor ao construir argumentos para defender seus pontos de vista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário