quarta-feira, 16 de maio de 2018

TEXTO: CURIOSIDADE ... - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


TEXTO: CURIOSIDADE...


        A primeira transmissão televisiva de que se tem notícia aconteceu em 1926, graças ao trabalho desenvolvido pelo inglês John Logie Baird (1888-1946). O Brasil foi o quarto país do mundo e o primeiro do hemisfério Sul a ter uma emissora de TV. 
       Por iniciativa do empresário Assis Chateaubriand (1891-1968), a TV surgiu oficialmente em 18 de setembro de 1950 e foi recebida por cerca de 100 aparelhos espalhados pela cidade de São Paulo.

 Como pouquíssimas pessoas possuíam televisores, Chateaubriand distribuiu alguns em locais movimentados da cidade para atrair a atenção do público. O primeiro programa televisivo brasileiro, chamado TV na Taba, foi ao ar à 22h pela TV Tupi SP e teve a duração de uma hora. A programação dessa TV era formada de noticiários, teleteatros, novelas, programas humorísticos e infantis. Todas as transmissões eram feitas em horários noturnos e, ao vivo, pois ainda não havia os recursos de gravação. Uma década depois do surgimento da TV Tupi, já havia cerca de 20 emissoras espalhadas pelas principais capitais brasileiras, transmitindo suas programações para mais de 700 mil aparelhos. Segundo o IBGE, 2007, já são mais de 47 milhões de residências no país que possuem televisores.

Entendendo o texto:
01 – Assinale a opção cujo vocábulo grifado tem classe gramatical diferente dos demais:
       A – ( ) “... distribuiu alguns em locais movimentados da cidade...”
       B – ( ) “O primeiro programa televisivo brasileiro...”
       C – ( ) “... era formada de noticiários, teleteatros, novelas, programas humorísticos e infantis.”
       D – ( ) “... as transmissões eram feitas em horários noturnos...”
       E – (X) “... cerca de 20 emissoras espalhadas pelas principais capitais brasileiras...



Nenhum comentário:

Postar um comentário