terça-feira, 15 de maio de 2018

ARTIGO DE OPINIÃO: CONSUMISMO - ANNA VERÔNICA MAUTNER - COM GABARITO

ARTIGO DE OPINIÃO: CONSUMISMO
                                         Anna Verônica Mautner

   A gente sabe que a capacidade de querer e de viabilizar o desejo tem tudo a ver com a sobrevivência da espécie. Não só dos aspectos instintivos como comer, beber e proteger-se do frio, mas também de outros impulsos, como os sociais. Para que alguém seja capaz de se prover de comida, água e teto, precisa querer com força suficiente para conseguir vencer as naturais dificuldades. Mesmo em termos mais simples e primitivos, prover-se demanda esforço, cansaço e, sobretudo, atividade sistemática.
        Tornou-se fácil alcançar a comida: estende-se o braço até a prateleira, aponta-se para a balconista ou faz-se uma encomenda por telefone. Bem diferente da obtenção de alimento em sociedades de coletores, pescadores ou caçadores.
        Durante os milhares de anos que nos separam deles, manteve-se viva a necessidade de querer. Agora, que nem dinheiro temos de carregar, o que fazer com essa matriz mental desejosa acoplada ao nosso viver?
        Atualmente o que chamamos de consumismo é “ter para ser”, já que o sobreviver mudou tanto. Para uma parcela razoável da humanidade, sobreviver tornou-se fácil demais. Mas continuamos querendo, almejando como dantes[...].
        Inventamos novidades que só servem para termos ainda o que querer. [...] Há poucos meses, uma mulher muito rica, bonita e bem casada confessou que [...] só era feliz na Daslu. E o pior é que ela não mentia. A criação sem fim de grifes é igual a uma fome que não dá para saciar.
        O que mantém viva a nossa vontade de viver é que, nem com todo o dinheiro do mundo, desaparece a nossa aptidão de desejar. Sem parar, criam-se produtos – tanto para saúde, beleza, culinária e para outros prazeres quanto remédios ou maquinaria -, tudo para economizar esforço e para gerar “conforto”, desejo maior dos tempos modernos.
        Poder adquirir tudo o que nos é oferecido é sinal de poder.
        Só que esse poder é para quê?
        O consumismo pode parecer um defeito mental, mas está atrelado ao impulso de sobrevivência. No estágio em que se encontra de exacerbação, pode vir a significar o fim do planeta.
        Automóvel só não é sonho dourado de quem já o tem e pode continuar a poluir o ar que respiramos. Certos desejos são universais. Basta conhecer veículo motorizado para querê-lo, pois não há quem goste de suar carregando lata d`água na cabeça morro acima. Apenas para fabricar a torneira que traz água potável para dentro das casas, desejo geral desde a favela até a aldeia indígena, expele-se não sei quanto de CO2. Moças (ricas ou pobres) que já têm água encanada passam a querer xampu “curly”, que faz cachinhos, economizando o esforço e enrolar o cabelo. E assim vamos querendo pela vida afora.

       Anna Veronica Mautner. Consumismo. Equilíbrio, suplemento do jornal Folha de São Paulo, 7 jun. 2007.

Entendendo o texto:
01 – Quais eram as necessidades que moviam os homens na sociedade dos coletores, pescadores ou caçadores?
     Comer, beber e proteger-se do frio.

02 – Explique por que o desejo é importante para a sobrevivência da espécie.
     Porque nos faz vencer dificuldades para conseguirmos o que desejamos.

03 – A autora faz uma comparação entre os grupos caçadores-coletores e a sociedade contemporânea.
     a) Qual é essa comparação?
      Nos grupos caçadores-coletores consumia-se para sobreviver, já na sociedade contemporânea predomina o “ter para ser”.

     b) Cite uma situação que exemplifique essa comparação.
      Resposta pessoal.

04 – No texto, é citada uma consequência para a sociedade do consumo exagerado.
     a) Qual é essa consequência?
      O fim do planeta.

     b) Você concorda com a opinião expressa no texto? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal.

05 – Qual a importância dos exemplos da atualidade para a exposição do tema?
    Eles demonstram como o consumismo é exagerado nos dias de hoje e, assim, o leitor fica mais próximo da realidade exposta.

06 – Com base no texto, explique por que hoje há um consumismo exagerado.
     Resposta pessoal.


7 comentários: