quinta-feira, 10 de maio de 2018

POEMA: ANINHA E SUAS PEDRAS - CORA CORALINA - COM GABARITO

Poema: Aninha e Suas Pedras

           
 Cora Coralina


Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces.
Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.

Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

                       CORALINA, C. Vinténs de cobre: meias confissões de Aninha.  São Paulo: Global, 2001. 
 Entendendo o poema:

01 – O eixo temático presente no poema relaciona-se:
a)   Ao trabalho do poeta que deve ser norteado pelo registro metalinguístico.
b)   Ao caráter metafórico que é constituído de elementos pitorescos.
c)   Ao verso prosaico que renova o modo tradicional de composição.
d)   Á educação pela arte que transmite valores estéticos restritos.
e)   Á arte poética que incentiva a função de pensar e reformular a vida factual.

02 – Depreende-se, da leitura do poema, que:
a)   O trabalho doméstico é inferior à criação literária.
b)   A criação literária é algo individualista e não pode se estender a outros.
c)   A criação literária, nascida da simplicidade e de dificuldade, é uma forma de perpetuação.
d)   A criação literária é causa necessária da perpetuação da simplicidade e de dificuldade.

03 – O título do poema, somado a informações biográficas da autora, mostra que o eu lírico:
a)   Sente-se melancólico diante das dificuldades descritas.
b)   Revela sua própria experiência e a estende aos outros.
c)   Demonstra decepção ao perceber sua vida mesquinha.
d)   Observa a vida ao seu redor do modo indiferente.

04 – Aninha, segundo o texto, pode e deve fazer praticamente tudo, MENOS:
a)   Dar, literalmente, de beber às pessoas que gostam dela.
b)   Buscar outros desafios, abandonando os erros do passado.
c)   Ter a vida constantemente renovada.
d)   Mudar sua maneira de viver, uma vez que esta é mesquinha.
e)   Tomar parte da poesia e assim manter-se nas outras pessoas.

05 – O poema “Aninha e suas pedras”, pelas características do gênero a que pertence, tem duas fortes orientações: ser universal e ser atemporal. Esses dois aspectos específicos deste poema residem no fato de que o poema:
a)   Demarca uma pessoa específica da via da autora, a quem se dirige um conselho real e delimitado em um tempo pretérito.
b)   Consiste em uma repreensão entre membros de determinada família, partindo de um adulto a um ente mais jovem, exortando este último a refazer a vida.
c)   Tem a ver com um conselho polido a alguém mais jovem, por meio de linguagem predominantemente denotativa.
d)   Refere-se a uma mensagem simbólica a um leitor geral, que, a qualquer momento, pode tomar para si as injunções postas nos versos.
e)   Dirige-se denotativamente a certa pessoa, informando a acerca da chance que ela tem de refazer a sua vida e orientando-a a não impedir que outras pessoas façam uso da leitura.

06 – É coerente depreender do poema várias interpretações, EXCETO:
a)   Entende-se que o que há na oração “Ajuntando novas pedras”, pode-se levar à destruição do ser a quem o texto se dirige.
b)   Para que Aninha se reconstrua, ela precisa refazer sua vida, recriar, reinventar.
c)   Transforma a vida em um poema fará Aninha eterna para outras pessoas.
d)   Há muitas pessoas e coisas na vida de Aninha e ela não pode impedir que as pessoas leiam poesias.
e)   A vida de Aninha deixa de ser mesquinha se ela viver a poesia.

07 – A autora na letra do poema nos chama a atenção para quê?
      Para as infinitas possibilidades de reinício e de reinvenção das pessoas.

08 – A palavra “pedra” no poema é apenas sugestão imagéticas, por quê?
      Porque ela evoca ideias associativas, de ordem abstrata e sensorial para cada leitor.

09 – As pedras guardam a memória das coisas que passam e que se passaram com a poeta. A figura da pedra toma, assim, o quê?
      Uma áurea de eternidade, pois enquanto nós passamos por eles, elas nos sobrevivem.

10 – No Verso:
        “Remova pedras e planta roseiras e faz doces.” Metaforicamente o que poeta queria dizer?
      A pedra enquanto figuração da vida dura que ela teve; utiliza a imagem de carregar pedras, um fardo pesado e dureza.

11 – Você gostou da poesia? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

12 – O que mais lhe chamou a atenção no poema?
      Resposta pessoal do aluno.


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