quarta-feira, 23 de maio de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): TREM DAS CORES - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

Música(Atividades): Trem Das Cores

                                              Caetano Veloso
A franja na encosta cor de laranja, capim rosa chá
O mel desses olhos luz, mel de cor ímpar
O ouro ainda não bem verde da serra, a prata do trem
A lua e a estrela, anel de turquesa

Os átomos todos dançam, madruga, reluz neblina
Crianças cor de romã entram no vagão
O oliva da nuvem chumbo ficando pra trás da manhã
E a seda azul do papel que envolve a maçã

As casas tão verde e rosa que vão passando ao nos ver passar
Os dois lados da janela
E aquela num tom de azul quase inexistente, azul que não há
Azul que é pura memória de algum lugar

Teu cabelo preto, explícito objeto, castanhos lábios
Ou pra ser exato, lábios cor de açaí
E aqui, trem das cores, sábios projetos: Tocar na central
E o céu de um azul celeste celestial.

Entendendo a canção:

01 – Ditado das cores e sentimentos.

Escrever a cor que associam à palavra.
a)   Amor:________________________
b)   Dor:__________________________
c)   Pureza:_______________________
d)   Perigo:________________________
e)   Tranquilidade:__________________
f)    Sujeira:________________________
g)   Esperança:_____________________
h)   Solidão:_______________________
i)     Energia:_______________________
j)     Tristeza:_______________________
k)   Maldade:______________________
l)     Intuição:_______________________
m)  Saúde:_______________________
n)   Feminino:______________________
o)   Fome:_________________________
p)   Morte:_________________________
q)   Natureza:______________________
r)    Atenção:_______________________
s)   Masculino:______________________
t)     Sabedoria:______________________

Após o ditado, confira com os alunos as cores que eles associaram às palavras. Discuta com eles por que eles associam certas cores a certas ideias, sentimentos e coisas.
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Colocar no quadro o objeto e sua cor correspondente:
Objeto ......................... Cor.
Encosta ......................  Laranja.
Capim ........................   Rosa chá.
Olhos luz .....................  Mel.
Serra ...........................  Ouro/verde.
Trem ..........................   Prata.
Anel ...........................   Turquesa.
Nuvem chumbo .........   Oliva.
Papel de seda ...........   Azul.
Casa .........................   Verde.
Casa .........................   Rosa.
Cabelo ......................   Preto.
Lábios .......................   Castanhos.
Lábios .......................   Cor de açaí.
Céu ...........................   Azul celeste.

03 – Verifique-se:
        As cores dos objetos citados no poema correspondem as cores desse objetos na vida real.
        Responda as seguintes questões:
a)   A encosta laranja, é laranja mesmo?
Sim.

b)   E o capim rosa chá?
Ele é rosa.

c)   Como vocês entendem o verso: “E a seda azul do papel que envolve a maçã”?
Fala de quando as maçãs argentinas vinham embrulhadas no papel azul de seda.

d)   O que seria um “Azul quase inexistente”?
Azul transparente.

e)   Como você imagina os “Castanhos lábios, ou pra ser exato, lábios cor de açaí”?
Resposta pessoal do aluno.

04 – Marque V, se a proposição é verdadeira. E F, se a proposição é falsa:
Trem das cores
A franja na encosta
Cor de laranja,
Capim rosa chá
O mel desses olhos luz,
O ouro ainda não bem verde da serra,
A prata do trem
A lua e a estrela,
Anel de turquesa (Veloso, 2013).
        A análise sintática do trecho da música Trem das cores, de Caetano Veloso, indica que se está diante de oito orações e, consequentemente, de oito frases verbais.
      Falsa.



Um comentário: