quinta-feira, 24 de maio de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): GOSTAVA TANTO DE VOCÊ - TIM MAIA - COM GABARITO

Música(Atividades): Gostava Tanto de Você

                                          Tim Maia
Não sei por que você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar

Você marcou na minha vida
Viveu, morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão que em minha porta bate

E eu
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você

Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho, vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato

Não quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você

E eu
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você

Não sei por que você se foi
Quantas saudades eu senti
E de tristezas vou viver
E aquele adeus não pude dar

Você marcou em minha vida
Viveu, morreu na minha história
Chego a ter medo do futuro
E da solidão que em minha porta bate

E eu
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você

Eu corro, fujo desta sombra
Em sonho, vejo este passado
E na parede do meu quarto
Ainda está o seu retrato

Não quero ver pra não lembrar
Pensei até em me mudar
Lugar qualquer que não exista
O pensamento em você

E eu
Gostava tanto de você
Gostava tanto de você

Eu gostava tanto de você
Eu gostava tanto de você
Eu gostava tanto de você.

                                                     Compositor: Édson Trindade.
Entendendo a canção:

01 – Nesta canção o eu lírico nos conta que história?
      Uma história de um homem abandonado pela mulher que amava.

02 -  No verso: “E da solidão que em minha porta bate”. Que figura de linguagem encontra-se neste verso?
      Metáfora.

03 – O poeta diz que gostaria de mudar para um lugar que não exista o pensamento em sua amada. É possível?
      Não. Pois mudar de lugar não resolve porque o sentimento está no coração.

04 – Cite o verso em que encontramos antítese na letra da canção.
      “Viveu, morreu na minha história.”

05 – O eu lírico diz que em sonho, vê o passado. Você acha que é possível?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – O que o eu lírico quer dizer no verso: “Não quero ver pra não lembrar”?
      Ver o retrato da amada que está na parede do quarto.

07 – Por que o eu lírico, repete tanto a frase: “Gostava tanto de você”?
      Porque ele quer demonstrar como era tão grande o amor pela amada.

2 comentários: