quarta-feira, 23 de maio de 2018

FILME(ATIVIDADES): GERMINAL - CLAUDE BERRI - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): GERMINAL

Data de lançamento: desconhecida (2h 40min)
Direção: Claude Berri
Gêneros: DramaHistórico
Nacionalidades: FrançaItáliaBélgica

SINOPSE E DETALHES
        Durante o Século XIX, os trabalhadores franceses eram explorados pela aristocracia burguesa, que dava condições miseráveis para seus empregados. Em uma cidade francesa, os mineradores de uma grande mineradora, decidem realizar uma greve e se rebelam contra seus chefes, causando o caos.

Entendendo o filme:
01 – De que trata o filme?
      Trata de relações de trabalho, que ocorriam de maneira exploratória, isto é, tirando a força de trabalho do operário, de maneira desumana e não retribuía remuneração justa, especialmente conversão de direitos. Era praticamente um trabalho escravo, onde os operários viam-se submetidos em nome do sustento familiar e pessoal.

02 – Como se dá a relação entre capital e trabalho? Quais as consequências imediatas (aparentes) dessa relação?
      Dava-se de maneira exploratória, pois o capitalismo (proprietário das minas) tendo em mãos o monopólio, comprava a força de trabalho (mão-de-obra) bastante barata e só visava ao lucro (o maior possível). Além disso, contava com o apoio do Estado e da burguesia como um todo.

03 – Como a burguesia se comporta diante da situação dos trabalhadores?
      De maneira fria e desumana, pois não enxerga a possibilidade de favorecer ou conceder melhores condições de trabalho e direitos básicos. Encara como natural o trabalho exacerbado em que a remuneração sequer garante o sustento. Por outro lado a burguesia se esbalda em requintes, recursos e luxuosos banquetes.

04 – Qual o resultado da greve?
      A greve gera um caos econômico e social, o que faz com que os burgueses recorram ao Estado e dele se sirvam. Porém, serve também para demonstrar que o povo organizado é capaz de modificar a sociedade. Entretanto, isso não ocorreu naquele contexto, também porque o capitalismo tem a seu favor a legislação.

05 – Através do filme, é possível observar o fenômeno da confrontação entre patrões e empregados. Em que condições estas lutas eram desenvolvidas?
      O filme faz relatos sobre os trabalhadores de uma mina onde mulheres, crianças, idosos e homens trabalhavam sem equipamentos de segurança, com pouca comida e água e um salário que dava somente para o sustento da família. Percebendo esta situação Etienne começa a influenciar os outros trabalhadores para que façam greves, entretanto os patrões não concedeu a greve, o que fez com que os mineradores travassem uma luta contra eles. Então os patrões contrataram os belgas para trabalhar fazendo com que os mineradores voltassem a trabalhar nas mesmas condições.

06 – Em análise ao filme, temos que o personagem de Gerard Depardieu representava a estagnação no contexto social, enquanto o personagem “Etienne” representava uma mudança no processo da eclosão de movimentos sindicais. Por quê? Explique/justifique.
      Gerard Depardieu: Era o funcionário mais antigo e respeitado, não faz nada quanto a situação sua é de sua família.
      Etienne: Homem que recém havia chegado e estava desempregado, possuía um espírito contestador e revolucionário, ao ver a situação precária que todos ali viviam decide influenciar os outros trabalhadores para que fizessem uma greve em busca de melhores condições de trabalho e decide lutar junto a eles, entretanto eles não obtiveram êxito.

07 – Faça um comentário sobre o que entendeu.
      O filme mostra relações de trabalho em que predominam situações de alienação ferrenha, exploração e submissão. Trata-se de um trabalho precário, onde os burgueses monopolistas compram a força de trabalho de maneira desvalorizada, onde o este mesmo capitalista exige o máximo de dispêndio de força de trabalho humano e pouco oferece em troca, sequer direitos essenciais.
      Mostra também os primórdios das lutas contra a exploração e a busca constante e incessante por melhores condições de emprego.



Nenhum comentário:

Postar um comentário