quinta-feira, 10 de maio de 2018

CONTO: O MACACO E A VIOLA - CONTO DA CULTURA POPULAR NORDESTINA - COM GABARITO



    Certa vez, logo cedo pela manhã, um macaco que andava pela estrada, resolveu que queria ganhar uma viola para lhe acompanhar na vida. O problema era que ele não tinha nada. Então, resolveu se sentar à beira do caminho e esperar algum milagre acontecer. Quando ele se sentou estirou seu grande rabo atravessando o caminho.
        Foi quando veio um homem numa carroça de boi. O homem disse:
        --- Macaco! Tire seu rabo da estrada que eu quero passar!
        --- Que nada! Pode passar por cima! Meu rabo é muito forte!
        --- Macaco! O pneu da carroça vai quebrar seu rabo e o senhor vai querer outro.
        --- Não se incomode! Pode passar assim mesmo! Já disse que meu rabo é muito forte!
        Então, como o homem da carroça tinha pressa resolveu passar por cima do rabo do macaco. Foi daí que o rabo do macaco se quebrou e o danado, mesmo com muito grito de dor, falou para o homem:
        --- Eu quero meu rabo!
        --- Eu lhe disse que seu rabo ia quebrar, mas você teimou comigo. Agora deu no que deu!
        --- Só sei que quero meu rabo! Ou você me dar um rabo ou me dar uma viola!
        --- Eu não tenho viola nenhuma! A única coisa que eu tenho é um facão.
        --- Então, ou me dá o rabo, ou me dá o facão!
        Foi daí que o homem deu o facão para o macaco e seguiu seu caminho.
        O macaco, de posse do facão foi andando pela estrada, quando encontrou no caminho uma mulher cortando lenha com os dentes.
        --- Minha senhora! Cortando lenha com os dentes? Tome esse facão!
        --- Não posso aceitar, seu macaco! Eu já quebrei todos os meus facões para fazer fogueira! Depois, se eu quebrar o seu facão o senhor vai querer outro.
        --- Que nada! Meu facão é forte!
        Com a insistência do macaco, a mulher aceitou o facão. Ela cortou tanta lenha que o facão se quebrou.
        O macaco, que tinha ido dar uma volta, quando voltou foi logo perguntando:
        --- Cadê meu facão?
        --- Se quebrou!
        --- Se quebrou não! Você quem quebrou! Eu quero meu facão!
        --- Mas o senhor disse que seu facão era forte e que ele não se quebraria!
        --- Não importa! Eu quero meu facão! Ou meu facão ou uma viola!
        Mas a mulher não tinha viola. O que ela tinha era somente um cesto velho.
        O macaco aceitou o tal cesto no lugar do facão e foi embora. A mulher, coitada, voltou a cortar lenha com os dentes.
        Lá pela tarde, quando chegou na cidade, encontrou uma mulher que estava vendendo os pães na saia da roupa.
        --- Minha senhora! Vendendo pão na roupa? Que falta de higiene! Tome este cesto!
        --- Quero não, seu macaco! Eu vendo muito pão! Se eu colocar meus pães no seu cesto, ele pode se esbagaçar todo... Vou perder meus pães e o senhor vai ficar sem seu cesto!
        --- Que nada! Meu cesto é muito forte! Pode vender seus pães sem medo! O macaco insistiu tanto, que a mulher aceitou o cesto. O macaco tinha ido conhecer a cidade e quando encontrou a mulher novamente, só a viu com um pão na mão.
        --- Ué! Cadê meu cesto?
        --- Seu cesto estava muito velho! Se esbagaçou assim que coloquei meus pães nele. Só consegui segurar este pão.
        --- Não quero saber! Ou você me dar o cesto ou então me dar esse pão! Eu quero mesmo é uma viola, mas já estou vendo que você não tem condição de me dar uma... Então o pão vai servir.
        A pobre mulher deu o pão para o macaco e foi embora.
        O macaco sentiu muita vontade de comer o pão, mas se ele o comesse voltaria a não ter nada. Então, como já tinha anoitecido ele entrou numa casa e se espantou ao encontrar duas moças tomando café com cinzas.
        --- Mas o que vejo? Tomando café com cinzas? Comam este pão!
        --- Seu macaco! O senhor só tem um pão. Como esse pão vai dar para nós três? É melhor o senhor comer sozinho! Nós já estamos acostumadas a comer cinzas.
        --- Que nada! Nem estou com fome! Podem comer! Está delicioso! Comam! Comam! O macaco deixou o pão em cima da mesa e deu uma saidinha.
        As moças, que há tempos não viam pão resolveram dividir o pão ao meio e comeram todinho. Quando o macaco chegou perguntou:
        --- Cadê meu pão?
        --- Você mandou a gente comer!
        --- Mas vocês poderiam, pelo menos, ter deixado um pedacinho pra mim! Eu quero meu pão!
        --- Mas a gente não tem pão, seu macaco! A gente não tem nada! Só temos a nós mesmas!
        --- Então, eu quero uma moça de vocês pra mim no lugar do pão!
        As moças, sem opção, tiraram par ou ímpar para saber quem iria com o macaco. De posse de uma das moças, lá se foi ele de braços dados. Lá pelas 10 da noite, entrou num baile e viu vários casais dançando. Também tinha dois homens dançando juntos. O macaco foi em direção deles e falou:
        --- Meus senhores! Dançando homem com homem? Longe de mim o preconceito, mas acho que vocês deveriam dançar com essa moça! Experimente dançar com essa moça linda como esta!
        --- Realmente a moça é muito linda, seu macaco! Mas o senhor só tem uma e nós somos dois.
        --- Tenho certeza que vocês vão encontrar um jeito para resolver esse problema. Ela além de linda é muito forte. Vai aguentar dançar com os dois. O macaco nem quis argumentar muito. Foi deixando a moça com os cavalheiros e deu um jeito de sair de mansinho.
        Os homens não conseguiam entrar em acordo de quem dançaria com a moça primeiro. Cada um pegou em um braço da moça e começou a brigar por ela. Na disputa, de puxa pra lá e puxa pra cá, a moça quebrou os braços. Nessa hora o macaco voltou ao salão e disse:
        --- O que vocês fizeram com minha moça?
        --- Você disse que sua moça era forte!
        --- Disse sim! Mas não lhes dei o direito de quebra-la toda! Agora, lhes darei três opções: Ou vocês me dão uma nova moça, ou eu vou até a delegacia, ou vocês me dão uma viola.
        Os homens, com medo de serem presos compraram a viola de um dos tocadores do baile e entregaram ao macaco. As pessoas do baile ajudaram a moça e levaram-na ao hospital.
        O macaco, enfim, conseguiu o que ele queria e foi embora cantarolando pelo caminho de volta para casa:
        --- Do meu rabo ganhei um facão! Do facão ganhei um cesto! Do cesto ganhei um pão! Do pão ganhei uma moça! E da moça ganhei uma viola... Tinguilin tim tim o macaquinha já vai embora... Tinguilin tim tim o macaquinho já vai embora.
        E lá se foi o macaco feliz com sua viola! “Esta história entrou por uma porta e saiu por outra. Quem quiser que conte outra!”.

     Conto da Cultura Popular Nordestina - Adaptação:
Prof. MSc. Edilma Silva Santos. 
 Entendendo o conto:
01 – Por que o título do conto é O Macaco e a Viola”?
      Porque o sonho do macaco era ganhar uma viola, para ser a tua companheira.

02 – Para poder ganhar uma viola. O que o macaco decidiu fazer?
      Sentou-se à beira do caminho e esperou uma milagre acontecer.

03 – Quando o macaco sentou-se à beira do caminho o rabo comprido atravessou, o que aconteceu com seu rabo?
      Como o macaco achava que seu rabo era muito forte, não quis tirar do caminho e uma carroça passou por cima e quebrou-o.

04 – O macaco aproveitou o momento, que o rabo quebrou e cobrou do carroceiro, você me dá outro rabo ou uma viola. Qual foi a resposta do carroceiro?
      “Eu não tenho viola nenhuma! A única coisa que tenho é um facão.”

05 – O macaco continuou sua viagem, encontrou uma senhora cortando lenha com os dentes, e ofereceu o facão a ela, que terminou quebrando. O que a senhora deu como pagamento?
      Como a senhora não tinha uma viola, deu um cesto velho.

06 – Chegando a cidade, o macaco viu uma mulher vendendo pães na roupa. E ofereceu o cesta velho. O que aconteceu com o cesto e qual foi a cobrança do macaco?
      Como o cesto era velho, se desmanchou, caindo os pães, sobrando apenas um pão, o que ela deu como pagamento pelo cesto.
07 – Ao encontrar duas moças tomando café com cinzas, ficou com dó, e deu o pão para as moças. Mas, como ele também estava com fome e as moças não deixaram nem um pedaço pra ele, o que ele quis receber delas?
      Como as moças não tinham nada, uma foi com ele, como forma de pagamento.
08 -  O macaco ofereceu a moça a dois homens que dançavam juntos num baile. Qual foi a resposta deles? Justifique com trecho do conto.
      “Realmente a moça é muito linda, seu macaco! Mas o senhor só tem uma e nós somos dois.”

09 – O que aconteceu com a moça, na disputa dos homens para saber com quem ela iria dançar?
      Cada um pegou em um braço da moça e começou a puxar até quebrar o braços.

10 – Qual foi as opções que o macaco deu aos dois homens, por terem quebrado os braços da moça?
      Ele deu três opções:
·        Vocês me dão outra moça.
·        Eu vou até a delegacia.
·        Vocês me dão uma viola.

11 – Diante das opções, qual foi a decisão tomada por eles?
      Para evitarem de ser preso, eles compraram a viola de um dos tocadores do baile e entregaram ao macaco.

12 – Como o macaco tinha conseguido o que queria, ganhar a viola, o que ele cantarolava voltando para casa? Justifique.
      “Do meu rabo ganhei um facão! Do facão ganhei um cesto! Do cesto ganhei um pão! Do pão ganhei uma moça! E da moça ganhei uma viola... Tinguilin tim tim o macaquinha já vai embora... Tinguilin tim tim o macaquinho já vai embora.”

13 – Qual a moral da história?
       “Esta história entrou por uma porta e saiu por outra. Quem quiser que conte outra!”.
      








Um comentário:

  1. A moral da história é que com um pouco de inteligência e esperteza se consegue o que quiser. Na questão 12 a justificativa é que o macaco canta a sequência dos fatos acontecidos.
    Obrigada pela postagem!
    Prof. Edilma.

    ResponderExcluir