domingo, 27 de maio de 2018

CONTO: O COELHINHO PIRRACENTO - VILMA MEDINA - COM GABARITO


Conto: O COELHINHO PIRRACENTO

    Vivia no bosque verde um coelhinho doce, meigo e macio, mas pirracento. Sempre que via algum animal do bosque tirava sarro dele.
    Um dia, quando estava sentado à sombra de uma árvore, aproximou-se dele um esquilo, e disse “Olá senhor coelho!” O coelho não respondeu. Olhou, mostrou a língua e saiu correndo. “Que mal educado!”, pensou o esquilo.
      A caminho da sua toca, encontrou um servo, que também quis saudá-lo. “Bom dia senhor coelho!”. De novo o coelho mostrou a língua ao servo e saiu correndo.
     Assim aconteceram várias vezes com todos os animais do bosque que o coelho encontrava pelo caminho, um dia todos os animais decidiram dar uma boa lição no coelho mal educado, e fizeram um acordo para que, quando algum deles visse o pirracento coelho, não o cumprimentasse, iriam fazer como se não o tivessem visto.
      E assim aconteceu, nos dias seguintes todo mundo ignorou o coelho. Ninguém falava com ele, nem o saudavam. Um dia, todos os animais do bosque organizaram uma festa e o coelho ouviu onde iriam celebrar e pensou em ir, mesmo não sendo convidado.
    Naquela tarde, enquanto todos os animais se divertiam, apareceu o coelho no meio da festa, todos fizeram de conta que não o tinham visto, o coelho constrangido pela falta de atenção dos seus companheiros, decidiu ir embora com as orelhas baixas.
    Os animais, com pena do coelho, decidiram ir até sua toca e convidá-lo para a festa, não sem antes faze-lo prometer que nunca mais faria pirraça a nenhum dos os amigos do bosque, o coelho, muito contente, prometeu nunca mais pirraça os seus amiguinho do bosque, e todos se divertiram muito na festa e viveram felizes para sempre.

   Vilma Medina. Diretora de Guiainfantil.com

Entendendo o conto:

01 – Qual o título do texto?
      O título do texto é “O coelhinho pirracento”.

02 – Quantos parágrafos tem o texto?
      O texto tem sete parágrafos.

03 – Quem é o personagem principal da história?
      O personagem principal é o coelhinho pirracento.

04 – Cite algumas características do coelhinho pirracento.
      Ele era meigo, doce é macio, mas muito pirracento.

05 – Qual era a atitude do coelhinho pirracento em relação aos amiguinhos que o cumprimentavam?
      Ele olhava, mostrava a língua e saia correndo.

06 – O que os animais decidiram fazer com o coelho pirracento?
      Os animais decidiram dar uma boa lição no coelho mal educado, ignorando o coelhinho pirracento.

07 – O que fez o coelhinho mudar de opinião?
      Todos os animais ignoraram o coelhinho por vários dias e quando ele foi a festa ninguém falou com ele, o coelho ficou triste. Quando os animais foram na casa dele ele aceitou não fazer pirraça com os animais do bosque.





Nenhum comentário:

Postar um comentário