terça-feira, 15 de maio de 2018

CONTO DE FADA DA MULHER MODERNA - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Conto: Conto de fada da mulher moderna


         Era uma vez, numa terra muito distante, uma linda princesa, independente e cheia de autoestima que, enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo estava de acordo com as conformidades ecológicas, se deparou com uma rã. Então, a rã pulou para o seu colo e disse:
         - Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre…
         E então, naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã à sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria e pensava: – Eu, hein? … nem morta!

                                                                   Luís Fernando Veríssimo

Entendendo o conto:
01 – Qual é o título do texto?
      O título é “Conto de fada da mulher moderna”.

02 – Quais são os personagens da história?
      Os personagens são a princesa e o sapo.

03 – Quem é o autor da história?
      O autor é Luís Fernando Veríssimo.

04 – Descreva a princesa:
      A princesa, era linda, independente e cheia de autoestima.

05 – Enquanto a princesa observava o lago do seu castelo, o que aconteceu?
      Ao contemplar o lago se deparou com uma rã, que logo pulou em seu colo e lhe fez uma proposta.

06 – Qual foi a proposta feita pela rã?
      Linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Mas, uma bruxa má lançou-me um encanto e eu transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo. A minha mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavarias as minhas roupas, criarias os nossos filhos e viveríamos felizes para sempre…

07 – Qual foi a resposta da princesa? Baseado no texto justifique sua resposta.
      A princesa não aceitou, podemos ver isso quando no jantar ela come pernas de rã e diz “Eu, hein? ... Nem morta!”

08 – No lugar da princesa o que você faria? Justifique sua resposta.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Em sua opinião porque o autor escolheu este título para o texto?
      Resposta pessoal do aluno.


15 comentários:

  1. É show de bola está história amei

    ResponderExcluir
  2. Texto: conto de fadas para mulheres modernas

    1) Ao longo da leitura do texto, você deve ter percebido a maneira dos personagens se comportarem. Sendo assim, indique a que personagem podemos associar as qualidades a seguir, utilizando 1 para se referir à princesa e 2 para se referir ao sapo. Você pode pesquisar o sentido das palavras que é desconhecido para você, na internet ou no dicionário. ( ) independente ( ) autoestima ( ) asqueroso(a) ( ) convencido(a) *
    ()1-2-1-2
    ()1-1-2-2
    ()1-1-2-1
    2) Que pistas usou para a escolha dos itens que marcou na questão anterior? Além dessas características, você observou outras? Quais? *
    3) A rã disse para a princesa que antes era um príncipe e que a bruxa o transformou em uma rã (linhas 6 e 7). A partir disso, houve alguma mudança de atitude da rã e a vida de antes, ao pedir um beijo a princesa? Que pistas você usou para chegar a essas conclusões? *
    4) A partir dos seus conhecimentos de mundo sobre contos de fadas, você deve ter percebido a recorrência da famosa frase: “felizes para sempre''. Podemos dizer que nesse texto, os personagens viveram “felizes para sempre”? Comente sua resposta. *
    5) “à sautéé”(linha 13) é uma expressão francesa que significa pular, saltear em referência a mexer o cozimento, ou seja, é uma técnica culinária que usa pouco óleo para fritar. Poderíamos dizer que há alguma relação estabelecida entre o contexto de vida da rã e a expressão francesa? * *
    6) Atentando para a maneira com que a princesa se delicia com a comida, qual ou quais das combinações a seguir podem ser interpretadas a partir da leitura do texto? *
    ()a princesa está comendo a rã que era o príncipe;
    ()a princesa está comendo uma rã e conversando com o príncipe;
    ()não sabemos se a princesa estava comendo a rã que era o príncipe.
    a) Que pistas do texto você usou para sua(s) escolha(s)? *
    b) É possível uma quarta interpretação para esta seção do conto? Qual? *

    Alguém me ajuda!!!

    ResponderExcluir
  3. E a 10· Faça uma ilustração da história:??????

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Sim pois nos contos de fadas os animais falam como pessoas

      Excluir