sexta-feira, 6 de abril de 2018

TEXTOS CURTOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

Texto: A Escola

        A escola onde João estuda realizou uma gincana, dentre outras tarefas, destacou-se a de arrecadar alimentos não perecíveis para doação em orfanato. O gráfico abaixo registra o resultado da arrecadação em quilos por equipe.
        A equipe azul arrecadou 150 quilos.
        A equipe verde arrecadou 200 quilos.
        A equipe amarela não arrecadou nada.
        A equipe vermelha arrecadou 300 quilos.

Com base nos dados do gráfico acima, classifique do primeiro ao quarto colocado a equipes participantes. Marque a resposta certa:
       a)   Amarela, azul, verde e vermelho.
       b)   Verde, amarelo, vermelho e azul.
       c)   Vermelho, verde, azul e amarelo.
       d)   Vermelho, azul, verde e amarelo.

Texto: PIPOCA


02 xícaras (chá) de milho de pipoca.
01 colher (sopa) de manteiga ou óleo.
Sal a gosto.
        Coloque a manteiga ou óleo numa panela grande e leve ao fogo forte. Junte o milho e mexa sem parar.
        Quando o milho começar a estourar tampe a panela e abaixe o fogo para não queimar.
        OBS: Se gostar de pipoca doce faça uma calda de açúcar em ponto de fio e jogue as pipocas que já devem estar prontas. Misture bem, esfrie e sirva.

                   Reis, Emanoel de Carvalho. Mesa do Pimpolho. Paraná.
                            Pimpolho, s/d. (Coleção A Turminha do Pimpolho).

01 – Este texto é:
          a)   Um classificado.
          b)   Uma receita.
          c)   Um bilhete.
          d)   Uma notícia.

Texto: O DESENHISTA


    A professora pegou Joãozinho na sala de aula desenhando caricaturas de seus amiguinhos.
Tomou seu caderno e disse:
      --- Vamos mostrar para a diretora e ver o que ela acha disso!
      Chegando na sala da diretora, após esta olhar com atenção para os desenhos, exclamou:
      --- Muito bonito isso, não é, seu Joãozinho?
      Respondeu Joãozinho com a maior naturalidade do mundo:
      --- Bonito e bem desenhado. Na verdade, eu sempre soube que era um grande artista, mas a modéstia me impedia de falar sobre o assunto. Mas agora, vindo da senhora, sei que é sincero, por isso fico muito contente!

                                         www.sitededicas.uol.com.br, 19 de maio de 2008.

01 – O que Joãozinho estava desenhando?
         a)   A professora.
         b)   Os amiguinhos.
         c)   A diretora.
         d)   Os artistas.


     (SAERJ) leia o texto Baixo:


Texto: O Urso

        URSO é condenado por roubo de mel na Macedônia.
O sabor de mel foi tentador demais para um urso na Macedônia, que atacou várias vezes as colmeias de um apicultor.
      Agora, o animal tem ficha na polícia. Foi condenado por um tribunal por roubo e danos.
       O caso foi levado à justiça pelo apicultor irritado depois de um ano de tentar, em vão, proteger suas colmeias.
        Durante um período, ele conseguiu afugentar o animal com medidas como comprar um gerador e iluminar melhor a área onde os ataques aconteciam ou tocar músicas folclóricas sérvias. Mas quando o gerador ficava sem energia e a música acabava, o urso voltava e lá se ia o mel novamente. “Ele atacou as colmeias de novo”, disse o apicultor Zoran Kiseloski.
        Como o animal não tinha dono e é uma espécie protegida, o tribunal ordenou ao Estado pagar uma indenização por prejuízos causados pela destruição de colmeias, no valor de US$ 3,5 mil.
        O urso continua à solta em algum lugar da Macedônia.

01 – O que é um apicultor?
         a)   Homem irritado.
         b)   Criador de abelhas.
         c)   Morador de Macedônia.
         d)   Caçador de urso.

(SAERJ). Leia o texto abaixo:
       
FÁBULA: O GALO E A PEDRA PRECIOSA

   Um galo, que procurava no terreiro, alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta desolado:
   --- Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as joias do Mundo!

        Moral da história: A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas.
                                                                               www.sitededicas.com.br

01 – O tema desse texto é:
         a)   A beleza e o valor da pedra preciosa.
         b)   A relação entre valor e necessidade.
         c)   O alimento preferido de galos e galinhas.
         d)   O encontro do galo com a pedra.

(SAEPE). Leia o texto abaixo:


         Qual a diferença entre a onça, o tigre e o leopardo?

        Os três são felinos, carnívoros e ótimos caçadores. Eles possuem presas grandes e garras que se escondem embaixo da pele. Mas são espécies diferentes. A onça vive nas Américas, tem o pelo cheio de manchas com uma pinta preta no meio. Já o Leopardo vive na Ásia e na África e também tem manchas, mas sem a pinta preta no meio. O tigre habita na Ásia e não tem manchas, mas listras. O curioso é que o desenho das manchas ou listras é diferente de um animal para outro, como nossas impressões digitais. Assim, não existem dois tigres, onças ou leopardos iguais.
                                                                     Revista Recreio, n° 252, 2005.
01 – Esse texto trata:
        a)   Dos hábitos dos felinos.
        b)   Das diferenças e semelhanças entre as moradias dos animais.
        c)   Das diferenças e semelhanças entre o tigre, a onça e o leopardo.
        d)   Dos hábitos dos carnívoros.

(SAERS). Leia o texto abaixo:
       
SÓ SEREI FELIZ

     Se tiver grana, roupas legais e puder gastar com o que bem entender.
      A gente não vai aqui repetir o velho ditado dizendo que “dinheiro não traz felicidade”, como se isso fosse um consolo para quem está sem grana. Mas também não dá para bancar a cínica e rebater afirmando que “trazer, não traz, mas compra”. Brincadeiras à parte, a verdade é que a felicidade é um estado que não se compra, mas pode ser encontrada nas coisas mais simples da vida. Você pode experimentar, por exemplo:
       Tomar um picolé; levar seus olhos para passear e ver quanta coisa bonita existe na natureza para ser apreciada; Dividir uma pizza com os amigos; Andar de mãos dadas com o namorado; Surpreender seu pai que chegou cansado do trabalho com um beijo carinhoso; Sair para passear com seu cachorrinho; Tomar conta da filhinha da vizinha e brincar de fazer bolinhas de sabão.
       Enfim, dá para resumir em poucas palavras: encontrar a felicidade é bem mais fácil do que você imaginava, não é mesmo?

                                                Revista Atrevida. Número 161. Janeiro 2008.
                                                                      Pag. 32. (Fragmento adaptado).
01 – Esse texto foi escrito para:
         a) Idosos.
         b) Namorados.
         c) Garotas.
         d) Pais.


Leia o poema abaixo:
      
POEMA:FADA FEITICEIRA

Geralda
É uma fada cozinheira
Que quando entra na cozinha
Até parece feiticeira.
É que seus molhos são pecados
As suas massas são feitiços
As suas carnes são caprichos
Quitutes da mãe brasileira.
Seus doces
Seus bons-bocados, seus quindins
Suas pamonhas, seus bombons
Suas paçocas, seus pudins.
Quando ela faz a sobremesa
É sempre o prato mais gostoso
Vem um perfume saboroso
Que todo mundo vai querer
Pegar
        Sentir
                Mexer
                       Cheirar
                                 Provar
                                         Lamber
                                                  Morder
                                                           Comer.

                    Ricardo Azevedo. A casa do meu avô. São Paulo: Ática, 2003.

01 – Os versos 17 a 24, construídos por meio de verbos, expressam:
          a)   Os passos a serem seguidos por aqueles que desejam cozinhar bem.
          b)   Os desejos das pessoas ao sentirem o perfume da sobremesa de Geralda.
          c)   As atitudes adotadas pela fada feiticeira ao preparar seus feitiços.
          d)   As instruções para preparação dos quitutes da mãe brasileira.



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