terça-feira, 10 de abril de 2018

TEXTO: A TV LIGA NOSSAS ANTENAS AO MUNDO - COM GABARITO

TEXTO: A TV LIGA NOSSAS ANTENAS AO MUNDO


     A televisão, desde que começou a se transformar no poderoso meio de comunicação que é hoje, passou a ser tema de análises, estudos e discussões. 
    Muitos estudiosos criticam a influência da televisão na vida das pessoas, argumentando que ela contribui muito para desfazer os laços sociais das comunidades ou das famílias e que influencia em excesso na formação da visão de mundo das pessoas, principalmente, das crianças e jovens. 
     Os professores apontam o fato de que a televisão afasta os jovens da leitura, diminuindo-lhes a capacidade de imaginação, porque, num livro, quando um lugar é descrito ou uma cena é narrada, o leitor exercita sua capacidade inventiva, participando ativamente da construção do lugar ou da cena; na TV, diferentemente, tudo é apresentado pronto. 
       Outra crítica que se faz à TV é quanto à qualidade do que ela oferece ao público. Há programas apelativos; programas humorísticos com personagens ridículas, preconceituosas; filmes em que a violência é mostrada como a forma mais eficiente de resolver os problemas; programas infantis que, mais que educar e divertir as crianças, criam nelas o desejo de possuir, comprar e consumir. 
        Tudo isso é inquestionável. Basta ligarmos a TV para comprovar. 
        Mas as virtudes da televisão talvez sejam maiores que seus defeitos. 
     Inicialmente, é necessário lembrar que a TV é uma das pouquíssimas opções de lazer gratuito para a população mais pobre. Além disso, ela é, para milhões de pessoas, a única fonte de informação. Seus noticiários, embora quase sempre superficiais, substituem a leitura de jornais e revistas, que poucos leem, seja por falta de hábito de leitura, seja por falta de dinheiro para comprá-los. 
        A televisão exerce também um importante papel de orientação social nas campanhas de vacinação infantil, nas eleições e nas campanhas de solidariedade, por exemplo. 
     Quanto à relação da TV com a leitura, é necessário não posicioná-las como inimigas, pois ambas são formas distintas de diversão, lazer e conhecimento. A televisão pode, inclusive, ser uma boa maneira de introduzir as crianças e os jovens no mundo da leitura. Quando a televisão apresentou a série O Sítio do Pica-pau Amarelo, houve um grande aumento no interesse das crianças para ler os livros de Monteiro Lobato. 
     Se, no entanto, deixarmos de lado esses e tantos outros aspectos mais cotidianos a respeito desse meio de comunicação e pensarmos na influência mais ampla que ele exerce em nossas vidas, perceberemos por que a televisão fascina tanto: ela coloca diante de nós, instantaneamente, a multiplicidade do mundo. 
     É ela que nos possibilita ver o lançamento de uma nave espacial, vibrar com um gol da seleção de futebol, tomar conhecimento de um problema social, ver o nascimento de um filhote de uma espécie em extinção, ver uma criança morta pela estupidez da fome ou da guerra. É ela que, ao nos mostrar as alegrias e as tristezas do mundo, lembra-nos, de forma surpreendente ou chocante, que somos parte dele. 
      Quem pode negar, então, que a TV, apesar de todos os seus defeitos e distorções, mostra-nos a vida?
                              (Texto adaptado) 

Entendendo o texto:
01 – De acordo com texto lido, pode-se destacar como uma característica positiva da televisão o fato de:
       A – ( ) influenciar, excessivamente, na visão de mundo das pessoas.
       B – ( ) afastar os jovens da leitura.
       C – ( ) oferecer programas de má qualidade.
       D – (X) representar uma opção de lazer gratuito.
       E – ( ) despertar, nas crianças, o desejo de possuir, comprar e consumir produtos.

02 – Houve indicação inadequada de vocábulo ou vocábulos, entre parênteses, que podem substituir os termos destacados em:
       A – ( ) “... argumentando que ela contribui muito...” (televisão) 
       B – ( ) “... diminuindo-lhes a capacidade de imaginação...” (jovens) 
       C – (X) “... seja por falta de dinheiro para comprá-los.” (livros) 
       D – ( ) “... é necessário não posicioná-las como inimigas...” (TV e leitura) 
       E – ( ) “... ao nos mostrar as alegrias...” (telespectadores em geral) –

 03 – Marque a opção cuja palavra em destaque não possui função qualitativa:
       A – ( ) programas infantis
       B – ( ) lazer gratuito
       C – ( ) importante papel
       D – (Xinteresse das crianças
       E – ( ) influência mais ampla.


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