quarta-feira, 4 de abril de 2018

TEXTO: MEU DIÁRIO - RICARDO AZEVEDO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: MEU DIÁRIO


        7 de julho

        Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé Luís e do Beto são mais ou menos. O meu deixa jogar na rua, mas nada de chegar perto da avenida. O Toninho está terminantemente proibido de ir ao bar do Seu Porfírio. O do Beto é bem bravo, só que nunca está em casa: por isso, o Beto é o maior folgado e faz o que quer. Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que nem o meu. 
         O do Zé Luís deixa, mas é obrigatório voltar às seis em ponto e o do Mauro às vezes deixa tudo, outras dá bronca que Deus me livre, tudo na tal língua estrangeira que ele inventou.

AZEVEDO, Ricardo. Nossa rua tem um problema. São Paulo: Paulinas, 1986.

Entendendo o texto:
01 – No texto “MEU DIÁRIO”, frases como:
‘Pai é um negócio fogo...’
‘...o Beto é o maior folgado...’
‘...mixou a brincadeira.’
Indicam um tipo de linguagem utilizada mais por:
(A)   idosos.
(B)   professores.
(C)   crianças.
(D)  cientistas.

02 – Quantos pais são mencionado no texto?
(A)  5
(B)  6
(C)  7
(D)  8

03 – O trecho “Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho...”, a palavra destacada está referindo-se ao:
(A )  pai do Toninho,
( B)   pai do garoto que narra o fato.   
(C )   pai do Beto
(D )  pai do Mauro.

4 comentários: