segunda-feira, 2 de abril de 2018

TEXTO: HERÓIS DO NOSSO TEMPO - RACHEL DE QUEIROZ - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


 TEXTO: HERÓIS DO NOSSO TEMPO
 (Rachel de Queiroz)

       Além dos erros, enganos e recados, aí está a TV possibilitando a comunicação

       A gente costuma falar mal da televisão e, na verdade, temos muito motivo para isso. Ao mesmo tempo há que reconhecer os méritos óbvios desse insuperável veículo de comunicação, há o milagre eletrônico que ele representa. 
     Mas há outros méritos de que se fala pouco e, no entanto, estão sempre visíveis e diários. Por exemplo, o acesso à informação e à comunicação, aberto a qualquer tipo de pessoa, por mais humilde que seja, por mais distante que viva. Note-se, especialmente depois que se inauguraram esses programas de consulta popular, em que o repórter sai pela rua, interpelando o transeunte a respeito de qualquer problema da comunidade. Chega a haver muita gente que, não apenas não se esquiva, mas até sai ansiosa à procura da moça do microfone, para dar o seu recado a respeito do que ela quer ou teme, do que sofre, do que precisa, do que a atormenta ou revolta. O libertador desabafo. Isso só a TV pode fazer. 
      É a comunicação direta e indireta — ao vivo — entre a pessoa da rua ou da favela, ou da enchente, ou da seca, ou da selva amazônica e o resto da população. Gente até então sepultada no anonimato, que se diria inviolável e, de repente, aparece à luz do sol, para dezenas de milhões de brasileiros seus irmãos e mostra a sua face, diz que está viva, que tem um coração no peito batendo igual ao teu, que da sua boca podem sair palavras de sabedoria, importantes pedidos de socorro e — por que não? — até brados de revolta.
       Esse, um dos triunfos da TV: dar imagem e voz aos que ninguém pensava que tinham rosto ou soubessem falar. Essas meninas, esses rapazes que, com seu microfone e a sua câmera, saem pelos cafundós do sertão ou pelas selvas de pedra das cidades, são mesmo os heróis do nosso tempo. Passou a fase pioneira em que o repórter fazia as suas entradas por mata e rio apenas como esportista aventureiro. Hoje, eles têm sua função social, dirigem- -se a um ponto específico, informando acerca de cada circunstância específica. Com a atual expansão das redes nacionais de TV, mal acontece um fato social importante — calamidade ou descoberta de ouro — há sempre uma equipe deles próximo ao local, onde é necessária para o indispensável testemunho.
      Outro mérito da moderna TV: a democratização do acesso à comunicação, através de certos programas de auditório, especialmente as chamadas “mesas-redondas”. Numa mesma mesa-redonda podem estar presentes, ombro a ombro, o alfa e ômega da sociedade. Num programa sobre higiene sanitária comparecem tanto o cientista de renome internacional quanto o representante dos lixeiros, debatendo os problemas de sua especialidade. Uma princesa e uma favelada, uma estrela de teatro e um figurante, todos com direitos à intervenção e ao debate. 
     Perdoem-se, portanto, à TV os seus grandes e vários pecados, por amor do muito que ela também pode fazer. Aquela câmera que fotografa em ângulo escandaloso os remelexos da sambista pode ser a mesma câmera que, ao lado dos bombeiros, se afunda pelas crateras dos desmoronamentos e dá a identidade das vítimas e pede com urgência socorro. 
     Ah, meninas e rapazes que, às vezes, nos impacientam um pouco quando disparam aquela ingênua, infalível e impiedosa pergunta: “Como é que você se sente vendo seu filho assassinado, ou seu barraco em chamas, ou seu pai sequestrado, ou sua mãe sumida debaixo dos escombros?” 
   Eles não perguntam por mal. São tão jovens que nunca passaram por experiência assim terrível; e querem realmente saber o que acontece com outro ser humano, atingido pela desgraça, daquela forma esmagadora.

                          (O Estado de São Paulo, São Paulo, 15 mar. 1988).
Vocabulário:
alfa – primeira letra do alfabeto grego
anonimato – desconhecido
cafundó – lugar distante
escombro – ruína, destroço
- esquivar-se – escapar, livrar-se
interpelar – perguntar, questionar
- mérito – valor, importância
ômega – última letra do alfabeto grego.

Entendendo o texto:
01 – O texto menciona algumas pessoas e destaca-as como “heróis do nosso tempo”. Estas pessoas são:
       A – (X) os câmeras e os repórteres.
       B – ( ) os apresentadores de tevê.
       C – ( ) os esportistas aventureiros.
       D – ( ) as vítimas dos desabamentos.
       E – ( ) os transeuntes em geral.

02 – As opções abaixo apresentam diferentes méritos da televisão, exceto:
       A – ( ) Permite que a informação chegue a diferentes lugares independentemente da distância.
       B – ( ) Leva ao debate assuntos específicos e de interesse da sociedade em geral.
       C – ( ) Torna o acesso à comunicação mais democrático.
       D – (X) Conta apenas com profissionais bastante experientes em suas transmissões.
       E – ( ) Transmite os acontecimentos em tempo real.

03 – Indique o vocábulo cuja acentuação gráfica pode ser justificada tanto pela regra dos proparoxítonos quanto pela regra dos hiatos:
       A – ( ) óbvios 
       B – (X) veículo 
       C – ( ) visíveis 
       D – ( ) heróis 
       E – ( ) específico 


Um comentário: