quinta-feira, 12 de abril de 2018

TEXTO: COESÃO E ARGUMENTAÇÃO - REGINA H.DURIGAN - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

COESÃO E ARGUMENTAÇÃO


  O fato de o ato de escrever ser um momento em que aquele que escreve se vê sozinho frente ao papel, tendo em mente apenas uma imagem de um possível interlocutor, faz com que haja necessidade de uma maior preocupação em relação à coesão. Em geral, o aluno não sabe até que ponto deve explicitar o que tenta dizer para que se faça compreender. Entretanto, o “fazer-se compreender” é um ponto central em qualquer texto escrito; a coesão deve colaborar nesse sentido, facilitando o estabelecimento de uma relação entre os interlocutores do texto. O que se busca não é um texto fechado em si mesmo, impenetrável a qualquer leitura e sim algo que possa servir como veículo de interação entre os interlocutores.
        Há ainda mais uma questão em que se deve pensar na consideração das especificidades da modalidade escrita – a argumentação. É através dela que o locutor defende seu ponto de vista. A argumentação contribui na criação de um jogo entre quem escreve o texto e um possível leitor, já que aquele discute com este procurando mostrar-lhe que tipo de ideias o levaram a determinado posicionamento. Dito de outra maneira, ao escrever um texto o locutor estabelece relações a partir do tema que se propôs a discutir e tirar conclusões, procurando convencer o receptor ou conseguir sua adesão ao texto.
        Não se pode traçar uma distinção absoluta entre coesão e argumentação: a coesão garante a existência de uma relação entre as partes do texto que tomadas como um todo devem constituir um ato de argumentação. As duas noções contribuem para a constituição de um conjunto significativo capaz de estabelecer uma relação entre o sujeito que escreve e seu virtual interlocutor.
        É próprio da linguagem seu caráter de interlocução. A escrita não foge a esse princípio, ela também busca estabelecer uma relação entre sujeitos. O texto deve ser suficiente para caracterizar seu produtor enquanto um agente um sujeito daquela produção, ao mesmo tempo em que confere identidade ao seu interlocutor. O texto, enquanto uma totalidade revestida de significados, acaba sendo um jogo entre sujeitos entre locutor e interlocutor.
                         
                          Durigan, Regina H. de Almeida et alii. A dissertação
            no vestibular. In: A magia da mudança – vestibular Unicamp.
                     Língua e literatura. Campinas, Unicamp, 1987. p. 14-5.
 Entendendo o texto:
01 – Procure no texto expressões que expliquem o significado das palavras sujeito e interlocução.
     Em várias passagens do texto as palavras em questão são explicadas:
     Sujeito: Em expressões como “aquele que escreve”; “o locutor”; “quem escreve o texto”, etc.;
     Interlocução: Em expressões como “estabelecimento de uma relação entre os interlocutores do texto”; “interação entre os interlocutores”; “jogo entre quem escreve o texto e um possível leitor”. São duas palavras fundamentais à apreensão dos conceitos de coesão e argumentação.

02 – Na produção de textos escritos, há uma maior preocupação em relação à coesão. Quais as causas disso?
     A solidão de quem escreve, que tem apenas uma imagem mental do possível interlocutor.

03 – Qual a importância do “fazer-se compreender” nos textos escritos?
     É central, pois fundamenta a criação de uma verdadeira interação entre os interlocutores.

04 – Releia atentamente o primeiro parágrafo e responda: Qual deve ser a finalidade perseguida pelo produtor de textos escritos?
     O produtor de textos escritos deve ter como objetivo algo “que possa servir como veículo de interação entre os interlocutores”.

05 – Qual a importância a argumentação na elaboração de textos escritos?
     Ela fundamenta a defesa do ponto de vista do locutor, contribuindo para a interlocução.

06 – Como se relacionam coesão e argumentação?
     Os limites não são precisos: no texto dissertativo, a coesão garante que a estrutura do texto faça dele um ato argumentativo eficiente.

07 – Retire do texto passagens que explicam a frase: “É próprio da linguagem seu caráter de interlocução” (último parágrafo).
     O aluno deve apontar passagens em que se destaque a capacidade da linguagem de criar interação entre locutor e leitor.

08 – Explique a passagem: “O texto, enquanto uma totalidade revestida de significados...”.
     Essa definição destaca o fato de que o texto constitui um todo articulado e significativo.

09 – Explique o que você entende por “jogo entre sujeitos”.
     O aluno deve ressaltar o caráter interlocutório do texto argumentativo.

10 – Releia a relação o texto e responda:
      a) Qual a relação de significado entre os dois primeiros parágrafos de texto? Há alguma palavra particularmente importante para o estabelecimento dessa relação?
      O primeiro parágrafo centra-se na análise da importância da coesão no texto argumentativo.
      O segundo acrescenta a isso a importância da argumentação. É, portanto, uma relação de acréscimo, ressaltada pela palavra ainda.

     b) Qual a relação de significado entre o segundo e o terceiro parágrafo?
      O terceiro parágrafo relaciona a argumentação, presentada no segundo parágrafo, com a coesão, discutida no primeiro.

     c) Qual a relação de significado entre o terceiro e o quarto parágrafo?
      O quarto parágrafo parte da relação entre coesão e argumentação estabelecida no terceiro para caracterizar o texto como um ato interlocutório.

d)Qual seria o esquema básico das ideias expostas no texto e do relacionamento entre elas?
      Análise da coesão/análise da argumentação/ relação entre coesão e argumentação/texto como ato interlocutório proveniente da relação coesão-argumentação.

11 – Quando você produz textos escritos exerce conscientemente seu papel de sujeito num ato de interlocução? Comente sua atitude nessas situações.
     Deve-se conduzir o debate para o cotidiano do aluno, mostrando-lhe como a necessidade de produzir textos argumentativos ocorre a todo momento em que se precisa expor uma ideia ou defender uma opinião. Nessas situações, o aluno, sujeito da linguagem, interage com outro ou outros sujeitos. É necessário tornar esse processo mais consciente e mais eficiente quando da produção de textos escritos.
                               
   


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