terça-feira, 3 de abril de 2018

TEXTO: APÓS PERDER A MEMÓRIA, HOMEM SE APAIXONA DE NOVO PELA MULHER, NO ES - COM GABARITO


Texto: APÓS PERDER A MEMÓRIA, HOMEM SE APAIXONA
DE NOVO PELA MULHER, NO ES.


   Na madrugada do dia 18 de janeiro deste ano, Alcino Garajau acordou com vontade de ir ao banheiro, mas não sabia quem era a mulher que estava ao lado dele, nem mesmo onde ficava o banheiro. Não se lembrava do próprio nome, nem sabia que a criança que chorava no quarto ao lado era sua filha. Por dois meses, ele ficou sem se lembrar de nada, conhecendo a própria história por fotos e confiando no que dizia aquela mulher que estava ao lado dele desde que acordou.
        “Mesmo sem conhecê-la, eu me sentia muito confortável ao lado dela. Não tinha lembrança, mas o amor estava ali”, conta. E foi o amor que deu à Priscila Damasceno toda a calma e paciência para reconquistar Alcino e ajuda-lo na recuperação. Neste Dia dos Namorados, o casal celebra o “novo começo” feliz, bem longe do final.
        Alcino e Priscila tiveram dois “primeiros beijos”: antes e depois da perda de memória. Mas Alcino brinca dizendo que, mesmo sem lembrar-se do primeiro beijo, o segundo foi ainda melhor.
        “Confiava nela, mesmo com tudo muito confuso na minha cabeça. Via a dedicação dela. Nossa filha Cristina tinha poucos meses e eu via a Priscila tendo que cuidar de duas crianças: eu e ela. Vi o amor que ela tinha por mim e pela nossa família. Um dia chamei a Priscila para sair, porque eu sentia vontade de conhece-la como mulher. Fomos dar uma volta na praia, em Vitoria, e tudo aconteceu naturalmente, rolou o primeiro beijo. E foi o beijo, conta Alcino.
        Para Priscila, o momento não foi menos especial. “Confesso que estava com muito medo. A expectativa era grande. Quando saímos para conversar na praia, acabou acontecendo naturalmente. E foi muito bom!”, lembra. [...]

                 MONTEIRO, Amanda. Após perder a memória, homem se apaixona de novo pela mulher, no ES. Portal G1ES, 12 jun. 2012. Disponível em: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2012/06/apos-perder-memoria-homem-se-apaixona-de-novo-pela-mulher-no-es.html. Acesso em: 3 out. 2012.

     Entendendo o texto:
     01 – Qual é o assunto tratado nessa notícia e o que mais chama sua atenção?
      A notícia fala sobre um homem que perdeu a memória repentinamente e a recuperou com a ajuda de profissionais e da esposa, por quem ele voltou a se apaixonar. Resposta pessoal.

     02 – Por que Alcino se refere ao segundo beijo com a esposa como “o” beijo?
      Espera-se que os alunos expliquem que esse segundo “primeiro” beijo não foi um beijo qualquer, mas muito especial, porque marcou um momento importante de sua vida: a continuidade de sua relação com Priscila.

     03 – Que relação é possível estabelecer entre esse texto e o quadro de Salvador Dali, observado no início deste capítulo?
      Espera-se que os alunos percebam que ambos, por meio de diferentes linguagens, tratam da importância da memória. É possível comparar um homem sem memória à imagem de um relógio que se derrete.

     04 – Qual é a importância da memória na vida das pessoas? E para uma comunidade?
      Resposta pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário