terça-feira, 3 de abril de 2018

POEMA: VAIDADE - FLORBELA ESPANCA - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


POEMA – VAIDADE
              
                                               Florbela Espanca
Sonho que sou a Poetisa eleita,
Aquela que diz tudo e tudo sabe,
Que tem a inspiração pura e perfeita,
Que reúne num verso a imensidade!

Sonho que um verso meu tem claridade
Para encher todo mundo! E que deleita
Mesmo aqueles que morrem de saudade!
Mesmo os de alma profunda e insatisfeita!

Sonho que sou Alguém cá neste mundo...
Aquela de saber vasto e profundo,
Aos pés de quem a Terra anda curvada!

E quando mais no céu eu vou sonhando,
E quando mais no alto ando voando,
Acordo do meu sonho... E não sou nada! ...

                            ESPANCA, Florbela. Poemas. São Paulo:
Martins Fontes, 1999.

Entendendo o poema:
01 – Transcreva no caderno a informação que traduz mais claramente a ideia principal do poema:
     a) Está claro para o eu lírico o seu valor pessoal e o valor de sua poesia, daí sua necessidade de reconhecimento.
     b) Sonhar é parte do processo para atingir a perfeição poética, possível apenas por meio de um saber vasto e profundo.
     c) O eu lírico marca a oposição entre seu sonho de ser especial, de ter seu talento reconhecido e o que pensa sobre si mesmo: que não é nada.

02 – Identifique os versos em que o eu lírico revela seu sonho de ser a “poetisa eleita”.
      Todos, exceto o último.


Nenhum comentário:

Postar um comentário