quinta-feira, 12 de abril de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): A VIA LÁCTEA - LEGIÃO URBANA - COM GABARITO

Música(Atividades): A Via Láctea

Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho
Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz

Mas não me diga isso

Hoje a tristeza não é passageira
Hoje fiquei com febre a tarde inteira
E quando chegar a noite
Cada estrela parecerá uma lágrima

Queria ser como os outros
E rir das desgraças da vida
Ou fingir estar sempre bem
Ver a leveza das coisas com humor

Mas não me diga isso
É só hoje e isso passa
Só me deixe aqui quieto
Isso passa
Amanhã é um outro dia
Não é?

Eu nem sei por que me sinto assim
Vem de repente um anjo triste perto de mim
E essa febre que não passa
E meu sorriso sem graça
Não me dê atenção
Mas obrigado por pensar em mim

Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho

Quando tudo está perdido
Eu me sinto tão sozinho
Quando tudo está perdido
Não quero mais ser quem eu sou

Mas não me diga isso
Não me dê atenção
E obrigado por pensar em mim.
        
                                     Compositor: Renato Russo, Marcelo Bonfá, Dado Villa-Lobos.

Entendendo a canção:
01 – A canção nos retrata que momento da vida do autor?
      Retrata toda a depressão e pessimismo que Renato Russo já vinha demonstrando alguns meses antes de morrer.

02 – Não existe, em geral, palavra de consolo nos casos em que estamos completamente transtornados. Isso porque esses sentimentos não podem ser negados, pois isso seria negar sua realidade. Que versos nos mostra isto?
      “Mas não me diga isso.”

03 – Nos versos: “Hoje a tristeza não é passageira
                             Hoje fiquei com febre a tarde inteira
                             E quando chegar a noite
                             Cada estrela parecerá uma lágrima.”

      O que o eu poético quis dizer nesses versos?
      Parece dizer que “hoje em dia” a tristeza não é passageira, ao contrário de outros tempos. Ele se encontra febril, pois sofre com a AIDS. Então, projeta sobre a natureza o seu estado interno. Quando chegar a noite, isto é, no futuro, quando não mais for dia, quando não houver mais a tarde em que está febril e a doença tiver cumprido o seu desígnio, a noite, a morte chegará. Então, cada estrela, parecerá uma lágrima sobre o rosto escuro do céu. O céu padecerá e chorará.

04 – Por que o título “A via láctea”?
      Significa em latim, “Caminho de Leite”, ou seja, à protusão de estrelas concentradas em uma faixa do céu noturno. Percebe que seria uma viagem para outro plano.

05 – Em que versos o eu poético diz que queria saber usar uma máscara, como a maioria das outras pessoas, e rir do próprio sentimento, do sofrimento, fingir que está sempre bem?
      “Queria ser como os outros
       E rir das desgraças da vida
       Ou fingir estar sempre bem.”

06 – Em que versos o eu poético se sente derrotado, extraviado, desesperado, sozinho e não quer ser mais quem é?
      “Quando tudo está perdido
       Eu me sinto tão sozinho
       Quando tudo está perdido
       Não quero mais ser quem eu sou.”

07 – Segundo os Maias, o que é “A via láctea”? Pesquise e responda.
      “A via láctea era a estrada mística através da qual as almas seguiam para o submundo dos mortos.”

08 – Nesta estrofe: “Eu nem sei por que me sinto assim
                                 Vem de repente um anjo triste perto de mim.”
      O que o eu poético diz?
      Ele diz que nem sabe porque se sente assim (triste, solitário e infeliz) e fala que de repente, vem um anjo triste perto dele. O que seria um triste se não a própria morte?






 




Um comentário: