sábado, 7 de abril de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): RONDA - PAULO VANZOLINI- COM GABARITO

Música(Atividades): Ronda

                    Letra Paulo Vanzolini

De noite eu rondo a cidade
A te procurar sem encontrar
No meio de olhares espio
Em todos os bares você não está
Volto pra casa abatido
Desencantado da vida
O sonho alegria me dá
Nele você está

Ah se eu tivesse
Quem bem me quisesse
Esse alguém me diria
Desiste essa busca é inútil
Eu não desistia

Porém com perfeita paciência
Sigo a te buscar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando um dadinhos
Jogando um bilhar
E nesse dia então
Vai dar na primeira edição
De noite eu rondo a cidade
A te procurar sem encontrar

Volto pra casa abatido
Desencantado da vida
O sonho alegria me dá
Nele você está

Ah se eu tivesse
Quem bem me quisesse
Esse alguém me diria
Desiste essa busca é inútil
Eu não desistia

Porém com perfeita paciência
Volto a te buscar
Hei de encontrar
Bebendo com outras mulheres
Rolando um dadinhos
Jogando um bilhar
E nesse dia então
Vai dar na primeira edição
Cena de sangue num bar
Da Avenida São João. 

                                     
Entendendo a canção:
01 – Por que “Ronda” é considerada como uma as “canções-símbolo” da cidade de São Paulo?
      Porque ela é executada em toda e qualquer casa noturna, basta que alguém pegue um violão e aceite pedidos...

02 – Que cenário o autor se inspirou para escrever esta canção?
      Teve como inspiração o seu tempo de soldado, quando servia o exército na Companhia de Policiais e fazia RONDAS pelas boates de São Paulo atrás de soldados desgarrados.

03 – Segundo o autor durante esta ronda percebe-se que uma mulher da vida procura o amante para mata-lo. Cite os versos que retratam este momento.
      Vai dar na primeira edição
      Cena de sangue num bar
      Da Avenida São João.”

04 – No verso: “Ah se eu tivesse / Quem bem me quisesse.” O eu lírico se mostra como?
      Se sentindo rejeitado pela pessoa amada.

05 – Dizem que ódio e amor são sentimentos muito próximos um do outro e que pessoas que se amam podem um dia se odiar, pois a linha que os separa é muito frágil. Identifique o par de versos que exprime esse argumento popular.
a)   “De noite eu rondo a cidade
A te procurar sem encontrar.”
b)   “Cena de sangue num bar
Da Avenida São João.” 
c)   “Volto pra casa abatido
Desencantado da vida”
d)   “Desiste essa busca é inútil 
Eu não desistia.” 
e)   “Porém com perfeita paciência
Sigo a te buscar
Hei de encontrar.”



"Sinta carinho, goste, adore e ame! Mas jamais precise de alguém para ser feliz, além de você mesmo." Chico Xavier




Nenhum comentário:

Postar um comentário