quarta-feira, 4 de abril de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): MEU CARO AMIGO - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Meu Caro Amigo                        

                                 Compositor: Francis Hime / Chico Buarque

Meu caro amigo me perdoe, por favor
Se eu não lhe faço uma visita
Mas como agora apareceu um portador
Mando notícias nessa fita
Aqui na terra 'tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n' roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
Muita mutreta pra levar a situação
Que a gente vai levando de teimoso e de pirraça
E a gente vai tomando, que também, sem a cachaça
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu não pretendo provocar
Nem atiçar suas saudades
Mas acontece que não posso me furtar
A lhe contar as novidades
Aqui na terra 'tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n' roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
É pirueta pra cavar o ganha-pão
Que a gente vai cavando só de birra, só de sarro
E a gente vai fumando que, também, sem um cigarro
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu quis até telefonar
Mas a tarifa não tem graça
Eu ando aflito pra fazer você ficar
A par de tudo que se passa
Aqui na terra 'tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n' roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
Muita careta pra engolir a transação
E a gente tá engolindo cada sapo no caminho
E a gente vai se amando que, também, sem um carinho
Ninguém segura esse rojão

Meu caro amigo eu bem queria lhe escrever
Mas o correio andou arisco
Se me permitem, vou tentar lhe remeter
Notícias frescas nesse disco
Aqui na terra 'tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n' roll
Uns dias chove, noutros dias bate sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
A Marieta manda um beijo para os seus
Um beijo na família, na Cecília e nas crianças
O Francis aproveita pra também mandar lembranças
A todo pessoal
Adeus.

Entendendo a canção:

01 – A letra desta canção trata de quê?
      É um recado enviado para seu amigo Augusto Boal que se encontrava exilado em Lisboa por causa da Ditadura Militar no Brasil no ano de 1976.

02 – Que tipo de correspondência foi enviado?
      Por ser um Período de Ditadura, as correspondências eram violadas, por isto foi enviada uma gravação em fita cassete por um portador de confiança.

03 – Cite os versos onde o autor critica a paixão desmedida do povo brasileiro pelo futebol e pelo carnaval que o cega para os problemas reais.
“Aqui na terra 'tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n' roll.”

04 – No verso: “Uns dias chove, noutros dias bate sol”. O que o autor quer contar para o amigo distante?
      Contar as óbvias variações climáticas de nosso pais.

05 – Quais são os versos da canção que as coisas aqui não estão bem, está muito caro o custo de vida, muita maracutaia que o povo tem que engolir?
“Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta
Muita mutreta pra levar a situação.”

06 – O autor para driblar a censura usa palavras homófonas ou de duplo sentido. Coloque o significado correto nas palavras abaixo:
      Birra: Teimosia – resistência inútil.

      Sambar: “ser preso.”

      Choro: pode representar um gênero musical ou também lágrimas e tristeza por causa da tortura.

07 – Quais foram os símbolos da Identidade Nacional Brasileira, que o Governo militar propagou para unir o País?
      Futebol, samba e carnaval.

08 – No verso: “Ninguém segura esse rojão”. O eu lírico acaba buscando refúgio em meios de prazer momentâneo, como a “cachaça”, o “cigarro” e o “carinho”. Mas este verso é um trocadilho com qual?
      É um trocadilho com “ninguém segura este país”, propaganda utilizada pelo governo militar.

09 – “A gente vai tomando”, esse tomando pode significar o quê?
      As porradas que eram distribuídas gratuitamente pelos militares.

10 – Na última estrofe, Chico Buarque cita nomes de pessoas reais. Quem são?
      Marieta, sua esposa na época. Francis, o coautor da música e Cecília, a mulher de seu amigo.







Nenhum comentário:

Postar um comentário