domingo, 15 de abril de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): CHICO MINEIRO - TONICO E FRANCISCO RIBEIRO - COM GABARITO

Música(Atividades): Chico Mineiro

                                           Tonico e Francisco Ribeiro

        Cada vez que eu me alembro do amigo Chico Mineiro, das viagem que nos fazia era ele meu companheiro. Sinto uma tristeza, uma vontade de chorar, alembrando daqueles tempo que não mais hái de vortar. Apesar de eu ser patrão, eu tinha no coração o amigo Chico Mineiro, caboclo bom, decidido, na viola era delorido e era o peão dos boiadeiro. Hoje porém com tristeza recordando das proeza da nossa viagem motim, viajemo mais de dez ano, vendendo boiada e comprano, por esse rincão sem-fim. Caboclo de nada temia mas porém, chegou um dia, que Chico apartou-se de mim.

Fizemo a úrtima viage
Foi lá pro sertão de Goiais.
Foi eu e o Chico Mineiro
também foi o capataz.
Viajemo muitos dia
pra chegar em Ouro Fino
aonde nós passemo a noite
numa festa do Divino.

A festa tava tão boa
mas antes não tivesse ido
o Chico foi baleado
por um homem desconhecido.
Larguei de comprar boiada.
Mataram meu companheiro.
Acabou o som da viola,
acabou seu Chico Mineiro.

Despoi daquela tragédia
fiquei mais aborrecido.
Não sabia da nossa amizade
porque nós dois era unido.
Quando vi seus documento
me cortou meu coração
vim sabê que o Chico Mineiro
era meu legítimo irmão.

Entendendo a canção:
01 – A canção sertaneja nos descreve o quê?
      Descreve o modo simples de vida do sertanejo, do “caipira”, muito embora, essa expressão “caipira” ainda sofra um pouco de preconceito, por ser vista de forma pejorativa.

02 – Que nome se dá a este tipo de preconceito?
      Preconceito linguístico.

03 – Essas pessoas tem como característica o seu linguajar próprio que foi muito bem demonstrado nesta canção. Cite algumas palavras.
      Alembro – alembrado – viage – passemo – fizemo – urtima – vorta – delorido.

04 – Essa canção é sem dúvida, um exemplo claro de que não temos apenas uma forma de falar. A nossa língua varia, e muito, e essas variedades são apenas diferentes e nunca melhores e mais corretas. Devemos nos atentar para quê?
      Para que não caiamos em um preconceito linguístico, onde certas variantes da língua possam ser discriminadas e outras privilegiadas.

05 – Que versos o poeta descobre que Chico Mineiro era seu irmão?
      “Quando vi seus documento
       me cortou meu coração
       vim sabê que o Chico Mineiro
       era meu legítimo irmão.”

06 – Conte com suas palavras a história do Chico Mineiro.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Um homem convivia com o amigo Chico Mineiro numa comitiva de transporte de gado. Durante uma parada em Ouro Fino, os amigos foram para a Festa do Divino, onde aconteceu uma tragédia e o Chico Mineiro foi baleado por um homem desconhecido e quando pegou os documentos descobriu que eram irmãos.
     

Um comentário: