domingo, 15 de abril de 2018

FILME(ATIVIDADES): SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS - PETER WEIR - COM GABARITO


Filme(ATIVIDADES): SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS
Data de lançamento: 28 de fevereiro de 1990 (2h 08min)
Direção: Peter Weir
Nacionalidade: EUA

SINOPSE E DETALHES

        Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".

Compreensão do filme:

01 – Qual o formato da proposta educacional da escola?
      É uma instituição preparatória ortodoxa, seu ensino é tradicional, outros princípios muito preservados eram a disciplina, honra e excelência. A educação era engessada, a escola pretendia apenas ensinar, não havia alguma intenção em fase o aluno aprender e pensar, o aluno não tinha autonomia.

02 – Descreva como era a relação professor e aluno, professor e escola.
      Os professores eram proibidos de criar um vínculo com os alunos, a escola queria apenas que os professores realizassem uma ótima preparação para o vestibular. Os professores utilizavam a “nota” para deter o aluno, era o método do tradicionalismo. Porém o professor John Keating, transforma a rotina tradicional, e inspira seus alunos a viverem a vida, mas a escola não aceita de modo algum este ensino convencional.

03 – Como era o comportamento da família e escola, família e aluno?
      Os pais dos alunos são contra os novos ideais que seus filhos descobriram, e apoiam plenamente a escola. Para os pais e a escola, os alunos deveriam aceitar as imposições profissionalizantes, sem quebrar as regras, os alunos não aceitavam a ideia de um regimento forte que seus pais e escola tinham o costume de impor. A família e escola retiravam totalmente a liberdade dos alunos.

04 – Qual a diferença entre o conhecimento baseado na aprendizagem mnemônica e aprendizagem voltada para construção do sujeito?
      A aprendizagem mnemônica, auxilia na memória, é uma forma de memorizar fórmulas e listas, de maneira simples, é uma sequência que possui um sentido, uma lógica. Já na aprendizagem voltadas para a construção do sujeito, “o sujeito da educação é o corpo, porque é nele que está a vida. É o corpo que quer aprender para poder viver”. (Rubem Alves). A educação visa conhecimento, consciência e organização para afirmação do sujeito.

05 – Qual o significado da cena dos garotos andando na escuridão com uma lanterna?
      Os garotos são cheios de sonhos, e vontade de viver, a cena dos garotos andando na escuridão com uma lanterna significa a quebra para uma renovação, significa uma luz na mente dos alunos, pois eles querem uma decisão em suas vidas.

06 – Qual é a representação da entrada na caverna durante a noite?
      O professor John Keating desperta em alguns alunos a necessidade deles buscarem a si mesmos, com intenção de firmar sua personalidades. Os jovens acabam entrando na caverna durante a noite, isto acaba representando a devida “liberdade”, a vontade de viver a vida, o conceito do “Carpe Diem”. (Vontade de viver a vida intensamente).

07 – Qual o significado dos garotos subirem nas carteiras e o professor observar pela fresta da porta?
      Os garotos sobem nas careiras, como significado de observar a vida com outros olhos, com pensamentos e opiniões, a ideia de não perder o tempo precioso. O professor ao observar pela fresta da porta percebe que sua metodologia passou segurança para seus alunos, agora eles são sujeitos, e proclamam o ato de viver.

08 -  Onde se passa a trama do filme?
      A trama se dá em uma escola, um internato masculino, que adota um sistema de ensino tradicional de conservador bastante rígido, focado claramente para ingressar os alunos em faculdades renomadas.

09 – Como devem ser escolhidos e trabalhados os conteúdos de ensino na visão do professor / personagem e em que cena atesta seu posicionamento em relação a esses aspectos?
      O professor é avesso ao método tradicionalista. Ele estimula o aluno a pensar e analisar as poesias com suas experiências. A cena que atesta esse fato é quando ele manda rasgar as folhas de introdução de um livro de análise de poesia. Ele ensina que não se pode analisar poesia como gráficos, pois elas contêm “palavras e ideias que podem mudar o mundo.”

10 – Indique uma cena que expresse um princípio de aprendizagem significativa:
      Papel do professor: estimulador e facilitador da aprendizagem.
      Cena: O aluno Anderson é tímido e introvertido, o professor o estimula a gritar e consegue com que o aluno faça a poesia oralmente, desafiando-o a soltar o pensamento e estimula o potencial contido. O aluno não só declama a poesia, como se surpreende com o texto. Este é um exemplo de aprendizagem significativa, em que o aluno é estimulado pelo professor e dá o feedback da aprendizagem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário