quarta-feira, 4 de abril de 2018

FÁBULA : O MACACO E O CROCODILO - FÁBULAS DO MUNDO TODO - COM GABARITO

Fábula: O MACACO E O CROCODILO

                
                       Fábula Africana

    O macaco vivia numa mangueira perto de uma margem do rio.
Certo dia, um crocodilo se aproximou.
    “Humm”, o crocodilo pensou, “Estou com vontade de comer coração de macaco no jantar.” Então, ele disse para o macaco: ─ Desça da árvore para brincar comigo.
   - Eu não posso brincar com estranhos ─ respondeu o macaco.
        ─ Mas eu quero lhe mostrar uma mangueira do outro lado do rio, que dá mangas muito melhores que a sua árvore.
        ─ É mesmo? ─ exclamou o macaco ─ Mas eu não sei nadar.
        ─ Não tem problema ─ sorriu o crocodilo. ─ Pule nas minhas costas que eu o ajudo atravessar o rio.
        O macaco pulou nas costas do crocodilo. Logo estavam no meio do rio.
        De repente, o crocodilo começou a mergulhar, com o macaco ainda em suas costas.
        ─ Socorro! Pare! Estou me afogando! ─ gritou o macaco.
        ─ Segure-se ─ o crocodilo sorriu. ─ eu vou afogá-lo, pois quero comer coração de macaco no jantar, e você foi burro o suficiente para confiar em mim.
        ─ Ah ─ lamentou-se o macaco. ─ Eu gostaria que tivesse me contado a verdade. Aí eu teria trazido o meu coração comigo.
        ─ Quer dizer que você deixou o seu coração na mangueira? ─ perguntou, descrente o crocodilo.
        ─ Mas é claro ─ respondeu o macaco. ─ Nesta selva perigosa os macacos não correm por aí com seus corações. Nós os deixamos em casa. Mas vou lhe dizer o que podemos fazer. Você me leva para a mangueira com frutas maduras, do outro lado do rio e depois podemos voltar para pegar meu coração.
        ─ Nada disso ─ desdenhou o crocodilo. ─ Vamos voltar e pegá-lo agora mesmo! Segure-se aí!
        ─ Tudo bem─ concordou o macaco.
        Então o crocodilo deu meia volta e rumou para mangueira do macaco. Assim que eles chegaram à margem, o macaco subiu na árvore e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
        ─ Meu coração está aqui em cima, crocodilo estúpido! ─ disse ele ─ Se quiser comê-lo, vai ter que subir aqui e pegar!

O macaco e o crocodilo, Fábulas do mundo todo.
                                            São Paulo: editora Melhoramentos. 2004 pp. 35-36.

Entendendo a fábula:
01 – O macaco pulou das costas do crocodilo porque:
a) achava o rio muito largo.
b) Confiava no amigo.
c) Gostava de brincar.
d) Não sabia nadar.

02 – O crocodilo aproximou-se do macaco para:
a) ajudar o vizinho.
b) Brincar com ele.
c) Satisfazer um desejo.
d) Tornar-se seu amigo.

03 - No trecho - “Ah - lamentou-se o macaco.” Percebe-se que ele estava:
a) fingindo.
b) Assustado
c) Raivoso
d) Sorridente.

04 – O crocodilo resolveu voltar porque queria:
a) afogar o macaco no rio.
b) Dar ajuda ao macaco.
c) Ensinar o macaco a nadar.
d) Pegar o coração do macaco.

05 – Esta fábula sugere que o:
a) crocodilo é mais esperto que o macaco.
b) Crocodilo e o macaco são muito amigos.
c) Macaco é mais esperto que o crocodilo.
d) Macaco e o crocodilo são engraçados.

06 – A história trata especialmente da:
a) esperteza.
b) Maldade
c) Gula
d) Ignorância.

07 – O que conta a história?
      Conta a esperteza do macaco sobre o crocodilo.

08 – Que tipo de texto é este? Justifique.
      Esse texto é uma fábula, curta narrativa, em prosa ou verso, com personagens animais que agem como seres humanos, e que ilustra um preceito moral. (Levar em conta a resposta do aluno se o conceito deste estiver de acordo com a definição de fábula).

09 – Quais são os personagens?
      O macaco e o crocodilo.

10 – Onde ocorre a história? Copie um trecho do texto que comprove sua resposta.
      O macaco vivia numa mangueira perto da margem do rio.

11 – Qual foi o problema enfrentado pelo macaco e como foi resolvido?
      O problema- O crocodilo querer comer o macaco.
      Foi resolvido quando o macaco se mostrou mais esperto que o crocodilo o enganando.  (Levar em conta a resposta do aluno se está estiver de acordo com a fábula).

12 – Copie o trecho que você mais gostou e faça um bonito desenho.
      Resposta pessoal do aluno.
  

13 – Leia as frases: 
a) Nesta selva perigosa os macacos não correm por ai com seus corações.
b) Quer dizer que você deixou seu coração na mangueira?
c) Se quiser comê-lo, vai ter de subir até aqui e pegar!
        As frases acima são respectivamente:
(A) Negativa -  Interrogativa - Exclamativa.
(B) Negativa -  Interrogativa - Imperativa.
(C) Afirmativa -  Negativa - Interrogativa.

14 – Leia as frases: 
a) Certo dia, um crocodilo se aproximou.
b) – perguntou, descrente, o crocodilo.
c) [...] e jogou uma manga na cabeça do crocodilo.
        As frases acima apresentam respectivamente artigos:
(A) definido - definido - indefinido 
(B) definido - definido - indefinido.
(C) indefinido – definido - indefinido.
(D) indefinido – indefinido - definido.

15 – Classifique os artigos conforme o modelo:
O policial encontrou uns estudantes pela mata.
o = artigo definido, masculino, singular
uns = artigo indefinido, masculino, plural
a)   No mundo dos animais domésticos,  os porcos sempre foram  discriminados.
OS - Definido, masculino e plural.

        b) Através de uma conversa simples e direta, descobrem que foi o próprio porco que limpou toda sujeira.  
        UMA - Indefinido, feminino e singular.
        O - definido, masculino e singular.                  







16 – No primeiro quadrinho, o artigo definido (o) se refere aos substantivos:  
(A) supermercado, cheio.                                         
(B) fila, caixa.
(C) estacionamento, supermercado.                         
(D) cheio, mamãe.

17 – Marque a opção em que todos os substantivos são acompanhados pelo artigo definido: 
(A) a fila, umas balas.                                                
(B) o estacionamento, um bolo de morango.
(C) o supermercado, a fila.                                        
(D) um bolo de morango, umas balas. 




2 comentários: