segunda-feira, 2 de abril de 2018

CRÔNICA: UM TEXTO A CAVALO - MARINA COLASANTI - COM GABARITO

CRÔNICA: UM TEXTO A CAVALO
                    Marina Colasanti

        Crônica, vamos dizer assim, é um texto a cavalo. Mantém um pé no estribo da literatura. E outro no do jornalismo. Bem estribada desse jeito, tem conseguido vencer belas provas mesmo correndo em pista pesada.
        Você sabe o que é pista pesada? É quando a pista de areia – ou seria saibro? – está molhada, tornando mais difícil e cansativa a corrida.
        Pois bem, a crônica corre em pista pesada porque lida ao mesmo tempo com as coisas mais ásperas, como economia e política, as mais dramáticas, como guerras, violência e tragédia, e as mais poéticas, como um momento de beleza ou uma reflexão sobre a vida. E o bom cronista é aquele que consegue o melhor equilíbrio entre esses elementos tão diferentes, entrelaçando-os e alternando-os com harmonia.
        Pode parecer que o cronista faz biscoitos, ou seja, coisinhas pequenas com algum açúcar por cima. Mas, na verdade, a crônica é uma tessitura complexa.
        Pois o cronista sabe que não está escrevendo só naquele momento, naquele dia, para aquela rápida publicação no jornal ou revista, mas está falando para um leitor que, na maioria das vezes, voltará a ele, que o acompanhará, somando dentro de si as crônicas lidas e vivendo-as, no seu todo, como uma obra maior.
        O leitor tem expectativas em relação ao “seu” cronista. Espera que diga aquilo que ele quer ouvir, e que, ao mesmo tempo, o surpreenda. Mas o cronista desconhece essas expectativas e, ao contrário do publicitário que trabalha voltado para o perfil do cliente potencial, trabalha às cegas.
        Às cegas em relação ao leitor, bem entendido. Como preencher então as expectativas? Eu, pessoalmente, acho que a melhor maneira é não pensando nelas. O leitor escolhe o cronista porque gosta do seu jeito de pensar e de escrever, e o cronista justifica mais plenamente essa escolha continuando a ser quem ele é.
        Eu comecei a fazer crônicas quando muito jovem, logo no início da minha carreira de jornalista. Mudei bastante ao longo do percurso. Antes era movida à emoção, escrevia de um jato, qualquer assunto me servia. Hoje sou mais reflexiva, afinei o olhar, preocupo-me muito com a qualidade das ideias. Mas aquela paixão que eu tinha no princípio continua igual. Hoje como ontem, toda vez que me sento para escrever uma crônica é com alegria.

            COLASANTI, Marina. A casa das palavras e outras crônicas.
            São Paulo: Ática, 2006. P. 5-6. (Para gostar de ler, 32).

     Entendendo o texto:
     01 – Muitos autores escrevem sobre o ato de escrever. Nesse texto, Marina Colasanti compara a escrita de determinado texto a um cavalo de corrida. Copie do texto um trecho que mostre essa comparação.
      Crônica, vamos dizer assim, é um texto a cavalo. Mantém um pé no estribo da literatura. E outro nodo jornalismo; bem estribada desse jeito, tem conseguido vencer belas provas mesmo correndo em pista pesada. [...] a crônica corre em pista pesada [...].

     02 – Nessa comparação, a autora também diz que o cavalo mantém os pés em dois lugares. Que lugares são esses?
      A literatura e o jornalismo.

     03 – Explique a justificativa da autora para dizer que seus textos correm em pista pesada.
      “Pois bem, a crônica corre em pista pesada porque lida ao mesmo tempo com as coisas mais ásperas, como economia e política, as mais dramáticas, como guerras, violência e tragédia, e as mais poéticas, como um momento de beleza ou uma reflexão sobre a vida. E o bom cronista é aquele que consegue o melhor equilíbrio entre esses elementos tão diferentes, entrelaçando-os e alternando-os com harmonia.”

    04 – Marina Colasanti afirma que começou a escrever muito jovem. Você costuma escrever? Com que frequência? Conhece alguém que também tenha paixão por escrever?
      Resposta pessoal.

     05 – A autora trata sempre de um texto específico, e é sobre ele que estudaremos a seguir. Que texto é esse?
      A crônica.

9 comentários:

  1. Eu estou feliz que posso contar com suas ajudas estou começando a estudar novamente a minha memória está bem fraca tenho um pouco de dificuldade na matéria! Obrigada pela ajuda quero contar sempre com sua colaboração!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por mim ajudar quero contar sempre com sua colaboração

    ResponderExcluir
  3. como se escreve.as palavras ,exemplo .Trianual .3 anos

    ResponderExcluir
  4. Um texto a cavalo e uma crônica
    Argumentativa ou narrativa

    ResponderExcluir
  5. Pessoal boa noite!
    Alguém pode mim ajudar?

    ResponderExcluir
  6. Tbm comecei estudar agora, estou um pouco por fora de tudo. Preciso responder uma questão e não estou conseguindo.

    ResponderExcluir