quinta-feira, 5 de abril de 2018

CONTO: A PORCA - CRISTINA MARIA MACEDO TOMAZ - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


CONTO – A PORCA


    Há mais ou menos dez anos, quando me casei, fui morar no mato grosso, num lugar de garimpo, bem longe da cidade.
      O garimpo ficava dentro da mata, era preciso caminhar a pé, bastante tempo para chegar ao lugar. A gente dormia em barracos de plástico, cercados por árvores muito grandes. De noite, quando o vento batia no plástico dos barracos e nos galhos das árvores, dava muito medo.
             Além de o lugar amedrontar, havia uma história que o povo da região contava, que me deixava ainda mais assustada.
           Os garimpeiros diziam que naquelas matas existia uma porca muito grande, que tinha parido muitos porquinhos. A porca assustava quem andava por estradas e trilheiras da região. Muita gente dizia que já tinha visto os bichos.
            Quando alguém andava sozinho no mato, a porca com seus filhotes aparecia e desaparecia na frente das pessoas. Diziam que era um espírito, uma assombração.
             Naquela época, ouvi no rádio que um homem tinha previsto que o mundo ia acabar. Eu fiquei impressionada com a notícia do fim do mundo e, no mesmo dia, tive que caminhar pela mata, passando pela estrada deserta.
             Enquanto andava naquela trilheira rodeada de árvores altas e cheias de grutas, fiquei com muito medo. Eu achava que, a qualquer hora, a porca assombrada e seus filhotes iriam aparecer.
             De repente, ouvi um barulho de passos na mata, bem perto de mim. Nem tive coragem de olhar para trás, nem para os lados. Fui caminhando, quase sem respirar.
             Quando cheguei em casa, percebi que tive muita sorte, porque a porca não apareceu na minha frente, nem me atacou. Aí fiquei pensando se era mesmo a porca e seus filhotes que estavam me seguindo, ou se aquele não era o barulho do meu medo.

Cristina Maria Macedo Tomaz. A porca. In: ____. De boca em boca:
  Histórias de todos os contos do Brasil. São Paulo:
Salesiana, 2002. P. 79-81.

Entendendo o conto:

01 – A narradora do causo conta uma história de medo.
     a) Imagine que você estivesse no lugar dela. Você teria tido a mesma reação? Por quê?
      Resposta pessoal.

     b) Que elementos foram responsáveis por criar essa reação na mulher?
  O fato de ela estar morando num lugar dentro da mata, um lugar amedrontador; a história da porca que assombrava as pessoas: a notícia sobre o fim do mundo; o barulho na mata, ouvindo pela narradora.

02 – No final do causo, pode-se perceber uma característica desse gênero, pois a narradora faz uma afirmação que mantém o estado de mistério do causo, deixando o leitor sem saber o que de fato aconteceu.
     a) Identifique essa afirmação e de sua opinião sobre esse final.
      “Aí fiquei pensando se era mesmo a porca e seus filhotes que estavam me seguindo, ou se aquele não era o barulho do meu medo. Resposta pessoal.

     b) O final do texto correspondeu às suas expectativas ou você imaginou que a história teria outro final? Comente.
      Resposta pessoal.

3 comentários:

  1. Muito obrigada, você me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber desse texto qual a situação inicial, clímax, complicação e o desfecho.

    ResponderExcluir
  3. Esse texto é um relato ou conto de assombração?

    ResponderExcluir