domingo, 4 de março de 2018

TEXTO: O TEXTO ESCRITO - REGINA H.A.DURIGAN - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

O TEXTO ESCRITO 


        A luta que os alunos enfrentam com relação à produção de textos escritos é muito especial. Em geral, eles não apresentam dificuldades em se expressar através da fala coloquial. Os problemas começam a surgir quando esse aluno tem necessidade de se expressar formalmente e se agravam no momento de produzir um texto escrito. Nesta situação, ele deve ter claro que há diferentes marcantes entre falar e escrever.

        Na linguagem oral o falante tem claro com quem fala e em que contexto. O conhecimento da situação facilita a produção oral. Nela o interlocutor, presente fisicamente, é ativo, tendo possibilidade de intervir, de pedir esclarecimentos, ou até de mudar o curso da conversação. O falante pode ainda recorrer a recursos que não são propriamente linguísticos, como gestos ou expressões faciais. Na linguagem escrita a falta desses elementos extratextuais precisa ser suprimida pelo texto, que se deve organizar de forma a garantir a sua inteligibilidade.
        Escrever não é apenas traduzir a fala em sinais gráficos. O fato de um texto escrito não ser satisfatório não significa que seu produtor tenha dificuldades quanto ao manejo da linguagem cotidiana e sim que ele não domina os recursos específicos da modalidades escrita.
        A escrita tem normas próprias, tais como regras de ortografia – que, evidentemente, não é marcada na fala –, de pontuação, de concordância, de uso de tempos verbais. Entretanto, a simples utilização de tais regras e de outros recursos da norma culta não garante o sucesso de um texto escrito. Não basta, também, saber que escrever é diferente de falar. É necessário preocupar-se com a constituição de um discurso, entendido aqui como um ato de linguagem que representa uma interação entre o produtor do texto e o seu receptor; além disso, é preciso ter em mente a figura do interlocutor e a finalidade para a qual o texto foi produzido.
        Para que esse discurso seja bem-sucedido deve constituir um todo significativo e não fragmentos isolados justapostos. No interior de um texto devem existir elementos que estabeleçam uma ligação entre as partes, isto é, elos significativos que confiram coesão ao discurso. Considera-se coeso o texto em que as partes referem-se mutuamente, só fazendo sentido quando consideradas em relação umas com as outras.

                 DURIGAN, Regina H. de Almeida et alii. A dissertação no
                Vestibular. In: A magia da mudança – vestibular Unicamp:
                     Língua e literatura. Campinas, Unicamp, 1987. p. 13-4. 

Entendendo o texto:
01 – O primeiro parágrafo nos fala da capacidade de expressão dos alunos. Qual o contraste apontado?
      O contraste apontado é entre a facilidade para a expressão coloquial falada e a dificuldade para a expressão formal, particularmente na forma escrita.

02 – Quais as diferenças entre o falar e o escrever levantadas no segundo parágrafo?
      Linguagem oral: são claros o interlocutor e o contexto, o que propicia o uso de recursos mímicos e a facilidade na modificação dos rumos da conversa. 
      Linguagem escrita: a falta desses elementos extralinguísticos deve ser suprida pelo texto.

03– Um texto escrito mal formulado não representa necessariamente falta de domínio da linguagem cotidiana. Justifique essa afirmação com base no terceiro parágrafo.
      “O fato de um texto escrito não ser satisfatório não significa que seu produtor tenha dificuldades quanto ao manejo da linguagem cotidiana e sim que ele não domina os recursos específicos da modalidade escrita.”

04 – Releia o quarto parágrafo e responda:
     a) O que é um discurso?
      “... ato de linguagem que representa uma interação entre o produtor do texto e seu receptor...”.

     b) Quando você fala ou escreve, produz discursos? Comente.
      O aluno deve refletir sobre seu trabalho de produção textual, notadamente no que diz respeito às preocupações com o receptor da mensagem.

     c) O simples conhecimento das normas próprias da escrita não garante o sucesso de um texto escrito. Por quê?
      Porque o texto escrito deve constituir um discurso, ou seja, deve ser eficiente na interação com o receptor, cujas característica sociais e psicológicas devem ser consideradas na elaboração do texto. Além disso, as finalidades a que se propõe o texto devem ser determinantes na sua elaboração.

05 – No seu trabalho de produtor de textos, você tem levado em conta a figura do receptor e a finalidade a que se propõe seu texto? Qual a importância desses elementos para a confecção do seu trabalho?
      O aluno deve refletir sobre esses dois elementos da elaboração textual em seu trabalho de produtor de textos.

06 – Releia atentamente o último parágrafo e responda:
     a) O que um texto não deve ser?
      O texto não deve ser, nunca, uma coleção de fragmentos isolados justapostos.

     b) O que é um texto coeso?
      O texto coeso é aquele em que as partes se relacionam mutuamente, só fazendo sentido quando consideradas umas em relação às outras.

07 – Releia atentamente o texto. A seguir, elabore um esquema em que apareçam as ideias principais contidas em cada parágrafo. Observando seu esquema, comente o percurso seguido pelo autor para expor suas ideias.
      1º parágrafo: considerações sobre as dificuldades de expressão escrita.
      2º parágrafo: diferenças entre a fala e a escrita.
      3º parágrafo: especificidade da escrita diante da fala.
      4º parágrafo: recursos da língua escrita e necessidade de constituição de um discurso.
      5º parágrafo: conceito de texto coeso.

      O autor parte do contraste entre a facilidade de expressão coloquial e a dificuldade de expressão formal e escrita; comenta as diferenças entre a fala e a escrita; ressalta as especificidades da escrita; vincula o sucesso do texto escrito; vincula o sucesso do texto escrito à constituição de um discurso (do qual participam a figura do interlocutor e as finalidades a que se propõe o texto); e chega, finalmente, ao conceito de texto coeso, fundamental à eficiência da comunicação escrita.

08 – Você, ao escrever, fiscaliza seu trabalho, procurando construir textos coesos? como?
      Despertar no aluno a preocupação com o fato de que o texto é um conjunto articulado de elementos, e não um amontoado de frases ligadas apenas pela proximidade física.



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