domingo, 11 de março de 2018

TEXTO: LÍNGUA E SOCIEDADE - DINO PRETI - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Texto: LÍNGUA E SOCIEDADE


        O caráter social de uma língua já parece ter sido fartamente demonstrado. Entendida como um sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a possibilidade de comunicação, acredita-se, hoje, que seu papel seja cada vez mais importante nas relações humanas, razão pela qual seu estudo já envolve modernos processos científicos de pesquisa, interligados às mais novas ciências e técnicas, como, por exemplo, a própria Cibernética.
        Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera casualidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais a partir do momento em que, pela imitação e associação, começamos a formular nossas mensagens. E toda nossa vida em sociedade supõe um problema de intercâmbio e comunicação que se realiza fundamentalmente pela língua, o meio mais comum de que dispomos para tal.
        Sons, gestos, imagens, diversos e imprevistos, cercam a vida do homem moderno, compondo mensagens de toda ordem (Henri Lefèbvre diria poeticamente que “niágaras de mensagens caem sobre pessoas mais ou menos interessadas e contagiadas”), transmitidas pelos mais diferentes canais, como a televisão, o cinema, a imprensa, o rádio, o telefone, o telégrafo, os cartazes de propaganda, os desenhos, a música e tantos outros.
        Em todos, a língua desempenha um papel preponderante, seja em sua forma oral, seja através de seu código substitutivo escrito. E, através dela, o contato com o mundo que nos cerca é permanentemente atualizado.
        Nas grandes civilizações, a língua é o suporte de uma dinâmica social, que compreende não só as relações diárias entre os membros da comunidade, como também uma atividade intelectual, que vai desde o fluxo informativo dos meios de comunicação de massa até a vida cultural, científica ou literária.

                                 PRETI, Dino. Sociolinguística: os níveis de fala.
                                             São Paulo, Editora Nacional, 1974. p. 7.

Entendendo o texto:
01 – Aponte, no primeiro parágrafo do texto, uma definição de língua.
      “... sistema de signos convencionais que faculta aos membros de uma comunidade a possibilidade de comunicação”. Destacar, na definição, o caráter social da língua.

02 – Por que a relação entre sociedade e língua não é de mera casualidade?
      Língua e sociedade não se relacionam por acaso porque a língua está na base de todo o processo de comunicação que nos faz membros de nossa comunidade ou – como vimos no capítulo anterior – que nos faz conhecedores e representantes de uma dada cultura.

         03 – Reescreva a frase de Henri Lefèbvre utilizando suas próprias palavras.
              Espera-se que em seu trabalho de reescritura o aluno perceba o valor metafórico da palavra niágaras.

         04 – Releia atentamente o terceiro parágrafo e responda: Qual a importância da língua no esquema do ato de comunicação que estudamos no capítulo anterior?
             A língua é o código mais frequentemente usado nos nossos atos de comunicação, seja na forma falada, seja na forma escrita.

         05 – O que abrange a dinâmica social de que a língua é suporte?
             Abrange o cotidiano comunicativo pessoal (muito valorizado pelo texto de abertura do capítulo anterior) e a atividade intelectual, exercida num âmbito que se estende dos meios de comunicação de massa até a vida cultural (aqui, em sentido diverso do empregado até agora), científica ou literária.

         06 – Releia atentamente o texto e procure identificar em cada parágrafo uma ideia principal. Monte depois um pequeno esquema em que se possa perceber a sequência seguida pelo autor para desenvolver suas colocações.
              1° parágrafo: conceito de língua e sua importância social.
              2° parágrafo: análise da relação entre língua e sociedade.
          3° parágrafo: importância da língua como principal código comunicativo.
            4° parágrafo: abrangência do papel comunicativo da língua nas grandes civilizações.

         07 – Segundo o texto, língua e sociedade têm vínculos profundos e indissolúveis. Reflita sobre sua experiência social e linguística e dê sua opinião sobre as ideias colocadas no texto.
             Espera-se que o aluno, em sua resposta, demonstre alguma reflexão sobre os problemas colocados pelo texto. É interessante relacionar tudo o que se viu nesse texto sobre a língua com o que já se estudou sobre as relações entre cultura e comunicação.


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