terça-feira, 13 de março de 2018

TEXTO: CONTA DE NOVO A HISTÓRIA DA NOITE EM QUE EU NASCI - JAMIE-LEE CURTIS - COM GABARITO

Texto: Conta de novo a história da noite em que eu nasci

        Conta de novo a história da noite em que eu nasci.
     Conta de novo que vocês estavam dormindo encaixadinhos feito duas colheres e como o pai roncava!
        Conta de novo que o telefone tocou no meio da noite e eles disseram que eu nasci.
     Conta de novo como você começou a gritar!
        Conta de novo que você ligou logo para a vovó e o vovô, mas eles não atenderam o telefone porque dormiam como uma pedra.
        Conta de novo que vocês foram me buscar de avião, levando uma sacola de fraldas e mamadeiras, e que no avião só tinha amendoim para comer e nem um filmezinho pra ver.
        Conta de novo que você não podia ter um neném na sua barriga e por isso eu saí da barriga de uma outra moça que não podia cuidar de nenhuma criança. E eu vim para ser sua filhinha e vocês serem meus pais.
        Conta de novo que vocês chegaram de mãos dadas ao hospital, morrendo de curiosidade de me conhecer.
        Conta de novo a primeira vez que vocês me viram pelo vidro do berçário: eu berrava de fome e vocês riam que nem bobos.
        Conta de novo como eu era picurrucha e perfeitinha.
        Conta de novo a primeira vez em que você me abraçou e me chamou de filhinha querida. Conta de novo que você chorou de tanta felicidade!
        Conta de novo como vocês me levaram toda embrulhadinha pra casa e ficaram furiosos se alguém espirrasse perto de mim.
        Conta de novo como eu adorei a minha primeira mamadeira.
        Conta de novo como eu detestei trocar de fralda.
        Pai, conta de novo a primeira noite em que você cuidou de mim e ficou me contando que o beisebol é um jogo que os americanos adoram.
        Mãe, conta de novo a primeira noite em que você me ninou, cantando a mesma música que a vovó cantava pra você.
        Contem de novo a história da nossa família.
        Mãe, pai, contem de novo a história da noite em que eu nasci.

 CURTIS, Jamie-Lee. Conta de novo a história da noite em que eu nasci.
São Paulo: Salamandra, 1998.

Entendendo o texto:
01 – Você gostou ou não da história? Justifique sua opinião.
      Resposta pessoal. De todo modo, procure entender por que gostou ou não gostou: sua opinião foi formada pelo assunto, pela estrutura repetitiva?

02 – O pedido “Conta de novo”, repetido a cada novo detalhe a ser lembrado, traz para você um efeito agradável ou desagradável? Justifique.
      Resposta pessoal. Mas a repetição é que, diferentemente da nossa experiência, possibilita contar a história pedindo que seja contada. Além disso, a repetição dá um ritmo embalador ao texto, como nas histórias para fazer dormir.

03 – Em que momento você percebe que tanto pai como mãe contam a história?
      Primeiro, pede à mãe (“você não podia ter neném na sua barriga”). Depois, ora ela pede ao pai, ora à mãe. No fim, pede aos dois.

04 – Que pormenores sugerem para você o companheirismo do casal?
      Eles dormiam encaixadinhos como duas colheres; entraram no hospital de mãos dadas; ambos contam a mesma história para a menina.

    05 – Teóricos da literatura infantil costumam criticar o uso de diminutivos nas histórias para crianças, achando que o recurso “picurrucha” para criança, seria um tentativa ilusória de se aproximar do público infantil. Assinale os diminutivos do texto. Neste caso, você acha que o efeito foi bom ou ruim?
      Aqui, o diminutivo é muito bem empregado. Ela era, então, pequenininha. E ela apenas repete a linguagem dos pais.

 06 – Que conceito de família você percebeu, a partir do texto? A questão da adoção lhe pareceu bem posta?
      Resposta pessoal. Em todo caso, percebemos que a menina é filha dos dois, e que constituem os três uma família. (Na ilustração, ainda temos o cachorro como membro dessa família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário