quinta-feira, 15 de março de 2018

PROJETO: MULTIFACE DA LINGUAGEM


PROJETO MULTIFACE DA LINGUAGEM


APRESENTAÇÃO:

        Este projeto tem a finalidade de desenvolver um trabalho interdisciplinar, ou seja, realizar um diálogo entre a Língua Portuguesa, Língua Estrangeira e Arte, através das multifaces da linguagem, seja verbal (oral/escrita) e não-verbal (imagens e expressão corporal), a música (canto e dança) declamação de poema, leitura dramatizada, exposição de desenho, produção de conto, crônica e poema. Para demonstrar o resultado do trabalho desenvolvido, apresentar-se-á na Feira Cultural da Escola as atividades desenvolvidas pelos dos alunos.

JUSTIFICATIVA:

        As observações no cotidiano em sala, foi decisivo para desenvolver este trabalho, ou seja, a maioria dos alunos demonstraram estar desmotivados, alguma coisa deveria ser feita para mudar um pouco a rotina. Isso ocorreu nos dois últimos dois meses do primeiro semestre. Depois do diagnóstico feito, foi detectado que a poesia, a música, conto, crônica, desenho e teatro, leitura dramatizada, poderiam ser as modalidades possíveis de serem trabalhadas com resultados positivos.

OBJETIVO GERAL:
        Desenvolver habilidades e competências nas mais diversas modalidades da linguagem que levem o aluno a perceber, que há caminhos diversos para chegar o conhecimento com prazer de aprender.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
        - Motivar os alunos através das diversas modalidades da linguagem a descobrir seu potencial.
        - Estimular os alunos a buscar conhecimento através de pesquisa.
        - Expor a pesquisa realizada através de exposição na feira cultural.
        - Compreender a importância da linguagem verbal e não verbal.
        - Aprender a apreciar arte e em suas diversas modalidades, realizando um sarau.
        - Revelar talentos.

PÚBLICO ALVO:

        O projeto tem como público alvo os alunos do ensino fundamental.

PROCEDIMENTO METODOLÓGICO:

        Para realização da Feira Cultural serão utilizadas metodologias diversificadas como: aula dialogada, pesquisas, produção de poesias, textos diversos, paródias, dramatizações, leituras de vários gêneros textuais; leituras dinamizadas, apresentações musicais, etc.
        Primeiro passo: conversar com os alunos a respeito do projeto (como será realizado o projeto), bem como fazer inscrição para a Feira Cultural dos grupos que participarão do trabalho e formar uma comissão organizadora (ver anexo I e II).
     Segundo passo: estudar conteúdos que serão a base de desenvolvimento para o projeto (gêneros literários, linguagem conotativa e denotativa).
        Terceiro passo: leitura de poemas e conto, igualmente a apreciação de obras de arte. Nesta fase, apresentar-se-á um Roteiro de Trabalho para cada grupo.
        Quarto passo: produção de textos poemas, contos e crônicas em sala de aula.
       Quinto passo: estudo, preparação e ensaio de textos escolhidos pela sala para apresentação em Sarau.
        Sexto passo: apresentação do Sarau.
     Sétimo passo: preparação para Feira Cultural, ou seja, confecção de cartazes e outros materiais pertinentes à exposição, tais como: materiais de dramatização, cenários, desenhos, entre outros, de acordo com a necessidade do trabalho realizado.
        Oitavo passo: Feira Cultural exposição.
Observação: todas as etapas do projeto devem ser fotografadas e / ou filmadas de modo que possa ser feito um registro do caminho percorrido pelos alunos durante a realização do projeto.

CONTEÚDOS:

- Texto literário e não literário.
- Gêneros literários (narrativo, lírico e dramático).
- Leitura de poema.
- Produção de poemas, contos e crônica.

PRODUTOS FINAIS:
- Publicação de poemas, crônica e conto.

AVALIAÇÃO:
        Ocorrerá de forma contínua e sistematizada por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno e da intervenção pedagógica realizada pelo professor(a).

                                           ANEXO I

        Comissão Organizadora do Sarau
        A comissão organizadora do Sarau Literário será formado por um Coordenador Geral, por coordenador de grupos e um(a) secretário(a), essas pessoas que irão compor a comissão serão responsáveis pelo bom andamento do evento. Cada turma terá apenas um coordenador(a) de grupo e um(a) secretária.
        O que deve ser feito?

COORDENADOR GERAL:
        Supervisionar todas as atividades dos coordenadores de grupo, secretários e grupos de alunos que assumiram os temas a serem trabalhados.

COORDENADOR DE GRUPOS:
·        Estimular os demais a cumprir suas tarefas.
·        Supervisionar o andamento do grupo.
·        Identificar falhas e atrasos nas atividades.
·        Levantar as necessidades do grupo quanto ao material que irá precisar.

SECRETÁRIO(A):
·        Reunir com cada grupo e saber da escolha do tema.
·        Recolher as inscrições do grupo.
·        Saber que atividades que será desenvolvida no dia do sarau.
·        Realizar reuniões com grupo para verificar, se está pronto para ser apresentado, informar as professoras como estão sendo desenvolvidos os trabalhos.
·        Definir quantos trabalhos.
 

                                         __________________________________
                                                       Coordenador(a) Geral
                                         
                                         __________________________________
                                                    Coordenador(a) de grupos

                                         __________________________________
                                                               Secretário(a)

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário