domingo, 18 de março de 2018

POEMA: SE EU NÃO A TENHO, ELA ME TEM - AUGUSTO DE CAMPOS - COM GABARITO

Poema: Se eu não a tenho, ela me tem

Se eu não a tenho, ela me tem
O tempo todo preso, Amor,
E tolo e sábio, alegre e triste,
Eu sofro e não dou troco.
É indefeso quem ama.
Amor comanda
À escravidão mais branda

E assim me rendo,
Sofrendo,
À dura lida
Que me é deferida.
[...]

É tal a luz que dela vem
Que até me aqueço nessa dor
Sem outro sol que me conquiste,
Mas no sol ou no fogo
Não digo quem me inflama.
O olhar me abranda,
Só os olhos têm vianda,
E a ela vendo
Vou tendo
Mais distendida
Minha sobrevida.
[...]

Eu sei cantar como ninguém
Mas meu saber perde o sabor
Se ela me nega o que me assiste.
Vejo-a só, não a toco,
Mas sempre que me chama
Para ela anda
Meu corpo, sem demanda,
E sempre atendo,
Sabendo
Que ela me olvida
A paga merecida.
[...]
                                            Daniel, Arnaut. In: Campos, Augusto de.
                    Invenção. São Paulo: Arx, 2003. p. 90-93. (Fragmento).

Deferida: concedida.
Vianda: alimento.
“O que me assiste”: aquilo a que tenho direito.
Olvidar: esquecer.

Entendendo a poesia:
01 – O primeiro verso resume a relação existente entre o eu lírico e a dama sobre a qual ele fala. Que relação é essa?
      Uma relação de devoção amorosa. Ele declara sua total dependência em relação à mulher sobre a qual fala.

a)   Com base no texto, como você caracterizaria o eu lírico? E a dama?
      Alguns elementos indicam que o eu lírico é masculino. Ele se apresenta como submisso à “escravidão branda” a que foi destinado pelo amor. A dama sobre quem fala é apresentada de modo idealizado, distante.

02 – O termo destacado no trecho a seguir assume dois sentidos diferentes: Quais são eles? Explique:

                   “É tal a luz que dela vem
                   Que até me aqueço nessa dor
                   Sem outro sol que me conquiste,
                   Mas no sol ou no fogo
                   Não digo quem me inflama.”

      Um trovador, denominação de quem compunha cantigas, não poderia nunca revelar o nome da dama a quem dedicava suas canções. Transcreva no caderno os versos do trecho acima que mostram que isso foi cumprido.
      A primeira ocorrência do termo sol é uma referência metafórica à dama. Ela é o único “sol” que aquece o coração do trovador, não corre o risco de ser substituída por outra mulher.
      Na segunda ocorrência, a referência parte do sentido literal, para construir uma nova representação metafórica: nem sob tortura o trovador revela o nome da dama que o aquece.

03 – Quais as três metáforas presentes na segunda estrofe?
      As metáforas são: luz e sol, que se referem à dama como ser que dá calor e em torno do qual o eu lírico gravita, e vianda, que se refere a ela como alimento.

a)   Como essas metáforas ajudam a caracterizar a posição de submissão do eu lírico em relação à dama?
      Por meio das metáforas o eu lírico caracteriza sua total dependência da dama: ela é a luz que o ilumina, o sol que o aquece, o alimento que garante sua sobrevivência.

04 – Na terceira estrofe, o eu lírico afirma sua superioridade. Transcreva no caderno o verso em que isso ocorre.
      O verso é o primeiro: “Eu sei cantar como ninguém.”

     a)   Sua condição superior é tratada como algo positivo ou negativo? Por quê?
      O eu lírico trata sua condição superior como algo negativo, porque não está lhe trazendo a recompensa esperada.

     b)   Em dois momentos, nessa estrofe, o eu lírico fala do papel que a mulher deve exercer no jogo do amor. Transcreva-os no caderno e explique em que consiste esse papel.
      Os momentos em que o eu lírico faz referência ao papel da mulher são: “se ela me nega o que me assiste” e “ela me olvida / a paga merecida”. Nos dois casos, ele afirma ter direito a algum tipo de recompensa, ou reconhecimento, por cumprir bem o seu papel. A dama, portanto, deveria reconhecer que ele foi cortês, que canta melhor que todos os outros e garantir a ele “a paga merecida”, mas isso não ocorre.

2 comentários:

  1. Muito bom esse material, vai me ajudar em uma atividade que vou aplicar em sala. Mas o nome do autor está errado no título.

    ResponderExcluir
  2. espetacular,amei as respostas,preciso que mim ajudem mais vezes

    ResponderExcluir