quarta-feira, 7 de março de 2018

MÚSICA: SÓ HOJE - JOTA QUEST - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO


Música: Só Hoje
                                          Jota Quest
Hoje eu preciso te encontrar de qualquer jeito
Nem que seja só pra te levar pra casa
Depois de um dia normal
Olhar teus olhos de promessas fáceis
E te beijar a boca de um jeito que te faça rir
(Que te faça rir)

Hoje eu preciso te abraçar
Sentir teu cheiro de roupa limpa
Pra esquecer os meus anseios e dormir em paz

Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria
Em estar vivo

Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia
Que eu faço tudo errado sempre, sempre

Hoje preciso de você
Com qualquer humor, com qualquer sorriso
Hoje só tua presença
Vai me deixar feliz
Só hoje

Hoje eu preciso ouvir qualquer palavra tua
Qualquer frase exagerada que me faça sentir alegria
Em estar vivo

Hoje eu preciso tomar um café, ouvindo você suspirar
Me dizendo que eu sou o causador da tua insônia
Que eu faço tudo errado sempre, sempre

Hoje preciso de você
Com qualquer humor, com qualquer sorriso!
Hoje só tua presença
Vai me deixar feliz
Só hoje
Só hoje.

Entendendo a canção:

01 – Tentando interpretá-la, podemos concluir o quê?
      Que a canção flui a partir da intensa saudade que o eu poético está sentindo de seu grande amor.

02 – Nesse recordar, que surge com bastante força, como ele está se sentindo?
      Sente como se a própria saudade materializada estivesse a falar.

03 – Que lembranças o eu poético tem de seu grande amor?
      Há lembranças de gestos do cotidiano, da rotina do casal, simples ações que possuem um significado bem específico e profundo.

04 – Enfim, o eu poético contrasta o quê?
      Contrasta o vazio, mais a tristeza que domina suas emoções atuais coma sensação de felicidade de outrora.

05 – Quais as palavras e expressões da canção nos indicam o espírito romântico?
·        “Olhar teus olhos de promessas fáceis”.
·        “Hoje só tua presença / Vai me deixar feliz.”
·        “... eu sou o causador da tua insônia.”

06 -  Quando este sentimento nos oprime e deprime ou não nos deixa melhor e livre para tomar decisões boas, você acha que é amor?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – O último verso: “Só hoje”, se analisarmos no sentido literal da palavra, o que significa?
      Significa apenas hoje ou quero estar contigo hoje e nunca mais. O que destoa bastante uma canção romântica.

08 – A composição musical “Só hoje”, é indubitavelmente contemporânea e neorromântica. O eu lírico é confessional e caracteriza-se pelo teor:
a)   Intrépido.
b)   Volúvel.
c)   Déspota.
d)   Súplice.
e)   Misantropo.

09 – Nesta canção o autor utilizou uma linguagem mais descontraída, despreocupada com o uso de normas gramaticais. Que linguagem é esta?
      Linguagem informal.

10 – No verso: “Olhar teus olhos de promessas fáceis,” que figura de linguagem há?
      Metáfora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário