quarta-feira, 14 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): A SETA E O ALVO - PAULINHO MOSKA - COM GABARITO

Música(Atividades): A Seta e o Alvo
                                    Paulinho Moska
                                            
Eu falo de amor à vida, você de medo da morte
Eu falo da força do acaso e você, de azar ou sorte
Eu ando num labirinto e você, numa estrada em linha reta
Te chamo pra festa mas você só quer atingir sua meta

Sua meta é a seta no alvo
Mas o alvo, na certa não te espera

Eu olho pro infinito e você, de óculos escuros
Eu digo: "Te amo" e você só acredita quando eu juro
Eu lanço minha alma no espaço, você pisa os pés na terra.
Eu experimento o futuro e você só lamenta não ser o que era
E o que era ? Era a seta no alvo
Mas o alvo, na certa não te espera

Eu grito por liberdade, você deixa a porta se fechar
Eu quero saber a verdade, e você se preocupa em não se machucar
Eu corro todos os riscos, você diz que não tem mais vontade
Eu me ofereço inteiro, e você se satisfaz com metade

É a meta de uma seta no alvo
Mas o alvo, na certa não te espera

Então me diz qual é a graça
De já saber o fim da estrada
Quando se parte rumo ao nada? (Solo)

Sempre a meta de uma seta no alvo
Mas o alvo, na certa não te espera

Então me diz qual é a graça
De já saber o fim da estrada
Quando se parte rumo ao nada...


Entendendo a canção:
01 – A canção nos retrata que questões?
      Questões duais do ser humano, de relacionamento e da existência.

02 – Essa dualidade que emerge o “Eu” e o “Você”. Explique.
      É aquele que tem medo, que quer parar, que persegue uma calma impossível de alcançar no modo de ser que decide existir.

03 – A canção se contrapõe, pois são duas formas de viver. Explique.
      Sim. Um vive positivamente e outro no modo negativo.

04 – Que reflexão a canção nos traz?
      Existir na possibilidade de mudança, de desejar, de criar, aceitando as limitações da própria condição humano, ou se resignar..., desistir..., se conformas.

05 – Entre tantos recursos na letra desta canção, cite algumas rimas.
      Monte/sorte                -          reta/meta.
      Vontade/metade         -         estrada/nada.

06 – Em que versos há a presença da figura de linguagem assonância?
      “É a meta de uma seta no alvo
       Mas o alvo, na certa não te espera.”

07 – Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, com termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. Na canção podemos encontrar em que versos?
      “Eu falo de amor à vida, você de medo da morte
       Eu falo da força do acaso e você, de azar ou sorte.”

08 – Toda a canção é construída com base em antíteses. Identifique três pares de antítese e explique seu uso.
      Azar/sorte    -     vida/morte      -     espaço/terra.
      É usada numa mesma frase, duas palavras ou dois elementos de sentido contrário (se opõem).

09 – Cite o verso em que o eu lírico fala do futuro e do passado.
      “Eu experimento o futuro e você só lamenta não ser o que era.”

10 – Elabore um parágrafo com as seguintes palavras chaves:
      Seta – alvo – meta – espera – estrada.
      Resposta pessoal do aluno.

11 – O eu lírico e sua amada demonstram o quê na letra da canção?
      Demonstram a incompatibilidade amorosa, a falta de sintonia entre o casal. 

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário