segunda-feira, 19 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): PELA INTERNET - GILBERTO GIL - COM GABARITO

Música(Atividades): Pela Internet

                                                    Gilberto Gil
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut

De Connecticut acessar
O chefe da milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.

Entendendo a canção:
01 – De que se trata esta canção?
      Trata da rede de comunicação existente no mundo e sugere a importância dessa rede para a inclusão digital.
02 – O autor nos mostra que a tecnologia pode estar a serviço de quem?
      A serviço da tradição, sem brigar com ela, pelo contrário, promovendo-a, acolhendo-a como um produto cultural, capaz de enriquecer as relações humanas.

03 – Que referências a “navegação” aparecem na canção?
      Porto de um disquete, velejar, aproveitar a vazante, barco, abastecer, infomar / infomaré (mistura de “informática” com mar / maré).

04 – Que termos retirados da informática encontramos na canção?
      Home page, web site, disquete, gigabyte, e-mail, hot-link, micro, rede internet, acessar, hacher.

05 – A relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
a) A digital desencadeia a socioeconômica, pela relação direta entre a existência de ampla tecnologia da informação e comunicação e a realidade dos países subdesenvolvidos.
b) A socioeconômica desencadeia a digital, por existir maior investimento dos países subdesenvolvidos no acesso à tecnologia de informação e comunicação, portanto, maior inclusão.
c) A socioeconômica desencadeia a digital, pois há relação igualitária entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos quanto ao acesso à tecnologia de informação e comunicação e à inclusão.
d) A digital desencadeia a socioeconômica, à medida que o acesso às tecnologias de informação e comunicação se dá de forma mais estruturada nos países subdesenvolvidos.
e) A socioeconômica desencadeia a digital, por haver uma relação desfavorável quanto ao menor acesso dos países subdesenvolvidos à tecnologia de informação e comunicação.
06 – Na construção da letra da música foram empregados vários recursos da linguagem poética. Copie duas palavras ou expressões que exemplifiquem os seguintes recursos:
a)   Rima;
Acessar / soltar – Milão / Japão.

b)   Jogos sonoros:
*Aliteração (repetição de consoantes);
     “Os lares do Nepal, os bares do Gabão.

* Assonância (repetição de vogais).
     “Que aproveite a vazante da infomaré”.

c)   Metáfora.
“Fazer minha home-page com quantos gigabytes se faz uma jangada.”

07 – Observe:
Informar (fazer saber, instruir) X Infomar (info de informação + mar = mar de informações
Infomar é um neologismo: palavra nova, derivada ou formada de outra já existentes.
Encontre outro neologismo no texto.
      Infomaré (mistura de “informática” com “mar/maré”.

08 – Observe:
Conect (unir, conectar, juntar) + cut (cortar, dividir, decepar)
Connecticut: Nome de um importante estado dos Estados Unidos.
Qual é o efeito do uso repetido dessa palavra inglesa nos versos seguintes?
“Juntar via internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar.”
      “Via internet” e “Grupo de tietes” = “Rima rica” – porque envolve uma palavra estrangeira e um neologismo.

09 – O que é oriki?
      Uma saudação da cultura yorubá, utilizada nos rituais da umbanda.

10 – Onde se encontra cada uma das localidades citadas na canção? pesquise.
·        Taipé – [É a capital e um município especial de Taiwan].
·        Calcutá – [É a capital e maior cidade do estado de Bengala Ocidental, na Índia].
·        Helsinque – [É a capital da República da Finlândia e a maior cidade do país].
·        Milão – [É uma comuna italiana, capital da região da Lombardia, província de Milão].
·        Japão – [É um país do Extremo Oriente, formado por um arquipélago].
·        Nepal – [É um país asiático da região dos Himalaias].
·        Gabão – [Oficialmente República Gabonesa, é um país que se situa na África].
·        Praça Onze – [É uma sub-região da Zona Central da cidade do Rio de Janeiro].
·        Connecticut – [É um dos 5° estados dos Estados Unidos da América, localizado na Região da Nova Inglaterra. O Connecticut é o 3° menor Estado Americano em extensão territorial].
11 – Tanto no título “Pela Internet” como no final da canção, o autor faz uma homenagem a Donga, parodiando a música “Pelo Telefone” (1° samba brasileiro), que na sua época, teve o papel que cabe hoje à Internet. Na paródia, o telefone é substituído pelo celular. Cite os versos finais:
      “O chefe da polícia carioca avisa pelo celular
       Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.”

12 – No verso: “Com quantos gigabytes se faz uma jangada”, lembra um ditado popular. Qual?
      Com quantos paus se faz uma canoa.

13 – Qual é o principal objetivo do eu lírico?
      Basicamente, comunicar-se com o mundo, utilizando todas as ferramentas que a cibernética lhe dispõe, para fazer uma grande viagem em volta do mundo.

14 – A partir do vocabulário de vírus que ataca e destrói informações cria que expressões?
      Macmilícia de Milão, hacher mafioso, polícia carioca.

15 – O eu lírico usa os quatro cantos do mundo para nos mostrar o quê?
      Mostrar até que ponto pode chegar a comunicação virtual e que ela deve ser de livre acesso.

16 – Ao falar em “infomar” e “infomaré” referimos a que?
      Aos mar de informações que a internet possibilita com o acesso aos links para todos os cantos do mundo, desde Calcutá até Helsique em questão de segundos.


18 comentários:

  1. Muito bom, me ajudou muito

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  2. Quais são os pontos positivos e negativos dessa música ?

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Obrigada! Mim ajudou muito mesmo.

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  5. Mim ajudou bastante tava atrás dessa resposta muito obg:)

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