terça-feira, 6 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): MULHERES DE ATENAS - CHICO BUARQUE - COM GABARITO

Música(Atividades): Mulheres de Atenas
                                    Chico Buarque

Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Vivem pros seus maridos

Orgulho e raça de Atenas


Quando amadas, se perfumam

Se banham com leite, se arrumam

Suas melenas

Quando fustigadas não choram

Se ajoelham, pedem imploram

Mais duras penas; cadenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Sofrem pros seus maridos

Poder e força de Atenas


Quando eles embarcam soldados

Elas tecem longos bordados

Mil quarentenas

E quando eles voltam, sedentos

Querem arrancar, violentos

Carícias plenas, obscenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Despem-se pros maridos

Bravos guerreiros de Atenas


Quando eles se entopem de vinho

Costumam buscar um carinho

De outras falenas

Mas no fim da noite, aos pedaços

Quase sempre voltam pros braços

De suas pequenas, Helenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas:

Geram pros seus maridos

Os novos filhos de Atenas


Elas não têm gosto ou vontade

Nem defeito, nem qualidade

Têm medo apenas

Não tem sonhos, só tem presságios

O seu homem, mares, naufrágios

Lindas sirenas, morenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Temem por seus maridos

Heróis e amantes de Atenas


As jovens viúvas marcadas

E as gestantes abandonadas

Não fazem cenas

Vestem-se de negro, se encolhem

Se conformam e se recolhem

Às suas novenas, serenas


Mirem-se no exemplo

Daquelas mulheres de Atenas

Secam por seus maridos

Orgulho e raça de Atenas


Compreendendo a canção:

1 – Qual é o tema da letra da música?

      Submissão e a subserviência feminina em relação ao seu marido em Atenas, ou seja, a história do papel da mulher na sociedade grega.


2 – De acordo com a letra de “Mulheres de Atenas”, como é a vida destas mulheres?

      A principal ocupação dos atenienses de todas as classes sociais eram viver para seus maridos e usar lã para fazer tecidos, cuidar das crianças, além de cultivar feijão, cebola, condimentos e verduras silvestres.


3 – Justifique a resposta anterior com exemplos extraídos da própria letra.

      “Vivem pros seus maridos”.

      “Elas tecem longos bordados.”

      “Não fazem cenas.”

      “Geram pros seus maridos – Os novos filhos de Atenas”.


4 – Para quem os autores da letra dirigem a frase: “Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas”? Por quê?

      Chico pede para nós mulheres olharmos para nós mesmas, para refletirmos e enfrentarmos nossa estrutura de valores e nos questionarmos se somos mulheres de Atenas.

      Porque a música é pautada na ironia. Ele quer dizer justamente o contrário: cuidado mulheres, para não caírem no modelo das mulheres de Atenas. Mirem-se no exemplo e façam o contrário.


5 – Qual o trecho da letra da música chamou mais a sua atenção? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.


6 – Ao expressar a condição feminina da mulher ateniense, como: defeito... qualidade; vivem... secam (morrem); despedem-se... vestem-se; amadas... abandonadas. Que figura de linguagem é muito presente na música?

      Antítese.


7 – A música “Mulheres de Atenas” estabelece intertextualidade com quais textos?

      Com o poema Odisseia, com a história e a mitologia da Grécia Clássica. O poema faz referências camufladas à obra mitológica grega de Homero, mais notadamente a história de Penépole, à despersonalização das mulheres de Atenas e a passagem pela ilha das sereias, vivida por Ulisses.


8 – A canção é inteiramente metaforizada. Algumas metáforas mais expressivas podem ser destacadas facilmente na canção.

      Dê o sentido semântico das seguintes metáforas:

     a)  Se banham com leite.

Não veem o sol nem a cara da rua.


     b)  Tecem longos bordados.

Preservam-se.


     c)   Mil quarentenas.

Anos a fio a esperam de seus maridos.


     d)   Vestem-se de negros.

Viúvas.


    e)  Temem por seus maridos.

Inseguras.


9 – Nos versos:

        “Elas não tem gosto ou vontade / Nem defeito nem qualidade / (elas) têm medo apenas” / (elas) Não têm sonhos só tem presságios / O seu homem (tem) mares, naufrágios / Lindas sirenas / morenas”, encontra-se que figura de linguagem?

      Zeugma.


10 – ENEM:

        “Mirem-se........ cadenas”.

        Tomando como ponto de partida a letra da música, podemos assinalar, sobre o papel desempenhado pela mulher na antiguidade grega, que:

    a)  Seu papel era meramente reprodutivo, pois a legislação não lhe assegurava direitos que lhe permitissem qualquer forma de liberdade ou de participação na vida social.

     b) Possuía direitos sociais equivalentes aos dos homens em decorrência de preceitos religiosos, um dos quais afirmava que os homens e mulheres são filhos de Deus.

     c)   As mulheres casadas viviam grande parte de seu tempo confinadas no lar, submetidas a um regime de quase reclusão e privadas de participação nas decisões políticas.

    d)   A sociedade guerreira espartana privava as mulheres de qualquer forma de liberdade, restringindo suas funções a educação dos filhos até os 7 anos de idade.

 e)Desempenhava um papel influente porque, sendo responsável pela procriação, era reconhecida como um dos pilares da sociedade, ainda que sem direitos políticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário