sábado, 3 de março de 2018

MÚSICA: BRIGITTE BARDOT - ZECA BALEIRO - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Música: Brigitte Bardot
                                      Zeca Baleiro
A saudade
É um trem de metrô
Subterrâneo obscuro
Escuro claro
É um trem de metrô
A saudade
É prego parafuso
Quanto mais aperta
Tanto mais difícil arrancar
A saudade
É um filme sem cor
Que meu coração quer ver colorido

A saudade
É um trem de metrô
Subterrâneo obscuro
Escuro claro
É um trem de metrô
A saudade
É prego parafuso
Quanto mais aperta
Tanto mais difícil arrancar
A saudade
É um filme sem cor
Que meu coração quer ver colorido

A saudade
É uma colcha velha
Que cobriu um dia
Numa noite fria
Nosso amor em brasa
A saudade
É Brigitte Bardot
Acenando com a mão
Num filme muito antigo

A saudade vem chegando
A tristeza me acompanha!
Só porque... só porque...
O meu amor morreu
Na virada da montanha
O meu amor morreu
Na virada da montanha
E quem passa na cidade
Vê no alto
A casa de sapé
Ainda...
A trepadeira no carramanchão
Amor-perfeito pelo chão
Em quantidade...


Entendendo a canção:

01 – Esta canção é de uma doçura inigualável, mas afinal do que se trata?
      De uma história de amor e medo.

02 – O eu poético no primeiro momento podemos perceber que sentia muita falta de sua amada. E no segundo momento que leitura podemos fazer?
       Que ele tem medo de morrer sem mais ver a figura amada.

03 – A canção tem muitas metáforas, cite algumas.
      “A saudade é (como) um trem de metrô / Um filme sem cor / Uma colcha velha.”

04 – Em que versos encontramos a figura de linguagem personificação?
      “... meu coração quer ver / ... acenando com a mão.”

05 – Nos versos:
      “A saudade
       É uma colcha velha
       Que cobriu um dia
       Numa noite fria
       Nosso amor em brasa.”

      O eu poético fala de que?
      Que possivelmente ele e sua amada assistiram um filme e a colcha velha que cobrira o amor em brasas.

06 – O encontro entre o eu poético acontece?
     O encontro jamais acontece, entre a figura homenageada com juras de saudade e o eu poético saudosista que lamenta sua triste história de amor.

07 – Encontre na letra da canção as seguintes figuras de linguagem:
Gradação ou clímax = Nosso amor em brasa...

Comparação = Quanto mais aperta...

Antítese = Escuro claro.

08 – Por que o autor desta canção deu a ela o título: Brigitte Bardot?
      Para Zeca Baleiro, Brigitte Bardot encarna a saudade, a mulher que bordou a autenticidade, brindou a beleza e bradou a liberdade.

09 – Pesquise quem foi Brigitte Bardot.
      Resposta pessoal do aluno.

     




Nenhum comentário:

Postar um comentário