terça-feira, 13 de março de 2018

FILME(ATIVIDADES): A ODISSÉIA - FRANCIS FORD COPPOLA - COM GABARITO


FILME(ATIVIDADES): A ODISSÉIA

Sugestão de atividades após exibição do filme A Odisseia, de Francis Ford Coppola

Entendendo o filme:

01 – De que, basicamente, trata o filme (enredo)?
      Filme, baseado no poema homônimo de Homero, retrata as aventuras de Ulisses (ou Odisseu) após a Guerra de Tróia. Depois de desafiar o Deus dos mares Poseidon, Ulisses se vê obrigado a vagar por terras e mares, se vendo afastado de sua família. A partir de então, vive uma série de aventuras, enfrentando Deuses e diversos monstros para poder voltar a sua casa.
02 – Destacar os personagens principais.
Ulisses (Odisseu, Rei de Itaca)
Telêmaco (Filho de Odisseu)
Penélope (Esposa de Odisseu)
Polifemo (Ciclope filho de Poseidon)
Calypso (Ninfa do Mar)
Athena (Deusa da sabedoria)
Aeolos (Deus dos Ventos)
Poseidon (Deus do Mar)
Hermes (Deus Mensageiro)
Agamemnon (Rei de Micenas)
Menelau (Rei de Esparta)
Circe (Feiticeira)
03 – Explicar porque o filme tem aspecto mitológico.
      Por que   muitas de suas passagens utilizam o mito para explicar fenômenos naturais, variações de cultura, inimizades e amizades. Além disso, a mitologia serviu como fonte de orgulho para se traçar ascendência de grandes líderes e heróis mitológicos ou até mesmo Deuses. O filme faz menção a lendas, heróis, Deuses e monstros da mitologia, como por exemplo: Aquiles, Poseidon, Palas Athena, Ciclopes, Serpentes do Mar, etc.
04 – Que lições podem ser abstraídas?
01 - Odisseu ofendeu e dispensou a ajuda do Deus Poseidon.  Extrai-se que o ser humano não deve se achar melhor do que seu próximo, muitas pessoas chegam ao ponto de dispensar a ajuda de terceiros por se achar melhor do que eles.
02 - Mesmo com tantas dificuldades Odisseu não desistiu de tentar chegar à ilha de Itaca. Extrai-se que o ser humano deve-se persistir em suas batalhas diárias até atingir seus objetivos.
03 - Ação no tempo certo, como quando Odisseu teve calma na caverna do Ciclope Polifemo:  Extrai-se que o ser humano deve agir no tempo certo, saber aplacar sua ira ou ter qualquer atitude em vista de um objetivo.
04 - A Ilha de Circe representa tentação e infidelidade. Extrai-se que o ser humano deve manter fidelidade para com seu cônjuge.
05 - Ida   a   terra   dos   mortos.  Extrai-se   que o ser humano deve ser corajoso o suficiente para enfrentar a morte antes mesmo que as pessoas estejam realmente prontas para morrer. Odisseu viajou para o submundo e voltou, mostrando aceitação do inevitável e uma vontade de mudar a sua vida com base em novas informações, além de mostrar respeito pelo passado e por aqueles que perderam suas vidas, especialmente a de amigos e a de sua mãe.
06 - A ilha da ninfa Calypso. Extrai-se que o ser humano não deve ser complacente em sua jornada pela vida, esquecendo seus sonhos de infância   e   desistir   porque   eles   estão   cansados.   Odisseu   poderia facilmente ficar na ilha de Calypso para sempre e tornar-se imortal. Se Odisseu permanecesse complacente ele nunca chegaria a sua meta de voltar para casa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário