segunda-feira, 12 de março de 2018

FILME(ATIVIDADES): MACUNAÍMA - MÁRIO DE ANDRADE - COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): Macunaíma (1969), baseado no livro homônimo de Mário de Andrade.


Ficha técnica:                                             Título original: Macunaíma
Gênero: Comédia                                        Duração: 1h48min 
Ano de lançamento: 1969                          Direção: Joaquim Pedro de Andrade
Elenco: Grande Otelo, Paulo José, Milton Gonçalves, Jardel Filho, Hugo Carvana, Dina Sfat.


Entendendo o filme:
01 – Os modernistas trouxeram para a Literatura uma nova concepção de linguagem, desvinculando-se da estética parnasiana e apresentando ao público e à crítica inovações formais que denotavam um interesse pela experimentação. Em Macunaíma, Mário de Andrade apresenta o que chamou de língua brasileira, uma mistura do português com as variações encontradas nos diversos falares do povo brasileiro, além de influências estrangeiras e alterações advindas da criatividade popular. Tal afirmação pode ser confirmada nos seguintes trechos da obra de Mário de Andrade:

I. “No fundo do mato-virgem nasceu Macunaíma, herói de nossa gente. Era preto retinto e filho do medo da noite. Houve um momento em que o silêncio foi tão grande escutando o murmurejo do Uraricoera, que a índia, tapanhumas pariu uma criança feia. Essa criança é que chamaram de Macunaíma. [...]”.
II. “[...] Ele dava risadas chatas, se espremendo de cócegas e gostando muito. Quando elas paravam pedia mais estorcendo já de antegozo. Vei pôs reparo na senvergonhice do herói, teve raiva. [...]”
III. “[…] O corpo dele relumeava de ouro cinzando nos cristaizinhos do sal e por causa do cheiro da maresia, por causa do remo pachorrento de Vei, e com a barriga assim mexemexendo com cosquinhas de mulher. [...]”.
IV. “[...] No outro dia Macunaíma não achou mais graça na capital da República. Trocou a pedra Vató por um retrato no jornal e voltou pra taba do igarapé Tietê. [...]”.

a) Apenas I está correta.
b) Todas estão corretas.
c) Apenas IV está correta.
d) II e III estão corretas.
e) I e IV estão corretas.

02 – (FUVEST)A presença da temática indígena em Macunaíma, de Mário de Andrade, tanto participa _________________, quanto representa uma retomada, com novos sentidos, _________________.
Mantida a sequência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente por:
a) do movimento modernista da Antropofagia/do Regionalismo da década de 30.
b) do interesse modernista pela arte primitiva/do Indianismo romântico.
c) do movimento modernista da Antropofagia/do Condoreirismo romântico.
d) da vanguarda estética do Naturalismo/do Indianismo romântico.
e) do interesse modernista pela arte primitiva/do Regionalismo da década de 30.

03 – Pode-se afirmar que Mário de Andrade filiou-se à seguinte corrente literária:
a) Realismo.
b) Naturalismo.
c) Modernismo.
d) Pré-Modernismo.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

04 – (FUVEST) Assinale a alternativa correta:
a) Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" porque, no âmbito individual, é múltiplo e contraditório e, no plano da representação de uma coletividade, é inescrupuloso e mau caráter.
b) Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" por apresentar uma personalidade complexa, caracterizada a partir de traços psicológicos delineados sob um ponto de vista objetivo e científico.
c) Macunaíma é "o herói de nossa gente" por retratar, a partir dos traços múltiplos e contrastantes que o caracterizam, a coletividade brasileira, formada pela miscigenação racial e cultural.
d) Macunaíma é "o herói de nossa gente" por ser, como os brasileiros, esperto e trapaceiro, valendo-se mais da criatividade que da inteligência em suas ações.
e) Macunaíma é "o herói sem nenhum caráter" por reunir, de um ponto de vista psicológico e antropológico, as características de um povo cujo comportamento se define pela preguiça e imoralidade.  

05 – O capítulo “Carta pras icamiabas” difere-se dos demais capítulos por:
a) Apresentar um narrador-personagem, o próprio herói.
b) Apresentar um apagamento do narrador na narrativa.
c) Apresentar o foco narrativo na terceira pessoa.
d) Apresentar um narrador-onisciente.
e) Apresentar um narrador-observador.
  
     06 – O romance de Mário de Andrade cumpre o projeto modernista de resgatar aspectos originais da cultura brasileira. Que elementos dessa cultura são apresentados no filme?
      Os elementos da cultura brasileira retrata no filme são: a fauna, flora, instrumentos medicinais, mitos, lendas, expressões indígenas e, valoriza também o modo de falar dos brasileiros, entre outros.
  
07 – Observe a parte do filme em que os três irmãos se banham na água da cova feita por Sumé. O que se explica nessa cena, de forma folclórica?
      Macunaíma enxergou numa lapa bem no meio do rio uma cova cheia de água. E a cova era igual uma marca de pé-gigante. O herói depois de muitos gritos por causa do frio entrou-se na cova e lavou-se inteirinho, mas a água era encantada porque aquele buraco era a marca do pé de Sumé do tempo em que andava pregando o evangelho de Jesus para os índios brasileiros. Quando o herói saiu do banho estava branco, louro, dos olhos azuis, a água lavara o pretume dele.

08 – Informações sobre Macunaíma:
a)   Que atitude da personagem demonstra sua fraqueza e despreocupação?
      Ele demonstra sua fraqueza pelo roubo de seu "muiraquitã" que foi roubado por Piamã (um comerciante). E sua despreocupação é que ele fica somente atoa, não trabalha e, gosta de ganhar as coisas pronta.

b)   O que demonstra a dissimulação de Macunaíma?
      Que Macunaíma é muito mentiroso, pratica muitas safadezas, fala muitos palavrões, além do fato de estar sempre com preguiça.

09 – Escreva uma palavra dita no filme que é um eufemismo.
      Ai que preguiça: o autor procura mostrar o perfil dos brasileiros.

10 – Quanto à linguagem da obra aponte os aspectos mais expressivos do projeto nacionalista de Mário de Andrade.
      A linguagem em Macunaíma é metafórica, é postiça para a comunicação diária. Mário de Andrade satiriza (zombar) a linguagem através de Macunaíma, devido ao seu desajuste apresentando um propósito de colocar um ridículo a norma culta que não corresponde à realidade brasileira e sim à realidade Portuguesa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário