sexta-feira, 9 de março de 2018

FILME/TEXTO/ATIVIDADES : MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS - MACHADO DE ASSIS - COM GABARITO


FILME/TEXTO(ATIVIDADES): Fragmento de Memórias Póstumas de Brás Cubas


       Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. (Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)

01 – “A narrativa machadiana em Dom Cas­murro Memórias póstumas de Brás Cubas obedece à tradição da narrativa linear, de acordo com a passagem do tempo no reló­gio, pela qual o leitor observa a evolução da vida dos personagens, desde o nascimento ou a idade tenra, até a velhice, passando antes pela juventude, idade madura e morte.”
      Concorde ou não com esse comentário, mas justifique sua resposta.
          A narrativa machadiana, diferentemente do apontado pelo trecho acima, não obedece à tradição da narrativa, muito pelo contrário. Machado de Assis, por meio de um texto ziguezagueante, apoiado muitas vezes apenas na memória do narrador, traz uma literatura que faz saltos, que deixa espaços a serem preenchidos pelo leitor.

        Óbito do autor
Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia - peneirava - uma chuvinha miúda, triste e constante, tão constante e tão triste, que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova: - "Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade. Este ar sombrio, estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que lhe rói à natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado".   
                     
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas.
São Paulo, Abril Cultural, 1978. P. 15.

Glossário - campa: sepulcro; galante: garboso, gracioso.

Entendendo o filme:

02 – Explique porque se pode dizer que esse trecho é metalinguístico.
           Pelo narrador fazer referências à obra que está produzindo, pode-se dizer que este trecho é metalinguístico. Como exemplo: “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim (...)”

03 – Explicite um trecho em que se encontre a famosa “ironia machadiana”.
           A ironia consiste em um expediente linguístico que apresenta um enunciado que, semanticamente, quer dizer o inverso do que está dito de fato, revelando uma atitude de humor sutil por parte do narrador. O trecho em que melhor se percebe esse expediente é “que levou um daqueles fiéis da última hora a intercalar esta engenhosa ideia no discurso que proferiu à beira de minha cova”, já que o discurso proferido não tem nada de original ou engenhoso.

04 – Em que pessoa é narrado o texto?
           O texto é narrado em primeira pessoa (1ª pessoa do singular “EU”).

05 – Quem é o narrador?
           O narrador das “Memórias” é Brás Cubas, um defunto autor.

06 – Ao dizer “Onze amigos!”, o narrador mostra que é pequeno o número de pessoas com que se pode realmente contar. Isso revela uma certa atitude do narrador diante da amizade e das relações interpessoais. Que atitude é essa?
           O narrador revela seu ceticismo, isto é, sua desconfiança na existência de uma amizade verdadeira. A rememoração da teoria do humanitismo nos ajuda a entender que a amizade, nos textos de Machado de Assis, só vale a partir do momento em que há alguém que aproveite dessa amizade, isto é, o humanitismo nos revela como sendo egoístas e egocêntricos, pouco voltados para o cultivo de relações interpessoais sinceras, transparentes e abertas.

07 – Qual a diferença que se pode estabelecer entre “autor defunto” e “defunto autor”?
           Autor defunto é aquele que escrevia em vida e morreu, defunto autor é aquele que morre e, em seguida, torna-se autor (caso de Brás Cubas).

08 – (FUVEST - Adaptada) Imagine que você tenha uma prova do livro Memórias póstumas de Brás Cubas e que não tenha entendido a seguinte metáfora “a campa foi outro berço”. Xavier, seu amigo de longa data, leu e interpretou muito bem, segundo o professor, o texto.
Sendo assim, demonstre a interpretação dada por Xavier para a metáfora “a campa foi outro berço”.
           A interpretação dada por Xavier só pode ser a de que após a morte, o enterro, o sepultamento (vocábulos pertencentes ao campo semântico de “campa”), o autor renasce, isto é, a morte do HOMEM Brás Cubas faz nascer o AUTOR Brás Cubas.

09 – (ENEM) No trecho a seguir, o narrador, ao descrever a personagem, critica sutilmen­te um outro estilo de época: o Romantismo.
        Naquele tempo contava apenas uns quinze ou dezesseis anos; era talvez a mais atrevida cria­tura de nossa raça e, com certeza, a mais volun­tariosa. Não digo que já lhe coubesse a primazia da beleza, entre as mocinhas do tempo, porque isto não é romance, em que o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas; mas também não digo que lhe maculasse o ros­to nenhuma sarda ou espinha, não. Era bonita, fresca, saía das mãos da natureza cheia daquele feitiço, precário e eterno, que o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Jackson, 57.
        A frase do texto em que se percebe a críti­ca do narrador ao Romantismo está transcrita na alternativa:
a) “... o autor sobredoura a realidade e fecha os olhos às sardas e espinhas ...”
b) “... era talvez a mais atrevida criatura da nossa raça ...”
c) “Era bonita, fresca, saía das mãos da na­tureza, cheia daquele feitiço, precário e eter­no, ...”
d) “Naquele tempo contava apenas uns quin­ze ou dezesseis anos ...”
e) “... o indivíduo passa a outro indivíduo, para os fins secretos da criação.”

10 – Quincas Borba, personagem criado por Machado de Assis, era autor de Humanitas, filosofia única, eterna, comum, indivisível e indestrutível, que pregava a eterna luta do homem pela sobrevivência, ressaltando o pre­domínio dos mais espertos.
        Existe uma máxima sobre a qual ele re­sume suas explanações sobre essa filosofia. Assinale-a.
a) Devagar se vai ao longe.
b) Ao vencedor, as batatas.
c) Quem tudo quer tudo perde.
d) O essencial é invisível para os olhos.
e) Não se jogam pérolas aos porcos.

AUXILIARES

     Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto que o uso vulgar seja co­meçar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; o segundo é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo.
     Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

11 – Essa é a abertura do famoso romance de Machado de Assis. Dentro desse contexto, já dá para se ver o tipo de narrativa que será explorada. Assinale a alternativa correta a esse respeito.
a) A narrativa decorre de forma cronologi­camente correta, de acordo com a passagem do tempo: infância, juventude, maturidade e velhice.
b) A linearidade das ações apresenta cenas de suspense, dado o comportamento inusi­tado dos personagens.
c) Não há como prever o final da narrati­va, já que seu enredo é, propositadamente, complicado.
d) A ação terá, como cenário, os diversos centros cosmopolitas do mundo.
e) O autor usa o recurso do flashback devi­do a sua intenção de iniciar o romance pelo “fim”.

12 – Em relação à questão anterior, infere-se que a linguagem dispõe de um recurso enriquecedor: a disposição das palavras no espaço frasal. Sendo assim, que tipo de lei­tura pode-se fazer dessas duas expressões: “autor defunto” e “defunto autor”?
a) A colocação da palavra defunto após a pa­lavra autor leva-nos a pensar que o segundo elemento está em fase final de carreira.
b) Defunto autor remete à ideia de que a pessoa irá escrever suas memórias dentro de um cemitério.
c) Ambas as expressões transmitem a mes­ma ideia, com iguais valores semânticos.
d) A expressão defunto autor aparece de forma metaforizada, original, privilegiando uma nova forma de narração autobiográfica.
e) Ambas as construções não têm expressão na obra biográfica de Machado de Assis.

13 – Considerando o que você já leu e/ou­ viu sobre o livro Memórias póstumas de Brás Cubas e atentando ainda para as conside­rações que Brás Cubas faz no trecho lido quanto à maneira de começar a escrever seu livro, responda: Brás Cubas contou sua his­tória pelo “uso vulgar” ou ele fez de forma diferente?
        Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis; nada menos. Meu pai logo que teve aragem dos quinze contos sobressaltou-se deveras; achou que o caso excedia as raias de um capricho juvenil.
    — Dessa vez, disse ele, vais para Europa, vais cursar uma Universidade, provavelmente Coimbra, quero-te homem sério e não arruador e não gatuno.
    E como eu fizesse um gesto de espanto:
    — Gatuno, sim senhor, não é outra coisa um filho que me faz isso.
    Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas.
           Brás Cubas narra a sua história de modo original, de maneira ziguezagueante e digressiva, fazendo intervenções e conversando com o leitor e, principalmente, deixando de lado a linearidade da narrativa e, portanto, indo contra o que seria o “modo vulgar” de se narrar.


14 – De acordo com essa passagem da obra, po­de-se antecipar a visão que Machado de Assis tinha sobre as pessoas e sobre a sociedade. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) O amor é fruto de interesse e compõe o pilar das instituições hipócritas.
b) O amor, se sincero, supera todas as barrei­ras, inclusive as financeiras.
c) O caráter autoritarista moldava as relações familiares, principalmente entre pai e filho.
d) Havia medo de que a marginalidade envolvesse os jovens daquela época.
e) O amor era glorificado e apontado como o único caminho para redimir as pessoas.

15 – Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pen­durada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até tomar a forma de um X: decifra-me ou devoro-te.
    Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis.
Sobre o texto mostrado, pode-se dizer que:
a) o autor faz uma abordagem superficial da situação.
b) o autor preocupa-se com os detalhes, por meio de minuciosa descrição.
c) o autor dá relevância a outras circunstân­cias, negligenciando o foco do assunto.
d) o autor não mostra preocupação com o discer­nimento do leitor, pois apenas sugere situações.
e) contempla a si próprio, num ritual egocêntrico e narcisista.

  O emplasto
  Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-se-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro. Uma vez pendurada, entrou a bracejar, a pernear, a fazer as mais arrojadas cabriolas de volatim, que é possível crer. Eu deixei-me estar a contemplá-la. Súbito, deu um grande salto, estendeu os braços e as pernas, até formar um X: decifra-me ou devoro-te.
Essa ideia era nada menos que a invenção de um medicamento sublime, um emplasto anti-hipocondríaco, destinado a aliviar a nossa me­lancólica humanidade. Na petição de privilégio que então redigi, chamei a atenção do governo para esse resultado, verdadeiramente cristão. (...)
Machado de Assis – Memórias póstumas de Brás Cubas.

16 – Relativamente ao trecho lido, responda em que tipo de foco narrativo ele está es­truturado?
           O texto está estruturado na 1ª pessoa do singular, com narrador onisciente.

17 – Destaque uma frase que contenha palavra que justifique sua resposta.
           Com efeito, um dia de manhã, estando a passear na chácara, pendurou-se-me uma ideia no trapézio que eu tinha no cérebro.” Os pronomes “me” e “eu” deixam claro que é o próprio narrador quem conta a história.

18 – Traduza a expressão anti-hipocondríaco, que aparece no 2º parágrafo.
           Como a “ideia fixa” do narrador era a de inventar um emplasto que eliminasse TODOS os males do mundo, tal emplasto seria, por certo, anti-hipocondríaco, uma vez que o hipocondríaco tende a se medicar muitas vezes mais do que o necessário. A medicação exagerada seria extinta com a invenção do emplasto, portanto.

19 – Memórias póstumas de Brás Cubas utiliza recursos estilísticos extraordinários, como a digressão e a metalinguagem. Defina-os.
           A digressão é o expediente usado pelo narrador para desviar o foco principal da história e introduzir um comentário (crítico, literário, filosófico) alheio à narrativa de base. A metalinguagem, por sua vez, consiste no fato da linguagem se debruçar sobre a própria linguagem, é quando o autor nos conta sobre o processo narrativo, ou quando nos conta acerca das ideias que o cercavam para a construção do livro dentro do próprio livro.    

20 – A cronologia tradicional dos fatos, dentro da narrativa, faz com que a assimi­lação do enredo seja mais fácil. Machado de Assis, em Memórias póstumas de Brás Cubas, rompe essa tradição e opta por um início “às avessas”. Identifique esse recurso es­tilístico e explique-o, considerando a obra citada.
       Esse recurso é identificado como FlashBack ou, ainda, como mera “narrativa não-linear”, nele o autor foge da estruturação clássica de “início, meio e fim” e coloca esses pontos aos acaso, sem se preocupar com a ordem. Em “Memórias póstumas de Brás Cubas”, nosso defunto autor vai nos contando sua trajetória através da morte e passando aleatoriamente pelas outras fazes da vida.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário