sábado, 17 de março de 2018

FILME(ATIVIDADES): COMO ESTRELAS NA TERRA - TODA CRIANÇA É ESPECIAL - COM GABARITO

Filme(Atividades): "Como Estrelas na Terra" 

 Data de lançamento: 2007 (2h 55min)
Direção: Aamir Khan
Gênero: Drama
Nacionalidade: Índia

SINOPSE E DETALHES
Livre
        O jovem Ishaan tem muita dificuldade para se concentrar nos estudos, e mal consegue escrever o alfabeto. Depois de diversas reclamações da escola, o pai, que acredita que Ishaan não faz as tarefas por falta de compromisso, decide levá-lo a um internato, o que leva o menino a entrar em depressão. Mas, um professor substituto de artes, Nikumbh, logo percebe o problema de Ishaan, e entra em ação com seu plano para devolver a ele a vontade de aprender e, sobretudo, viver.


        O filme conta a história de um menino e 9 anos chamado Ishaan Awasthi, ele sofre de dislexia, estuda em uma escola normal e repetiu uma vez o terceiro período e está correndo o risco de isso acontecer de novo. O menino diz que as letras dançam em sua frente e não consegue acompanhar as aulas e nem prestar atenção. Seu pai acredita que ele é indisciplinado e o trata com rudez e falta de sensibilidade. 
        Quando o pai é chamado na escola para conversar com a diretora, o mesmo decide levar o filho a um internato. O menino fica com menos vontade de aprender e de ser uma criança, ele acaba ficando deprimido, sente a falta da mãe, do irmão mais velho e da vida. A filosofia do internato é "Disciplinar Cavalos Selvagens". De repente aparece um professor substituto de artes, este não era um professor tradicional, não seguia rigorosamente as normas da escola, tem uma metodologia própria. 
        Quando o professor conhece Ishaan, percebe que o menino sofre de dislexia e decide ajudá-lo. Este não era um problema desconhecido pelo educador que decide tirar o garoto do abismo no qual se encontrava. Ele ensinou Ishaan a ler e escrever, a partir desse momento o menino vai superando a opressão da família e suas próprias limitações, passa a ver a dentro da escola, um novo significado. O filme mostra a importância do professor e seu poder de transformação nos alunos. É necessário que o educador tenha sua própria metodologia de ensino, de forma a estimular a compreensão dos alunos, tornando a sala de aula, um lugar agradável e estimulante. 
        Na escola onde Ishaan estudava, os professores só corrigiam os erros gramaticais dele e não percebiam que ele era uma criança especial, que precisava ser compreendida, e junto com seu professor pudesse ampliar seus conhecimentos, desenvolvendo a habilidade de leitura e escrita. No filme "Como Estrelas Na Terra o professor substituto usa uma metodologia de ensino inovadora, onde existe a motivação, usa o conhecimento de mundo dos alunos, buscando aprofundar e ampliá-los. O educador consegue mobilizar a escola a respeito da diversidade que existe na sala de aula, mostrando que é possível fazer com que o aluno desenvolva sua capacidade de aprendizagem a partir da compreensão e do incentivo do educador. 
        O filme mostra uma lição de vida. Um garoto que foi tratado com respeito por um professor, que soube valorizar e entender as diferenças, usa como forma de expressão a arte, incentivando-o e mostrando-o que seu problema pode ser superado e que sua deficiência não o tornava diferente dos outros. A dislexia é uma doença que está longe de ser solucionada, e o que salvou o garoto não foi a descoberta da doença, mas sim, os novos métodos utilizados pelo educador, fazendo com que o menino aprendesse a lidar com sua diferença. Este filme retrata a realidade na qual vivemos, os alunos com diversas deficiências são colocados em escolas normais e infelizmente as escolas regulares e os professores não estão preparados para essa mudança. 
        Torna-se necessário que os futuros educadores saibam lidar com esses problemas no contexto escolar, para poder encontrar meios e soluções para trabalhar com essa e as demais deficiências.


Entendendo o filme:
01 – Como era o papel família de Ishaan antes de descobrir se ele tinha dislexia? Será que a família já desconfiava ou foi uma surpresa quando descobriram?
      A família era bastante exigente em relação aos resultados dos filhos. Pelo fato do irmão de Ishaa conseguir boas notas na escola a cobrança era ainda maior. Os pais não entendiam o porquê das dificuldades enfrentadas por Ishaa e o tratavam como uma criança "normal". Por isso a surpresa foi tão grande quando seu professor revelou que ele era dislexo, pois eles na verdade achavam que era enrolação e bagunça.

02 – O Professor é antes de tudo um ser humano com sentimentos e na sua atuação precisa ter sensibilidade para procurar entender as especificidades dos seus alunos. Como o Professor percebeu a dificuldade/necessidade de Ishaan?
      Como os antigos professores de Ishaa não perceberam que era dislexo, e não compreendiam que ela tinha dificuldade fez com que ele perdesse completamente o interesse pelos estudos e isso iria ficar assim até o final do semestre onde ele novamente repetiria o ano. Com a chegada de Ram na escola ele percebeu o desinteresse que Ishaa demonstrava pelos estudos em relação aos outros alunos, foi quando ele resolveu correr atrás do porquê.

03 – Discorra sobre cada professor que passou pela vida escolar de Ishaan, antes do professor Ram que foi sensível a situação dele.
      Os professores da escola regular o achavam levado e displicente, não tinham paciência e não compreendiam quando ele não conseguia ler nem resolver problemas por achar que não passava de brincadeiras. Ao chegar na nova escola que mantinham o padrão de tradicional.

04 – O filme aborda as diferentes formas de aprender se assemelhando as Inteligências Múltiplas de Howard Gardner. Cada um aprende de forma diferente, porque cada pessoa é diferente com talentos diferentes. Qual o momento do filme que você considera mais latente o fato de que todos somos estrelas e que só precisa de um espaço para brilhar?
      Quando no dia que o professor Ram resolveu fazer um evento diferente na escola e o Ishaa sai cedo e vai sozinho para um lugar lindo e isolado, onde ele buscou inspiração para fazer sua pintura.

05 – O Professor Ram usa a frase “Nessa corrida desesperada, alimentam cavalos de corrida, não crianças”. O que ele queria dizer com isso?
      Ao chegar à escola o professor percebeu que além de tudo os alunos eram crianças e precisavam de atenção. O método tradicionalista buscava criar máquinas e não alunos que pudessem desenvolver suas habilidades.

06 – O filme destaca muitos aspectos importantes referentes ao processo ensino-aprendizagem. Aponte três que sejam mais significativos, na sua opinião.
  • No filme, o personagem Ishaan, um menino de nove anos, com dislexia e outras problemáticas que a acompanham devido a incompreensão de sua escola, pais e professores. Estes problemas que vão desde a negação do “eu não consigo” para a teimosia, rebeldia, mentiras e fuga de situações conflitantes, até dificuldades nos relacionamento com pares, adultos e traumas emocionais;

  •  A falta de conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem que permeia as ações propostas pelo sistema educacional;
  •  A questão da maturidade ou desenvolvimento não são as mais importantes para a aprendizagem, mesmo assim não nega a sua influência.
07 – Qual foi a cena do filme que mais tocou você? Justifique.
      Resposta Pessoal

08 – A história do filme nos leva a refletir sobre muitas questões desde a gestão escolar até a prática pedagógica do professor. Qual a lição que você, como futuro professor absorveu para sua vida Profissional e pessoal?
      Resposta Pessoal.


4 comentários:

  1. o que voce nota de especial nessa frase

    ResponderExcluir
  2. Já trabalhou o filme "Como estrelas na terra, toda criança é especial"?
    Pois eu te digo, é uma ótima dica para essa quarentena!
    Trabalhar os sentimentos com as crianças e adolescentes nesse momento, e o filme é perfeito para isso...
    Fiz um questionário também para disponibilizar a quem desejar.
    Boas aulas de artes e aproveite esse filme nas suas aulas online para eles assistirem com toda a familia reunida e responderem as questões juntos.
    Trabalhei esse filme com os 6º, 7º, 8º e 9º anos com o objetivo de falar sobre fases boas e ruins...
    Questões para análise do filme
    Como Estrelas na Terra – Toda criança é especial (no Brasil)
    Taare Par Zaamen ( na Índia)
    Lançado em 2007 sob a direção do ator Aamir Khan com duração de 165 Min.
    1. Faça uma foto sua com sua família reunida na sala. Tentem ver o filme juntos e responda com a ajuda de seus pais. Converse com eles sobre o filme e as questões abaixo.
    2. Como era o papel da família de Ishaa, antes de descobrir que ele tinha dislexia?
    3. Será que a família já desconfiava da dislexia de Ishaa ou foi surpresa quando descobriram?
    4. Como o professor percebeu a dificuldade / necessidade de Ishaa?
    5. Como eram os outros professores de Ishaa?
    6. Em qual momento do filme você entendeu que todos nós somos estrelas e que só precisa de uma oportunidade para brilhar?
    7. Os colegas de Ishaa na primeira escola onde ele estudava, faziam bullying com ele, você sabe dizer os motivos deles fazerem isso com Ishaa?
    8. Em qual momento do filme Ishaa finalmente conseguiu aprender e ser compreendido na escola?
    9. Qual cena do filme você considera que Ishaa ficou mais triste?
    10.Qual cena do filme você considera que Ishaa ficou extremamente feliz?
    11. Qual a cena do filme você considera mais emocionante?
    12. Qual era a prática que Ishaa mais gostava de fazer com relação as artes?
    13. Você se considera criativo como Ishaa? Quais as atividades você mais gosta de fazer e é muito bom nisso?
    14. Você já sofreu bullying na escola ou em outro lugar por ser quem você é? ou fazer o que você gosta de fazer?
    15. Você seria amigo de Ishaa? Porque?
    16. Se você tivesse um colega de sala como Ishaa, como você agiria com ele?
    17. Você já teve ou tem um colega assim na sua escola? Se sim, como as pessoas agem com ele?
    18. Pinte o seu colar com as cores que desejar, e me mande uma foto.
    19. Você acha que na sua vida, assim como a de Ishaa, tem momentos bons e ruins?
    20. Fale de um momento muito bom que você já viveu.
    21.Fale de um momento muito ruim que você já viveu.
    https://www.youtube.com/watch?v=SQ6eQbeIccE

    ResponderExcluir
  3. 1) O professor substituto é um professor de Artes e não um fonoaudiólogo. Colocar um aluno com deficiência na sala de aula sem um professor especializado é, na sua opinião, também uma exclusão?

    ResponderExcluir