quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

CONTO: O CICLISTA - DALTON TREVISAN - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

Conto: O CICLISTA
           
Dalton Trevisan

      Curvado no guidão lá vai ele numa chispa. Na esquina dá com o sinal vermelho e não se perturba – levanta voo bem na cara do guarda crucificado. No labirinto urbano persegue a morte com o trim-trim da campainha: entrega sem derreter sorvete a domicílio.
        É sua lâmpada de Aladino a bicicleta e, ao sentar-se no selim, liberta o gênio acorrentado ao pedal. Indefeso homem, frágil máquina, arremete impávido colosso, desvia de fininho o poste, o caminhão; o ciclista por muito derrubou o boné.
        Atropela gentilmente e, vespa furiosa que morde, ei-lo defunto ao perder o ferrão. Guerreiros inimigos trituram com chio de pneus o seu diáfano esqueleto. Se não se estrebucha ali mesmo, bate o pó da roupa e – uma perna mais curta – foge por entre nuvens, a bicicleta no ombro.
        Opõe o peito magro ao para-choque do ônibus. Salta a poça d`água no asfalto. Num só corpo, touro e toureiro, golpeia ferido o ar nos cornos do guidão.
        Ao fim do dia, José guarda no canto da casa o pássaro de viagem. Enfrenta o sono trim-trim a pé e, na primeira esquina, avança pelo céu na contramão, trim-trim.

                            DALTON TREVISAN. In: Alfredo Bosi, org. O conto brasileiro contemporâneo. 14. ed. São Paulo: Cultrix, 1997. p. 189.

Entendendo o texto:

01 – O conto é exemplo da prosa urbana da literatura contemporânea: Explique por quê.
       Por tratar de uma situação típica dos grandes centros urbanos.

02 – A linguagem do conto é figurada. Explique as seguintes expressões:
a)   “Lâmpada d’Aladino”.
A bicicleta é um objeto mágico, dando ao ciclista sensações de liberdade.

b)   “... touro e toureiro, golpeia ferido o ar nos cornos do guidão”.
O autor compara a relação entre o ciclista e o guidão da bicicleta com a que existe entre os cornos do touro, havendo entre ambos uma fusão.

03 – Dê uma interpretação à última frase do conto.
       O ciclista, cansado e sonolento, ainda ouve o som da campainha, a despeito do estado em que se encontra.

04 – A personagem do Conto “O ciclista” mostra ter controle absoluto sobre a bicicleta, habilidade exigida por seu tipo de trabalho. Que tipo de trabalho o ciclista faz?
      É entregador de sorvetes.

05 – Dê uma interpretação à última frase do conto de Trevisan.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: O ciclista, cansado e sonolento, ainda ouve o som da campainha que usa durante suas viagens. A expressão “avança pelo céu na contramão” sugere um estado de leveza, um espairecer após o “voo ciclístico”.






Nenhum comentário:

Postar um comentário