sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

PROPAGANDA/CONTO: O CHAPEUZINHO VERMELHO - CHARLES PERRAULT - COM GABARITO


Fonte da imagem - https://www.blogger.com/blog/post/edit/7220443075447643666/4706007018374851054#
PROPAGANDA
Você pode ser o que quiser.

A história sempre se repete.
Todo Chapeuzinho Vermelho
Que se preze, um belo dia,
Coloca o Lobo Mau na coleira.
                    


CONTO: O CHAPEUZINHO VERMELHO

Fonte da imagem - https://www.blogger.com/blog/post/edit/7220443075447643666/4706007018374851054#

        Havia, numa cidadezinha, uma menina que todos achavam muito bonita. A mãe era doida por ela e a avó ainda mais. Por isso, a avó mandou fazer um pequeno capuz vermelho que ficava muito bem na menina. Por causa dele, ela ficou sendo chamada em toda parte de Chapeuzinho Vermelho.
        Um dia em que sua mãe tinha preparado umas tortas, disse para ela:
        --- Vai ver como está passando sua avó. Pois eu soube que ela anda doente. Leva uma torta e este potezinho de manteiga.
        Chapeuzinho Vermelho saiu em seguida para ir visitar sua avó, que morava em outra cidadezinha.
        Quando atravessava o bosque, ela encontrou compadre Lobo, que logo teve vontade de comer a menina. Mas não teve coragem por causa de uns lenhadores que estavam na floresta.
        O lobo perguntou aonde ela ia. A pobrezinha, que não sabia como é perigoso parar para escutar um lobo, disse para ele:
        --- Eu vou ver minha avó e levar para ela uma torta e um potezinho de manteiga que minha mãe está mandando.
        --- Ela mora muito longe? --- perguntou o Lobo.
        --- Oh! Sim --- respondeu Chapeuzinho Vermelho. --- É pra lá daquele moinho que você está vendo bem lá embaixo. É a primeira casa a cidadezinha.
        --- Pois bem --- disse o Lobo ---, eu também quero ir ver sua avó. Eu vou por este caminho daqui e você vai por aquele de lá. Vamos ver quem chega primeiro.
        O Lobo pôs-se a correr com toda a sua força pelo caminho mais curto. A menina foi pelo caminho mais longo, distraindo-se a colher avelãs, correndo atrás de borboletas e fazendo ramalhetes com as florzinhas que encontrava.
        O Lobo não levou muito tempo para chegar à casa da avó. Bateu na porta: toc, toc.
         --- Quem está aí?
        --- É sua neta, Chapeuzinho Vermelho --- disse o Lobo, mudando a voz. --- Eu lhe trago uma torta e um potezinho de manteiga que minha mãe mandou pra você.
        A bondosa avó, que estava de cama porque não passava muito bem, gritou:
        --- Puxe a tranca que o ferrolho cairá.
        O Lobo puxou a tranca e a porta se abriu. Ele avançou sobre a pobre mulher e devorou-a num instante, pois fazia mais de três dias que não comia. Em seguida, fechou a porta e foi-se deitar na cama da avó. Ficou esperando Chapeuzinho Vermelho, que, um pouco depois, bateu na porta: toc, toc.
        --- É sua neta, Chapeuzinho Vermelho, que traz uma torta pra você e um potezinho de manteiga que minha mãe lhe mandou.
        O Lobo gritou para ela, adocicando um pouco a voz:
        --- Puxe a tranca que o ferrolho cairá.
        Chapeuzinho Vermelho puxou a tranca e a porta se abriu.
        O Lobo, vendo que ela tinha entrado, escondeu-se na cama, debaixo da coberta, e falou:
        --- Ponha a torta e o potezinho de manteiga sobre a caixa de pão e venha se deitar comigo.
        Chapeuzinho Vermelho tirou o vestido e foi para a cama, ficando espantada de ver como sua avó estava diferente ao natural. Disse para ela:
        --- Minha avó, como você tem braços grandes!
        --- É pra te abraçar melhor, minha filha.
        --- Minha avó, como você tem pernas grandes!
        --- É pra correr melhor, minha menina.
        --- Minha avó, como você tem orelhas grandes?
        --- É pra escutar melhor, minha menina.
        --- Minha avó, como você tem olhos grandes!
        --- É pra ver melhor, minha menina.
        --- Minha avó, como você tem dentes grandes!
        --- É pra te comer.
        E, dizendo estas palavras, o Lobo saltou para cima de Chapeuzinho Vermelho e a devorou.

        MORAL
        Vimos que os jovens,
        Principalmente as moças,
        Lindas, elegantes e educadas,
        Fazem muito mal em escutar
        Qualquer tipo de gente.
        Assim, não será de estranhar
        Que, por isso, o Lobo as devore.
        Eu digo o Lobo porque todos os lobos
        Não são do mesmo tipo.
        Existe um que é manhoso,
        Macio, sem fel, sem furor.
        Fazendo-se de íntimo, gentil e adulador,
        Persegue as jovens moças
        Até em suas casas e seus aposentos.
        Atenção, porém!
        As que não sabem
        Que esses lobos melosos
        De todos eles são os mais perigosos.

                                      Charles Perrault. O Chapeuzinho Vermelho.
                                                               Porto Alegre: Kuarup, 1987.

01 – Anote o que você vê na propaganda (texto 1), conforme o que se pede a seguir.
     a) Quais são os elementos visuais que a compõem?
      Em destaque aparece uma moça de aspecto sedutor. O fundo atrás é azul celeste. No canto superior direito aparece a frase: “Você pode ser o que quiser”. Abaixo da frase, há um texto verbal.

     b) Qual é a cor que se destaca na propaganda? No que ela foi usada? O que sugere?
      A cor em destaque é a vermelha, usada na capa com capuz em tecido brilhante, semelhante à seda ou cetim. Sugere sedução.

     c) Que estratégias são usadas na propaganda para provocar sensações no leitor?
      O tecido acetinado brilhante e vermelho e o batom usado pela mulher. Ao mesmo tempo que sugerem sensualidade, imprimem um ar de mistério ao personagem, o que também contribui para criar a ideia de sedução.

     d) Descreva à expressão facial da mulher e o que ela sugere.
      A mulher não sorri e olha diretamente o observador, o que pode sugerir a determinação de quem sabe o que quer; os lábios são carnudos, vermelhos e aparecem semiabertos, sugerindo sensualidade. O texto verbal, que diz que toda Chapeuzinho Vermelho coloca o Lobo mau na coleira, pode confirmar essa ideia.

     e) Que ligação pode ser estabelecida entre o texto verbal e o texto visual da propaganda?
      Educador, se necessário, reveja com os alunos o conceito de texto verbal e texto visual.
A imagem da mulher, com todas as características que já foram descritas nas questões anteriores, busca representar o personagem Chapeuzinho Vermelho mencionada no texto verbal. Os alunos poderão estabelecer outras relações.

02 – Quais elementos da propaganda foram emprestados do conto. O Chapeuzinho Vermelho?
       Os personagens principais do conto (Chapeuzinho Vermelho e Lobo), as cores usadas na roupa do personagem, elementos visuais e verbais relacionados à sedução.

03 – Uma característica desse conto maravilhoso de Charles Perrault é a conter uma moral no seu final. Releia a moral do conto O Chapeuzinho Vermelho e responda às questões.
     a) O que você compreendeu sobre a moral do conto maravilhoso?
      Espera-se que o aluno mencione as artimanhas usadas pelo sedutor e o aconselhamento às moças que podem ser alvo dessas artimanhas.

     b) Cite uma situação da época atual a que essa moral pode se aplicar.
      Resposta pessoal.

     c) Qual é o papel do Lobo Mau no conto lido?
      O de um vilão sedutor que usa artimanhas para seduzir o personagem protagonista, Chapeuzinho Vermelho.

     d) Na propaganda, é possível dizer que Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau desempenham o mesmo papel que no conto maravilhoso? Justifique sua resposta.
      Não. Na propaganda a situação se inverte: enquanto no conto é o Lobo Mau que seduz, na propaganda é a mulher (com características de Chapeuzinho Vermelho) que assume esse papel.

     e) Releia o texto da propaganda. A moral da história é a mesma do conto? Explique.
      Não. O texto da propaganda diz: “Todo Chapeuzinho Vermelho que se preze, um belo dia, coloca o Lobo Mau na coleira”. Assim, a moral também se modifica por causa da troca de papéis assumidos pelas personagens: Chapeuzinho Vermelho passa a ser “dona” da situação.

04 – A propaganda, criada para veicular uma marca de produtos de beleza e perfumaria, foi publicada numa revista. Você conhece revistas que veiculam esse tipo de propaganda? Essas revistas normalmente são destinadas a que público?
      Resposta pessoal. Esse tipo de revista se destina especialmente ao público feminino, que costuma ser o seu público leitor e consumidor de produtos de beleza e perfumaria.

05 – Você considera a propaganda eficiente? Por quê?
       Resposta pessoal.

06 – Com base na relação existente entre os dois textos, responda.
     a) O público-alvo da propaganda poderia compreendê-la sem conhecer a história de Chapeuzinho Vermelho? Explique sua resposta.
      Espera-se que o aluno perceba que a propaganda só faz sentido se conhece o conto maravilhoso, especialmente os papéis assumidos pelas personagens.

     b) Leia o texto a seguir. Converse com seus colegas e seu educador a respeito da conclusão a que chegaram no item a.
intertextualidade se dá quando um texto estabelece um diálogo com outro texto. Como você pode observar, os elementos visuais e verbais da propaganda analisada estabelecem uma relação com o conto maravilhoso O Chapeuzinho Vermelho.
Conhecer esse conto permite ao leitor da revista compreender as relações entre ele e a propaganda. É possível dizer, portanto, que há intertextualidade entre a propaganda e o conto lido.

07 – Releia o slogan da propaganda.
      Você pode ser o que quiser.
      Considerando a noção de intertextualidade acima, responda: Qual é a intenção do slogan da propaganda?
      O aluno pode dar várias respostas: mas deve perceber que existe uma relação entre a expressão “ser o que quiser” e o jogo que a propaganda faz com o personagem representado: a mulher que usa produtos da marca veiculada pela propaganda pode ser bela, sedutora e exercer o papel de quem domina a situação; pode ser Chapeuzinho Vermelho sem ser vítima do Lobo Mau.


Nenhum comentário:

Postar um comentário