terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

POEMA: ESTAÇÃO CAFÉ - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

POEMA: ESTAÇÃO CAFÉ

Pastéis Santa Clara,
Bem-casados com ambrosia
Caramelados com nozes
E bombas de baunilha
Senhora dona doceira,
Me tira dessa agonia!
Mil-folhas e broinhas
Com geleias e pavê
Fios de ovos, apfelstrudel
Maçãs flambadas, não vê?
Qual é o doce mais doce?
O doce mais doce? Você!
Pães de queijo, ovos moles,
Olho-de-sogra, doce de abóbora
Pingos de chuva, algodão doce,
Doce, oh doce, senhora!
Senhora dona doceira,
Doce aqui e agora
E agora, bem no fim,
Eu recuso maria-mole,
Mas nós dois, bem juntim,
Agarradinho, rocambole.

                                                    Sergio Capparelli... 111 poemas para crianças.
                                                                          Porto Alegre: L&PM, 2003, p. 26.

Entendendo o texto:
01 – Em todo o poema, há diversos nomes de doces. A que classe gramatical pertencem as palavras usadas para nomeá-los?
       Nomes próprios.

02 – Na segunda estrofe, o eu lírico pede à doceira que o tire de uma agonia. Por que ele está agoniado?
       Pela variedade dos doces.

03 – No final da terceira estrofe, o eu lírico parece perder o interesse pelos doces. O que o faz mudar de ideia?
      A doceira.

04- No verso “O doce mais doce? Você!”, a palavra doce aparece repetida. Em uma e outra ocorrência ela pertence a classes gramaticais diferentes. Quais são essas classes?
      Substantivo e adjetivo.

05 – O plural das palavras noz e maçã é formado da mesma maneira? Explique.
       Não. Noz acrescenta es e em maçã apenas s.

06 – Qual é o singular da palavra pastéis? Quais outras palavras que você conhece tem o plural formado da mesma maneira?
       Pastel. Anéis, papéis, méis.

07 – Identifique no poema um substantivo que quando pluralizado sofre variação na pronúncia semelhante à que ocorre no caso de jogo (ô) e jogos (ó)?
       Ovo – ovos.

08 – O plural do substantivo composto pé-de-moleque é pés-de-moleque. Comparando esse substantivo olho-de-sogra, responde: qual é o plural de olho-de-sogra?
       Olhos-de-sogra.

09 – O poeta empregou nas palavras juntim agarradim uma forma de diminutivo própria do modo coloquial de falar. Como é o diminutivo dessas palavras na variedade padrão?
       Juntinho e agarradinho.

10 – No final do poema, o eu lírico escolhe um doce, porém diferente dos demais; rocambole. Por que esse doce é diferente dos outros?
        Porque ele é todo enrolado.



9 comentários:

  1. n é isso oq está perguntando no meu livro q saco desnecessário demais...

    ResponderExcluir
  2. verdade desnecessário, mas eu tenho uma pergunta aqui vocês poderiam me ajudar eu vou falar, indique um momento do poema em que o autor poderia ter usado o substantivo próprio, me ajudem por favor,

    ResponderExcluir
  3. Destaque do poema um par de substantivos: um primitivo e um derivado dele

    ResponderExcluir